A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Tecn e turismo I

Pré-visualização | Página 1 de 2

PERGUNTA 1
Analise as asserções descritas sobre intranets e responda:
 
I- Uma intranet é uma rede interna a uma organização que utiliza tecnologias da internet (tais como navegadores e servidores de rede, protocolos de rede TCP/IP, editoração de documentos e bancos de dados em linguagem HTML e hipermídia e assim por diante) para fornecer um ambiente de tipo internet dentro da empresa para compartilhamento de informações, comunicações, colaboração e suporte a processos empresariais.
II- As intranets, como sistemas relativamente abertos, são raramente protegidas por medidas de segurança como senhas, criptografia ou firewalls e, por isso, podem ser acessadas pela internet por qualquer usuário.
III- O estabelecimento de intranets em organizações contribuiu para apoiar operações e decisões gerenciais, no entanto, contribuiu pouco em termos de melhorar as comunicações e a colaboração na empresa.
IV- Intranets estão sendo utilizadas como plataforma para desenvolver e distribuir aplicações cruciais, incluindo processamento de pedidos, controle de estoque, administração de vendas e sistemas de informações executivas para apoiar as operações e a tomada de decisão gerencial ao longo da empresa interconectada.
 
É correto o que se afirma em:
	a.	Todas estão corretas.
	b.	II e III estão incorretas.
	c.	II e IV estão corretas.
	d.	I e III estão corretas.
	e.	Todas estão incorretas.
PERGUNTA 2
Pode-se afirmar que roteador se refere a:
	a.	Equipamento que distribui informações recebidas (ex.: internet) para diversos computadores de forma simultânea.
	b.	Pequeno equipamento do tamanho de uma caneta, que pode armazenar uma grande quantidade de informação.
	c.	Forma mais usual de conexão entre computadores e periféricos.
	d.	Equipamento capaz de tocar uma série de mídias.
	e.	Celular com recursos multimídia, capaz de servir como máquina fotográfica, agenda e conexão ilimitada à internet. 
PERGUNTA 3
Analise as afirmações sobre os componentes de um computador e responda:
 
I- Memória RAM ( Random Acess Memory): capacidade do computador acessar diversas informações ao mesmo tempo.
II- HD ( Hard Disk): memória “real” do computador, ou seja, mede a capacidade de armazenamento de informações do computador.
III- Processador: velocidade de processamento das informações solicitadas em um computador. Por estar associado à quantidade (frequência) de blocos de informações que podem ser transferidos por segundo, sua velocidade é medida em Hz (Hertz). 
IV- Megapixels: mede a quantidade de pontos de impressão por polegada. Quanto maior o megapixel, mais lenta tende a ser a impressão.
V- DPI: quantidade de pontos de imagem por mm. Quanto mais pontos, maior a qualidade da imagem e possibilidade de ampliação sem distorção da imagem.
 
É correto o que se afirma em:
	a.	I, II e III.
	b.	I, III e V.
	c.	II, IV e V.
	d.	III e IV.
	e.	Todas estão incorretas.
PERGUNTA 4
“A informação deve fluir rápida e precisamente entre o cliente, os intermediários e cada uma das empresas de turismo envolvidas no atendimento das necessidades dos clientes. Como resultado, a tecnologia da informação (TI), tornou-se uma característica quase universal do turismo” (O’CONNOR, Peter. Distribuição da informação eletrônica em turismo e hotelaria. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Bookman, 2001, p 15).
 
Com base na afirmação, é correto dizer que:
I- Tecnologia da Internet (TI) nada mais é do que os elementos relacionados ao uso da internet para obter informações turísticas das empresas que vendem seus produtos na rede.
II- A Tecnologia da Informação (TI) se refere à mistura de computação, comunicação e eletrônica, ou seja, é o uso da tecnologia existente na computação, aliada à comunicação, que passa a ser oferecida eletronicamente.
III- TI (Tecnologia da Informação) é uma ferramenta que auxilia o desenvolvimento da atividade turística, pois permite que os clientes tenham acesso às informações reais e imediatas das empresas turísticas. 
 
