Buscar

Metabolismo proteinas

Prévia do material em texto

Entender o metabolismo das proteínas
Digestão
1.1 - Inicio: No estomago a secreção do acido clorídrico inicia a hidrolise das proteínas. Alem de desnaturar (alteração no seu formato tridimensional), facilitando as posteriores hidrolises.
Alem do acido clorídrico, a pepsina e o posterior pepsinogênio também também atua na hidrólise, liberando os aminoácidos e os peptídeos.
No intestino delgado, enzimas pancreáticas concluem esse processo com as proteases pancreáticas.
Classificação, Constituição
São constituídas por aminoácidos. Os aminoácidos são moléculas constituídas por Aminas + ácido Carboxílico.
Os aminoácidos podem ser classificados quanto a sua necessidade Dietética. Essenciais (o organismo não produz) e não essenciais ( o organismo produz). 
Metabolismo e Ciclo da Uréia
Tratando do metabolismo, a digestão e absorção já ocorreram e agora estamos lidando com os aminoácidos.
Ao contrario dos Lipídeos e dos carboidratos, nosso organismo não possui a capacidade de armazenar proteínas. Dessa maneira eles têm que ser utilizados de alguma maneira. Sendo na formação de nucleotídeo, sendo transformada em carboidratos ou em lipídeos, formação de ATP.
Para a formação de carboidratos  lipídios e qualquer substância da respiração celular, é necessária a eliminação desse grupo amina e libera a cadeia carbônicas
Essa amina deriva da amônia, e a amônia é muito toxica ao organismo, dessa maneira ela tem que ser excretada. Mas antes deve ser convertida em Uréia, pois a amônia é muito solúvel em água e causaria uma desidratação.
Retirada da Amina: A amina é passada do aminoácido para o alfa-cetoglutarato. Formando o glutamato. E o aminoácido se torna o Cetoácido( Cadeira de carbono livre). O cetoácido então pode ser conduzido para as diversas vias.
. Transaminação: 
1- O glutamato passa o grupo amina para o oxalacetato.
2- O oxalacetato então se torna o aspartato. E o glutamato volta a ser alfa-cetoglutarato.
. Desaminação: O glutamato libera a grupo amina livremente.
Ciclo da ureia: O Aspartato e a amônia entram no ciclo da ureia.
1- A amônia (da desaminação) se une com o CO2.
2-  Com o consumo de ATP se forma Carbamoil fosfato
3- Carbamoil fosfato se a unirtina e forma a Citrulina
4-  A citrulina se une ao Aspartato(da transaminação) formando o Argininosuccinato
5- O argininosuccinato se divide em fumarato e arginina.
6- A arginina se divide e forma a Ureia
->Resumo: A amônia da desaminação e o Aspartato da transaminação irão se unir apos uma serie de reações , no fim delas uma molecula de arginina sera formada. Um parte dessa molécula de arginina se divide e ela justamente é a própria Uréia.
Armazenamento: A reserva propriamente dita não existe, mas alguns tecidos tem a capacidade de conversão e estocagem provisória de aminoácidos e proteínas. Bem como o fígado
Proteínas como energia: .Uma vez que as células tenham estocado proteínas até os seus limites, qualquer aminoácido adicional nos líquidos corporais é degradado e utilizado como energia ou armazenado, em sua maior parte, como gordura ou secundariamente como glicogênio.
Ocorre então a Desaminação, com a remoção da amina e deixando a cadeia carbônica livre. Formando o Certoacido.
Oxidação do Cetoácido(Aminoácidos Desaminados):  A oxidação do cetoacido gera um subproduto que pode entrar no ciclo de krebs e la produzir energia. Esse Processo produz menos energia do que uma glicose.
Gliconeogênese: A Alanina é um aminoácido que ao perder  a amina se torna o Acido piruvico. Que pode ser convertido em glicose ou glicogênio.
Cetogênese: O Acido piruvico pode ser convertido em Acetil Coa, que pode originar corpos cetônicos e ácidos graxos.
Catabolismo Protéico: Quando a pessoa não ingere proteínas, certa proporção das proteínas corporais é degradada em aminoácidos e, então, desaminada e oxidada.
Esse processo envolve 20 a 30 gramas de proteína por dia, o que se denomina perda obrigatória de proteínas. 
Portanto, a fim de prevenir a perda efetiva de proteínas corporais, uma pessoa média deve ingerir o mínimo de 20 a 30 gramas de proteína a cada dia; embora essa quantidade dependa de múltiplos fatores, entre eles a massa muscular, a atividade e a idade; para permanecer na margem de segurança, um mínimo de 60 a 75 gramas é em geral recomendado. 
Jejum: Exceto pelos 20 a 30 gramas de degradação protéica obrigatória diária, o corpo usa quase inteiramente carboidratos ou gorduras como fonte energética, enquanto estiverem disponíveis. E tendo em vista que a demanda energética continua e as proteínas não ofertam tanta energia quanto os carboidratos e as gorduras, sua perda é sempre substancial

Outros materiais