Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
psicologia institucional 8

Pré-visualização | Página 1 de 1

1.
		A tendência das pessoas de se sair pior em tarefas simples, e de se sair melhor em tarefas complexas, quando na presença de outros e quando o desempenho individual não pode ser avaliado é conhecido como:
	
	
	
	grupos sociais
	
	
	grupos não-sociais
	
	
	desindividualização
	
	
	indolência social
	
	
	facilitação social
	
Explicação:
De acordo com o gabarito fica clara a definição do conceito de indolência social.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Numa atividade em grupo, de acordo com a classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert, qual deve ser utilizada para garantir um melhor desempenho do grupo?
	
	
	
	Sensitiva.
	
	
	Aditiva;
	
	
	Conjuntiva;
	
	
	Conectiva;
	
	
	Disjuntiva;
	
Explicação:
Na tarefa aditiva os membros do grupo somam suas contribuições para obter melhor resultado.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A seguir podemos observar, em um exemplo, o conceito de indolência social. Assinale-o:
	
	
	
	Uma dupla trabalha dividindo as mesmas tarefas com muita responsabilidade em seu cumprimento e com grande senso de cobertura;
	
	
	Uma dupla que divide a mesma função tem uma pessoa que atua responsavelmente e até tira proveito dos erros da outra pessoa para valorizar o próprio trabalho;
	
	
	Uma dupla que divide a mesma função separa as tarefas entre si racionalmente de modo a diminuir os esforços. Fazem sua função responsavelmente;
	
	
	Uma dupla trabalha em um mesmo setor dividindo tarefas e cumprindo os prazos e regras com muita responsabilidade.
	
	
	Uma dupla que divide a mesma função no ambiente de trabalho relaxa em relação às responsabilidades. Observa que o esforço individual não pode ser avaliado;
	
Explicação:
No processo grupal chamado Indolência Social as pessoas acabam "relaxando"  não fazendo alguma atividade porque sabem de alguma forma que alguém a fará, por exemplo num acidente na rua se algupem e atropelado, você pode passar  e não parar até por dificuldade sua, mas sentirá menos culpado, pois sabe que alguém irá socorrer. Num escritório na mesa do cafezinho, você chegou para beber seu café e a mesa está com café derramado, você pode não limapar por saber que alguém o fará.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Vários fatores podem fazer com que o trabalho em grupos seja inferior ao de indivíduos. Os grupos, frequentemente, não superam o indivíduo mais competente, quando os membros não compartilham as informações que só eles conhecem, esse fator é conhecido como:
	
	
	
	pensamento grupal
	
	
	dilema social
	
	
	perda do processo
	
	
	polarização do grupo
	
	
	falha em transmitir informações exclusivas
	
Explicação:
Num grupo, não pode haver sonegação de informação. Os conhecimentos devem ser partilhados para melhor desempenho do grupo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		É inevitável que haja choque de opiniões, personalidades e estilos em uma equipe de trabalho. Assim, faz-se necessário reconhecer que o conflito existe e precisa ser enfrentado. Considere as afirmativas abaixo quanto aos conflitos em equipes de trabalho:
I. Considera-se a procura pelo entendimento entre os membros da equipe um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento das equipes, pois o exercício do diálogo e o estímulo à expressão abrem caminho para o respeito às diferenças pessoais e de pontos de vista.
II. Os conflitos passam a ser uma grande oportunidade para praticar a busca do consenso. Neste sentido, deve-se evitar decidir por votação, pois o que se busca é o esgotamento das questões pelo consenso, sem que uma "instância superior" decida pelas pessoas em divergência.
III. Para conciliar, é preciso que os membros da equipe sejam ¿assertivos¿ e cooperativos, na tentativa de satisfazer os interesses de todos os envolvidos no conflito.
Estão corretas:
	
	
	
	apenas as afirmativas II e III
	
	
	apenas a afirmativa III
	
	
	todas as afirmativas
	
	
	apenas as afirmativas I e II
	
	
	apenas as afirmativas I e III
	
Explicação:
O conflito deve ser compreendido como mudança, transformação.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O comportamento eventual de um homem que maquia-se e leva uma bolsa de mulher quando vai para a sala de aula, ou de uma mulher que veste-se como um homem para uma ocasião formal, usando paletó e gravata, pode ser visto como:
	
	
	
	facilitação social
	
	
	indolência social
	
	
	violação de papel
	
	
	violação das normas
	
	
	desvio de conduta
	
Explicação:
A sociedade define os papéis,femininos e masculinos, inclusive nas vestimentas. Quem transgride essas normas, viola esses papéis.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		É certo que os grupos, de maneira geral, tomam decisões menos arriscadas do que o indivíduo isolado. A tendência do grupo em tomar decisões mais extremadas do que as médias das decisões individuais prévias à discussão de grupo é compreendida como:
	
	
	
	Perda do processo decisório.
	
	
	Pensamento grupal tendencioso.
	
	
	Falha em transmitir informações exclusivas.
	
	
	Polarização do grupo.
	
	
	Dilema social.
	
Explicação:
A polarização grupal pode ser entendida como a tendência que o grupo tem para adotar uma decisão final mais extrema do que as médias das decisões individuais prévias à discussão de grupo. 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Existem várias formas de estimular o trabalho em equipe, uma delas é a partir da coesão grupal. Ela é um dos elementos-chave de trabalho em equipe. Por coesão grupal entende-se:
	
	
	
	afiliação a um grupo, independente da vontade no que diz respeito à escolha dos seus integrantes.
	
	
	a reunião de um número de pessoas com finalidades diversas.
	
	
	o grau de empatia entre os membros do grupo.
	
	
	a forma de convívio na qual nos afiliamos a um grupo porque escolhemos nossos pares.
	
	
	atração mútua entre os membros dos grupos e sua motivação em permanecer no mesmo.
	
Explicação:
A coesão refere-se à atração mútua entre os membros dos grupos e sua motivação em permanecer no mesmo. Um grupo pode ser classificado como coeso porque seus membros trabalham há algum tempo juntos e já possuem uma interação e por isso compartilham de sentimentos de proximidade, opiniões, atitudes e comportamentos similares. Os grupos coesos são mais inflexíveis no tratamento de membros dissidentes.