Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE MICROBIOLOGIA CLINICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (TSA) tem grande relevância clínica e sua leitura ainda é considerada uma das grandes dificuldades dentro do teste. Dentre os testes, o antibiograma é um dos mais solicitados em laboratório de análises clínicas. Sendo assim, descreva como deve ser realizado este teste.
Resposta esperada
Para a realização deste teste, é necessário saber realizar o protocolo de forma correta, seguindo os seguintes passos: • Para o antibiograma, utilizar de colônias recentes. • Com o auxílio de uma alça bacteriológica tocar na colônia a ser testada. Em seguida, suspendê-la em salina estéril (NaCl 0,85%) até se obter uma turvação seguindo a Escala 0,5 de Mac Farland (1x108 UFC/mL). • Umedecer o swab estéril na suspensão bacteriana, comprimindo-o contra as paredes do tubo (para tirar o excesso). Em seguida, semear de forma suave em cinco direções na placa, abrangendo toda a superfície. • É necessário aguardar de 10 a 15 minutos para a superfície do ágar secar. • Posteriormente, com auxílio de uma pinça flambada e resfriada, colocar os discos sobre a superfície do meio inoculado, exercendo uma leve pressão com a ponta da pinça para uma boa adesão dos discos. • Para finalizar, incubar a placa com os discos em estufa bacteriológica a 36 °C por 18 a 24 horas. • Os resultados devem ser analisados com o auxílio de uma régua ou paquímetro, medir o diâmetro dos halos inibitórios de cada disco.
2Algumas bactérias produzem toxinas, que são substâncias consideradas venenosas. As toxinas são um fator de patogenicidade e podem ser letais quando transportadas pelo sangue e linfa. Descreva a diferença entre as exotoxinas e endotoxinas e quais os efeitos que estas podem causar no hospedeiro.
Resposta esperada
*As exotoxinas são produzidas dentro da célula bacteriana como parte do seu metabolismo. "Exo" significa fora, o que quer dizer que as exotoxinas são produzidas dentro da célula bacteriana e excretadas para o meio externo após sua lise, ou seja, a bactéria morre e depois libera a exotoxina. *Já as endotoxinas, diferentemente das exo, são produzidas apenas pelas bactérias gram-negativas, e estão localizadas no interior da célula. *Os dois tipos de toxinas podem causar no hospedeiro calafrios, febre, fraqueza, dores, em algumas situações, podem induzir aborto, choque e morte.

Continue navegando