Buscar

DIREITOS HUMANOS - RESUMO CONTÉM : DIREITOS FUNDAMENTAIS/HUMANOS/CONSTITUCIONAL/PRINCIPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA / DIGNIDADE HUMANA NA CF/88

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LARISSA F.R.P. S| DIREITOS HUMANOS | 2º SEMESTRE
DIREITOS HUMANOS – resumo 1 
DIREITOS HUMANOS / DIREITOS FUNDAMENTAIS 
· Direitos humanos: normalmente utilizada quando nos referimos aos direitos do homem no âmbito internacional (Tratados e documentos internacionais). Ex.: ONU – Declaração Universal Dos Direitos Humanos. 
· Direitos Fundamentais: utilizada para expressar os direitos positivados no direito interno do país, como a nossa Constituição Federal. 
direito constitucional/ constituição
· O direito constitucional tem como objeto de estudo o texto constitucional, além da Organização do Estado e divisão dos Poderes. 
direitos humanos fundamentais 
· Direitos humanos estão relacionados com a importância da própria pessoa humana. 
· “A pessoa humana, é o bem mais valioso da humanidade, estará acima de qualquer outro valor” – DALLARI, Dalmo de A. Direitos Humanos e Cidadania 
PRINCÍPIO da dignidade da pessoa humana
· Se refere à garantia das necessidades vitais de cada indivíduo, ou seja, é um dos fundamentos do estado democrático de direito e tem sua previsão no artigo 1º, inciso III da Constituição Federal, sendo fundamento básico da república. 
· Art. 1º. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamento: III - A dignidade da pessoa humana;
DIMENSÕES DE D. HUMANOS FUNDAMENTAIS
· Os direitos humanos são uma criação humana em constante evolução, permitindo a inclusão de novos direitos e garantias, conforme a evolução de cada sociedade (proibição do retrocesso social).
DImensões de direitos fundamentais 
· 1ª Dimensão: surgimento dos direitos e garantias individuais clássicas que encontravam na limitação do poder estatal o seu fundamento. 
· Predominam as prestações negativas (dever de não fazer pelo Estado). Exemplos: direitos civis e políticos (vida, liberdade etc.).
1ª dimensão (vida)
· Direito a vida (Art. 5º, caput, CF/88)
· É considerado como o bem jurídico de maior relevância. 
· O direito a vida tem início com a fecundação do óvulo materno, tendo em vista que, o embrião traz a carga genética própria, sendo individualizado, não podendo ser confundido com seus pais. 
· O direito a vida comporta: direito à existência, à integridade físico-corporal e à integridade moral;
· Direito à existência: é o direito de estar vivo, de defender a própria vida (legitima defesa/estado de necessidade), de não ter a vida interrompida senão pela morte espontânea e inevitável. 
· Direito à integridade física: a agressão ao corpo humano implica na agressão à vida, sendo a integridade física um bem vital que revela um direito fundamental do indivíduo. A punição se dá pela legislação penal para a prática de lesão corporal. 
· Direito à integridade moral: a vida humana não se resume num conjunto de elementos materiais, há valores imateriais como os morais. A moral do ser humano envolve a honra, o bom nome, a boa fama, a reputação, sem as quais o individuo fica reduzido a uma condição animal. Logo, a moral é de suma importância, tornando-o indenizável, nos termos do Art. 5º da CF/88” V- é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem. X – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.” Por esta razão é objeto também de tutela penal a honra conta a calunia, a difamação e a injuria. 
· Pena de morte: é a pena capital consistente em tirar a vida de um criminoso pelo seu alto grau de particularidade ou pela gravidade do delito praticado. De acordo com o dispositivo constitucional, será vedada a adoção da pena de morte, salvo em caso de guerra declarada. (CF/88, Art. 5º, XLVII, a).		
· Aborto: o aborto pode ser considerado como a interrupção da gravidez antes do seu termo normal, com ou sem expulsão do feto, espontâneo ou provocado. De acordo com o CP a prática de aborto constitui crime. Há, no entanto, exceções previstas no próprio Código Penal que não violam o dispositivo constitucional, quais sejam: aborto necessário (médico que pratica para salvar a vida da gestante) e aborto sentimental (gravidez resultante de estupro) Art. 128, I e II do CP. 
· Eutanásia: morte piedosa, realizada a pedido do próprio doente, ante a sua incurabilidade e sofrimento insuportável. Do ponto de vista jurídico, a eutanásia não é permitida por lei, sendo considerada pelo código penal como homicídio (Art.121) ou induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio. 
1ª DIMENSÃO (liberdade)
· Direito de Liberdade (Art. 5º, da CF/88) 
