Buscar

Aula Eco e MA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Universidade Gama Filho
Disciplina: QUI 108 
Tecnologia e Meio Ambiente
Profª. Vânia Valéria 
*
*
Ecologia
Oekologie 
 
Eco do grego oikos = Ambiente onde se vive, casa.
Logia do grego logos = Estudo, ciência, discussão.
Ecologia é a “ciência da morada”. É o estudo dos seres vivos em sua casa em seu ambiente, considerando que a humanidades (nós) somos uma parte dele. 
 
 Introdução às Ciências do Ambiente para Engenharia
*
*
 Ambiente
 
Ambiente é composta de dois vocábulos latinos:
amb + ire, “ir à volta”. Ambiente, pois, é tudo o que vai à volta, o que rodeia determinado ponto ou ser”.
 www.ambientalbr.com
 
*
*
Meio Ambiente
Para a ciência ecológica: Meio ambiente é o conjunto de condições: físicas (luz, temperatura), químicas (salinidade, oxigênio) e biológicas (relação com outros seres vivos) que cercam o ser vivo. 
É tudo que nos cerca. 
 
 www.ambientalbr.com
*
*
Odum e Sarmiento distinguem três tipos de ambientes: 
 
Fabricado ou desenvolvido pelos humanos: 
Constituídos pelas cidades, pelos parques indústrias, e corredores de transporte como: rodovias, ferrovias, portos e aeroportos;
 
*
*
2) Ambiente domesticado: 
Áreas agrícolas, florestas plantadas, açudes, lagos artificiais e etc;
*
*
3) Ambiente Natural: 
Matas virgens e regiões auto – sustentadas que não dependem de nenhum fluxo de energia controlada diretamente pelo humanos, que ocorre nos dois outros ambientes.
 
 Barbieri, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial. Editora: Saraiva
 
*
*
 Algumas definições para MA
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. 
 
A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". 
 
 www.ambientalbr.com
*
*
Recursos Naturais
Recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. 
Podem ser:
Renováveis: energia do sol e do vento;
Potencialmente renováveis/limitados: água, solo e as árvores;
Não renováveis: petróleo e minérios em geral.
*
*
Como tudo começou ....
Homem nômade X processo de fixação
*
*
Tecnologia
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e o processo de fermentação da uva , até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar.
Quando falamos de tecnologia, inevitavelmente, somos levados à cada uma das invenções de ferramentas e uso de técnica levou o homem a chegar a um objetivo prático específico.
Virou-fusão de arte e ciência, a tecnologia de hoje é definida como o conjunto de conhecimentos científicos encomendados, através do qual você pode projetar e criar bens e serviços para satisfazer as necessidades essenciais do homem.
 
*
*
Revolução Industrial
O consumo dos bens ficou mais fácil, e o ocorreu um aumento significativo do consumo e consequentemente da produção de lixo.
Aumenta a problemática da geração e descarte de lixo. Porém, esse fato não causou nenhuma preocupação maior: o que estava em alta era o desenvolvimento econômico e não suas consequências.
As fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas.
Na “onda do consumismo”, os produtos que antigamente eram feitos para durar muitos anos, hoje tem uma vida útil muito menor
O homem passou a viver então a era dos descartáveis.
*
*
Súmula Ambiental - Publicação da Pesquisa Gestão Ambiental, realizada pela sistema
FIRJAN em 2009, onde 366 Organizações do seguimento industrial do Rio de Janeiro participaram. 
*
*
Será a tecnologia a causa ou solução para os problemas ambientais?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais