Buscar

Atividade Avaliativa 1 2020_2 Empreendedorismo e Inovação (4)-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Pitágoras São Luís
	
	Professor: José Ricardo Cunha 	 
	Nota: 
	Atividade Avaliativa 1.2020_2 – Empreendedorismo e Inovação
Curso: Empreendedorismo e Inovação Turma: PEDAGOGIA E RH Data Entrega: 24/09/2020
1. Leia sempre e atentamente todas as questões antes de dar as respostas; 
2. Faça suas respostas com caneta de tinta azul ou preta; 
3. Não rasure as questões de marcar, pois não terão validade; 
4. Não é permitido nenhum tipo de consulta, tire suas dúvidas com o professor.
5. As questões de 1 a 7 valem 71,50 pontos cada uma.
Nomes dos membros da equipe:
Cleuda Montelo Lopes
Daniel coimbra da cruz( RH)
Natália Abreu Chagas Miranda
Tainá Fonseca Pereira 
Thaína Raquel Cardoso Camara
Thaysa Santos Andrade 
Nosso estudo sobre empreendedorismo está em seu início e na seção um, o livro digital nos traz a situação realidade a história de dois sócios pai e filho. O Sr. Toninho como pai, embora ter achado a ideia do negócio que desejam abrir ser interessante, ele ficou bastante assustado, em um primeiro momento, e falou para o filho o Jorge que, para tomar uma decisão, era fundamental ter mais informações sobre o empreendedorismo e ter suas dúvidas esclarecidas. Assim, Jorge ficou responsável por conseguir as respostas e esclarecimentos. Ajude-os:
1. Primeiramente, seu Toninho achava que as pessoas nasciam com um dom para ter seu negócio e empreender. Explique aos sócios se as pessoas nascem com as competências empreendedoras ou se as adquirem pelo desenvolvimento?
R: Para ser um empreendedor, acredito que qualquer pessoa pode ter uma carreira bem-sucedida desde que estude e se dedique a profissão que escolheu, porém, empresários acreditem que para ser dono do próprio negócio ter vocação é fundamental. Para eles, empresários sentem que nasceram para seguir a profissão. 
2. Desenho para os sócios qual o perfil que você acha que deve ter uma pessoa que pretender empreender.
R: • Odeia a ideia de fazer o que não gosta •Não tem medo de sonhar •Não conhece nenhuma outra maneira de viver a vida sem ser empreendendo •Iniciativa e busca de oportunidades •Persistência •Preocupação com atualidade e eficiência •Comprometimento •Estabelecimento de metas •Planejamento •Persuasão e rede de contatos •Independência e autoconfiança .
Prezado aluno, ao estudar a seção dois na unidade um, você aprendeu sobre o panorama do empreendedorismo e suas aplicações no século XXI, bem como a importância do processo empreendedor e as diversas formas da aplicação dos conceitos empreendedores nos mais variados tipos de negócio. Além disso, aprendeu ainda sobre algumas formas de empreendedorismo:
3. Em relação as três formas de empreendedorismo estudadas no livro digital, desenvolva os conceitos e em que consiste cada uma das formas de empreender!
 