· Liberdade de manifestação de pensamento: Art. 5º “IV- É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.”
· Liberdade de atividade intelectual, artística, cientifica ou de comunicação: Art. 5º IX- É livre a expressão da atividade intelectual, artística, cientifica ou de comunicação, independente de censura ou licença. Logo, a manifestação do pensamento é livre e garantia em nível constitucional. 
· Liberdade de consciência, crença e culto: Art. 5º, VI - e inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
· Liberdade de consciência, crença e culto: Art. 5º, VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
· Liberdade de profissão;
· Liberdade de locomoção: trata-se do direito relativo que poderá sofrer restrição na vigência do estado de defesa e estado de sítio. 
2ª DIMENSÃO 
· A 2ª Dimensão de direitos compreende os direitos sociais, econômicos e culturais, impondo ao Estado uma prestação positiva (dever de fazer algo em favor do homem) relativos ao trabalho, ao seguro social, à subsistência digna do homem, ao amparo à doença e à velhice e outros. 
· Exemplos: Art. 6º Caput – são direitos sociais a educação, saúde, trabalho [...]. 
· Art. 7- são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: VIII – decimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valo da aposentadoria 
2ª DIMENSÃO (IGUALDADE) 
· Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Logo trata-se de uma igualdade de possibilidades virtuais na lei e perante a lei, ou seja, todos os cidadãos têm o direito de tratamento idêntico pela lei, em consonância com os critérios estabelecidos pelo ordenamento jurídico. 
· Violação: o que viola o princípio da igualdade são as diferenciações arbitrarias, discriminações absurdas sem amparo legal, uma vez que, o tratamento desigual de casos desiguais, na medida de suas desigualdades, é exigência do próprio direito e da Justiça. Considera-se lesado o princípio constitucional quando o elemento discriminador não encontra uma finalidade acolhida pelo direito. 
· Finalidade limitadora do princípio da igualdade: 
O princípio da igualdade tem um tríplice finalidade limitadora: 
a) Legislador: no exercício da sua função normativa não poderá afastar-se do princípio da igualdade, sob pena de inconstitucionalidade.
b) Intérprete e/ou autoridade pública: não poderão aplicar as leis e os atos normativos aos casos concretos de forma a criar desigualdades arbitrárias;
c) Particular: não poderá pautar-se em condutas discriminatórias, preconceituosas ou racistas sob pena de ser responsabilizado civil e penalmente. 
3ª DIMENSÃO 
· Engloba os chamados direitos de solidariedade ou fraternidade. Transcendem a esfera dos indivíduos recaindo na titularidade coletiva. Direitos difusos em geral, como o meio ambiente equilibrado, vida saudável, progresso, desenvolvimento e outros;
· Exemplo: Era 225, Caput – todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comumdo povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações; 
4ª DIMENSÃO 
· Considera de novíssima geração, diz respeito a informática, biogenética, mudança de sexo, alimentos transgênicos, entre outros, oriundos do processo de globalização dos direitos fundamentais. 
· Exemplos: clonagem, inseminação artificial.
· Para Bonavides- globalização política 
5ª DIMENSÃO?? 
· Para alguns doutores (vasak) o direito à paz deve ser considerado como uma dimensão autônoma, sendo um “supremo direito da humanidade”.
natureza jurídica
· Normas constitucionais positivas (direito constitucional), cuja eficácia e aplicabilidade dependem do próprio enunciado; 
· Exemplos: Art. 5º, §1º - as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata).
direitos e garantias fundamentais na cf/88
· Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 5º).
· Direitos Sociais – (Arts. 6º ao 11)
· Nacionalidade – (Arts. 12 e13)
· Direitos Políticos – (Arts. 14 a 16)
· Partidos Políticos – (art. 17)
· Rol exemplificativo- ( art. 5º, §2º)
rol exemplificativo
· Art. 5º, §2º - os direitos e garantias expressos nesta Constituição Não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. 
características 
· Imprescritibilidade – não se extinguem com o tempo]
· Inalienabilidade – intransferíveis
· Inviolabilidade – não podem ser violados por legislação infraconstitucional e/ou ator da Administração pública.
· Universalidade- direcionados a todos os indivíduos sem distinção 
· Efetividade- impões uma prestação do poder público no sentido de garantir sua efetividade
· Concorrentes- podem ser exercidos ao mesmo tempo
· Relativos – nem todo direito fundamental pode ser exercido de modo absoluto

Outros materiais