É correto o que se afirma em:
	a.	I, apenas.
	b.	I e II.
	c.	I e III.
	d.	II e III.
	e.	Todas estão corretas.
PERGUNTA 5
Considerando-se os conhecimentos adquiridos sobre mainframes, analise as afirmações:
 
I- Os mainframes são computadores rápidos e potentes que possuem uma ou mais CPUs e a capacidade de servir centenas de usuários de uma vez.
II- Uma conhecida aplicação dos mainframes é sua utilização como superservidores e servidores de bancos de dados para as grandes redes cliente/servidor e sites de grandes companhias com elevado volume de transações via internet.
III- Os mainframes são periféricos grandes, rápidos e potentes que possuem alta capacidade de processamento que consomem extraordinária energia elétrica e espaço físico.
 
É correto o que se afirma em:
	a.	Todas estão corretas.
	b.	I e II.
	c.	I e III.
	d.	II, apenas.
	e.	II e III.
PERGUNTA 6
Atualmente, existem diversas terminologias específicas. Com a tecnologia da informação não é diferente. Existe uma conexão sem fio entre equipamentos que facilita a vida cotidiana por eliminar a parafernália de fios, cabos e conexões; tornando tudo mais simples, prático e, principalmente, limpo.
 
Assinale a alternativa em que o termo corresponde à função descrita:
	a.	Roteador.
	b.	Bluetooth.
	c.	Wireless.
	d.	Pen drive.
	e.	Porta USB.
PERGUNTA 7
Até o momento de vivenciar a atividade turística em si, para o turista, tudo é virtual. Essa situação se dá pelo fato de a internet ser uma tecnologia de informação que possibilita ampla divulgação da informação de maneira rápida e fácil e acesso aos lugares sem mesmo sair de casa. Mesmo assim, a internet ainda não é acessada por todos, o que dificulta uma popularização da internet no Brasil. Essa dificuldade de acesso encontrada no Brasil ocorre principalmente por quê?
 
Assinale a única alternativa correta.
	a.	A internet é mais desenvolvida na área militar.
	b.	Problemas socioeconômicos e infraestrutura.
	c.	A população ainda tem medo de vírus.
	d.	A internet não é orientada a negócios.
	e.	É impossível uma compra segura pela internet.
PERGUNTA 8
Para uma empresa se manter no mercado, diversas estratégias são necessárias. Entre elas, está a inserção da empresa na internet, com o objetivo de automatizar suas atividades, principalmente as comunicações – interna e externa, a transmissão de dados e os contatos com clientes e fornecedores.
 
Acerca da tecnologia da informação como fator de competitividade, pode-se afirmar:
Leia as afirmativas com atenção:
I- Todos os intermediários e corretores em um sentido amplo, de imóveis, seguros, ações, automóveis, pacotes turísticos e muitos outros terão de pensar e agir de forma nova, recriando seu negócio na internet.
II- Com a revolução tecnológica surgida nos anos 1990, muitas são as oportunidades e os desafios apresentados para as atividades turísticas.
III- O sucesso no futuro dessas organizações será determinado por uma combinação de gestão da inovação, marketing, visão e, principalmente, do uso estratégico da tecnologia da informação.
 
É correto o que se afirma em:
	a.	I, apenas.
	b.	III, apenas
	c.	I e II.
	d.	II e III.
	e.	Todas estão corretas.
PERGUNTA 9
“O mercado de eventos é um dos mais disputados do mundo, com investimentos de bilhões de dólares. Percebe-se que a evolução do setor segue de perto a evolução de tecnologia, sobretudo da Tecnologia da Informação. Os eventos reúnem pessoas com objetivos em comum, sendo, em si mesmos, instrumentos de comunicação” (BAHL, Miguel. Eventos: A importância do turismo para o terceiro milênio. Roca, 2003).
 
Com base nessa afirmação, qual o papel da tecnologia da informação nos eventos? Assinale a única alternativa correta:
	a.	A monitoração de eventos, a fim de garantir regulamentações.
	b.	Atingir alto padrão e enfatizar a qualidade do evento.
	c.	Estabelecer padrões de desempenho.
	d.	Criar maior aproximação com o público e o produto, ou entre participantes de uma área de conhecimento.
	e.	Monitorar os empregados e os participantes.
PERGUNTA 10
O planejamento da atividade turística deve conter um forte

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.