R: Logo, fica evidente que o processo empreendedor se inicia quando há um evento gerador ou catalizador que acelera algumas variáveis, como inovação, realização profissional, desafios de carreira, entre outro, que possibilitam o início de um novo negócio, mas somente o fato de aproveitar uma boa oportunidade de mercado ou, ainda ,ter uma grande ideia não é, de forma alguma ,o suficiente para que o negocio alcance os resultados ou objetivos pretendidos, segundo a forma e o tipo de empreendedorismo almejado.
 4.Vamos lembrar da situação realidade estudada na seção 2, onde Marcela deseja empreender. Agora, vocês irão auxiliá-la a montar o seu negócio que será tão importante para os jovens que vivem onde ela cresceu. Quais conselhos e orientações vocês poderiam dar-lhe?
R: Estude: há diversos cursos gratuitos para empreendedores
Converse com empreendedores estabelecidos e especialistas no tema
Teste a ideia
 Monte uma estrutura de modelo de negócios
Monte uma equipe
Seja persistente, cuidadosa e não desista.
Lembram da situação realidade da seção três? Então faça uma leitura para revisar a situação de Christine, uma jovem de classe média, com 23 anos, é bastante decidida, esforçada, motivada e tem flertado com atividades empreendedoras há muitos anos, desde a sua infância, praticamente, por isso, tem uma certeza para a vida futura: ser dona do próprio negócio. Mas, Christine sente muito medo de escolher uma a oportunidade ruim no mercado e perder os recursos que arduamente guardou, logo, está paralisada, precisando de ajuda para conseguir dar início ao processo empreendedor da sua futura empresa.
4. Agora, assumindo o papel de consultor em empreendedorismo, o que sugeria à Christine quanto a sua escolha por um empreendimento que deseja realizar?
 R :Eu sugiro que Christine planeje, analisa estude o mercado. Buscando assim familiarizar-se com aquilo que deseja comercializar. É essencial que ela utilize de ferramentas como matriz swot, para que a tal possa assim manter-se atualizada e visualizar os pontos negativos e positivos do seu negócio.
Você deve alertar a Christine o quanto é importante empreender de forma segura e que precisa considerar os riscos de negócio e que devem ser diminuídos consideravelmente através de ações e atitudes que avaliem adequadamente as possibilidades de sucesso do empreendimento.
5. Considerando os fatores de riscos, vistos na seção três da unidade um do livro digital, quais as orientações vocês dariam para Christine em relação às ferramentas e técnicas para avaliação desses riscos? 
R: Apesar do conhecimento que Christine possui dos produtos que quer oferecer em seu estabelecimento, ela precisa ter ciência que a vida de quem tem o próprio negócio é de muito trabalho e sacrifício, o individuo deve está decidido a dar esse importante passo em sua vida tanto profissional, quanto pessoal. A mesma deve lembrar que apesar das dificuldades, ela deve insistir e não desistir de forma nenhuma. É fundamental que todo e qualquer empreendedor compreenda de forma total que empresas não compram por desejos, mas sim por necessidades voltadas à manutenção das operações, sempre com a perspectiva final de obterem retorno do investimento realizado. Algumas dicas importantes para a mesma, é que ela pode realizar sua análise de mercado passando por três prismas básicos: fornecedores, concorrentes e consumidores. A segmentação deve ser feita observando-se as quatro bases elementares de uma boa segmentação: geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.
Prezado aluno, tenho certeza que os estudos na seção quatro da unidade um, onde compreendeu a importância da análise de mercado e dos processos de segmentação e definição do público-alvo para o sucesso do processo empreendedor visando tanto a perpetuação e o desenvolvimento do pequeno negócio quanto a melhora das estimativas de lucro e retorno financeiro ao empreendedor. Por isso, convido você a retomar o estudo de caso do chef Eduardo.
6. Vimos na situação realidade que o chef Eduardo, embora tendo conhecimento dos produtos que quer oferecer em seu estabelecimento e de ter ciência que a vida de quem tem o próprio negócio é de muito trabalho e sacrifício precisará de sua ajuda, pois não compreende muito as questões relacionadas ao mercado, seus consumidores e tão pouco seu concorrentes e fornecedores, assim, vocês devem orientá-lo nas dificuldades relacionadas, ajudando-o a realizar uma análises dos fatores externos para que acumule mais conhecimento no estudo de mercado.
 R : O chef Eduardo vai precisar:
 Analise de gabinete:
 É aquela realizada internamente com coleta de dados de maneira ativa
 Pesquisa de mercado:
 Mercado consumidor
	 Avalie concorrência 
	 Leve os fornecedores em consideração 
	 Estude projeções do mercado
O chef Eduardo vai precisa sair da sua da sua areia conforto e buscar conhecer seu ambiente externo observando seu público, seus concorrentes, fornecedores. Analise seus fatores negativo e positivo.

Outros materiais