A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
QUESTÕES DE SOCIOLOGIA DO CAPÍTULO 6 (questões 6 - 7 - 9 - 13 - 14 resolvidas) SOCIOLOGIA ALEMÃ: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER

Pré-visualização|Página 1 de 1

QUESTÕES DE SOCIOLOGIA DO CAPÍTULO 6 (questões 6 - 7 - 9 - 13 - 14 resolvidas) SOCIOLOGIA ALEMÃ: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER

 

CAPÍTULO 6 - SOCIOLOGIA ALEMÃ: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER

QUESTÃO 6 - Qual é a diferença, para Weber, entre ação e relação social?

Resposta: Para Weber, ação social é a conduta humana dotada de sentido e seu sentido é produzido pelo indivíduo, por meio dos valores sociais e de sua motivação, ou seja, o sujeito tem um motivo e age em relação a outro indivíduo, mas tal motivo não é compartilhado. Relação social é quando o objetivo da ação de vários sujeitos é compartilhado, ou seja, é necessário que o sentido seja compartilhado.

 

 

QUESTÃO 7 - Qual a importância da história para Weber?

Resposta: A história tem uma grande importância para Weber, pelo fato de que todo indivíduo em ação, age guiado por seus motivos, sua cultura, sua tradição, sendo impossível descartar-se de suas prenoções e da história. Para ele, os fatos sociais não são coisas, mas acontecimentos que o cientista percebe e cujas causas procura desvendar.

 

 

QUESTÃO 9 -  Como Weber concebe a objetividade científica?

Resposta: Na visão de Weber, o que garante a cientificidade de uma explicação é o método de reflexão, não a objetividade pura dos fatos. Ele relembra que, embora os acontecimentos sociais possam ser quantificáveis, a análise do social envolve sempre uma questão de qualidade, interpretação, subjetividade e compreensão. Qualquer que seja a perspectiva adotada pelo cientista, ela sempre resultará numa explicação parcial da realidade.

 

 

QUESTÃO 13 - De que maneira o protestantismo gera condutas adequadas ao capitalismo?

Resposta: No protestantismo, os filhos eram criados para o ensino especializado e para o trabalho fabril, optando sempre por atividades mais adequadas à obtenção do lucro, preferindo o cálculo e os estudos técnicos ao estudo humanístico. O protestante puritano, busca sair-se bem na profissão, se adéqua facilmente ao mercado de trabalho, acumula capital e reinveste produtivamente. Essas condutas são extremamente adequadas para o capitalismo.

 

QUESTÃO 14 -  Que diferenças Weber estabelece entre as atitudes e as visões do mundo de católicos e protestantes?

Resposta: Os católicos tinham atitudes e visões contemplativas, voltadas para a oração, sacrifício e renúncia da vida prática. Já os protestantes tinham uma outra visão, a motivação do protestante, segundo Weber, é o trabalho, enquanto dever e vocação. Eles revelam uma tendência ao racionalismo econômico que predominará no capitalismo.

 

 

 

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

CARDOSO, G; SILVA, A. Questionário de Sociologia. Sociologia. FES, 2021.