Buscar

Unidade 3 - Módulo 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistemas de Apoio às Decisões
Unidade III
Fundamentos de SI
Prof. Ulisses Sperle Graça
Prof. Vanilde Manfredi
out/2010
1
2
Apoio às Decisões de e-Business
Customer
Relationship
Management
Situation: What-if
Scenario Analysis
Supply Chain
Management
Knowledge/Innovation
Management
Enterprise Performance
Monitoring
Employee-
Manager/
Customer/Partner
A figura destaca algumas das principais aplicações de apoio à decisão de e-business que estão sendo disponibilizadas.
2
3
	Vamos nos concentrar na forma como a Internet, intranets e outras tecnologias de informação disponibilizadas na web vêm fortalecendo o papel que os SI desempenham no apoio das atividades de tomada de decisão de cada gerente e técnico de informação num empreendimento de e-business.
e-Business e Apoio à Decisão
3
4
A utilização de SI para apoiar o processo decisório	foi um dos principais impulsos à utilização da TI nas empresas. A revolução do e-commerce gerada pela Internet está ampliando o uso e apoio à decisão de todos os usuários dos SI.
Tendências do Apoio à Decisão de e-business
4
5
5
O tipo de informações requerido pelos tomadores de decisão está diretamente relacionado como nível da tomada de decisão gerencial e a estrutura das situações de decisão que eles enfrentam.
A seguir veremos uma figura que nos mostra uma pirâmide gerencial clássica que se aplica ainda às organizações que sofreram downsizing, e as estruturas organizacionais achatadas ou não hierárquicas
Informação, Decisões e Administração
5
6
Administração
Estratégica
Executivos e Diretores
Administração Tática
Gerentes e Unidades de Negócio e Equipes Autodirigidas
Administração Operacional
Gerentes de Operação e Equipes Autodirigidas
Decisions 
Information
Estrutura da Decisão
Unstructured
 Semi-structured
Structured
Características da Decisão
Especiais (ad hoc)
Não programadas
Resumidas
Infrequentes
Antecipadoras
Externas
Perspectiva ampla
Pré especificadas
Programadas
Detalhadas
Frequentes
Históricas
Internas
Foco Estreito
Requisito de Informação para os tomadores de decisão
6
7
7
7
Administração Estratégica  normalmente um conselho de diretores e um comitê executivo do presidente e principais executivos desenvolvem as metas globais, estratégias, políticas e objetivos da organização como parte do processo de planejamento estratégico.
Administração Tática  desenvolvem planos de curto e médio prazo, programações, orçamentos e especificam políticas, procedimentos e objetivos do negócio para as subunidades, como também distribuem recursos e minitoram o desempenho.
Administração Operacional  desenvolvem planos de curto prazo como os programas de produção semanal. Eles dirigem o uso de recursos e desempenho das tarefas de acordo com procedimentos e dentro dos orçamentos e programações definidos.
Informação, Decisões e Administração
7
8
8
As decisões estruturadas envolvem situações sem que os procedimentos a serem seguidos,quando é necessária uma decisão, podem ser especificados de antemão.
Decisões não estruturadas envolvem situações e decisão nos quais não é possível especificar de antemão a maioria dos procedimentos a serem seguidos.
Decisões semi estruturadas sugerem que alguns procedimentos de decisão podem ser especificados, mas não o suficiente para levar a uma decisão definida recomendada.
Estrutura das Decisões
8
9
9
Estrutura das Decisões
Estrutura da Decisão
Administração Operacional
Administração Tática
Administração Estratégica
Não estruturada
Administração de Caixa
Reengenharia de processoempresarial
Análise de desempenho de grupo de trabalho
Planejamento de novos negócios
Reorganização da empresa
Semi estruturada
Administração de Crédito
Programação da Produção
Atribuição diária de trabalho
Avaliação de desempenho dosfuncionários
Orçamento de capital
Orçamento d Programas
Planejamento de produtos
Fusões e aquisições
Localização da sede
Estruturada
Controle de estoque
Controle de programa
9
10
10
Os SI devem ser projetados para produzir uma multiplicidade de produtos destinados a atender às necessidades dos tomadores de decisão. Alguns exemplos:
Administração estratégica  relatórios resumidos, ad hoc e não programados, previsões e informações externas para apoiar seu planejamento não estruturado.
Administração operacional  relatórios internos mais pré especificados, que enfatizem comparações entre dados correntes e dados históricos que apoiem suas responsabilidades mais estruturadas nas operações cotidianas.
Estrutura das Decisões
10
11
11
Tipo original de sistemas de apoio gerencial, constituindo ainda uma categoria importante de SI. 
Esses produtos predefinidos satisfazem as necessidades de informação dos tomadores de decisão dos níveis operacional e tático, que encontram tipos de situações de decisão mais estruturados.
Ex.: Relatórios de análise de vendas ajudam a avaliar diferenças no desempenho entre vendedores que vendem os mesmos tipos de produtos para os mesmos clientes.
Sistemas de Informação Gerencial (SIG/MIS)
11
12
12
A saída da maioria dos SIGs corresponde a um conjunto de relatórios que são distribuídos aos gerentes. Tipos de Relatórios:
Relatórios periódicos programados - produzidos periodicamente ou de acordo com um agendamento: diária, semanal ou mensal.
Relatórios indicadores de pontos críticos – resumem as atividades críticas do dia anterior, estando geralmente disponíveis no início de cada jornada de trabalho. Orien-tam em ações corretivas e emergenciais relacionados a aspectos fundamentais do negócio.
Relatórios Gerenciais (SIG/MIS)
12
13
13
Saídas de um SIG
Relatórios por solicitação – as informações encontram-se disponíveis sempre que um gerente as requisita. Dessa forma eles nãoprecisam esperar a chegada dos relatórios programados.
Relatórios de exceção – produzidos automaticamente quando há uma situação incomum ou que exija alguma intervenção gerencial. Quando um relatório de exceção é produzido, um gerente ou executivo deve intervir. A determinação dos parâmetros deve ser feita cuidadosamente, pois parâmetros muito abaixo do esperado podem resultar numa abundância de relatórios, já os acima podem significar que problemas que exigiam uma ação foram negligenciados.
13
14
14
Saídas de um SIG
Relatórios de drill down – disponibilizam dados mais detalhados sobre uma situação a medida que se necessita aprofundar uma pesquisa.
Primeiro Nível
Segundo Nível
Terceiro Nível
Quarto Nível
14
15
15
Relatórios Gerenciais (SIG/MIS)
Relatórios em pilha – As informações são empilhadas na estação de trabalho do gerente. São utilizados software de transmissão em rede para transmitirem seletivamente relatórios e outras informações para os PCs dos profissionais através das intranets.
15
16
16
Processamento Analítico Online (Olap)
É a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas. As aplicações OLAP são usadas pelos gestores em qualquer nível da organização para lhes permitir análises comparativas que facilitem a sua tomada de decisões diárias.
Fornece para organizações um método de acessar, visualizar, e analisar dados corporativos com alta flexibilidade e performance. A velocidade com que executivos obtêm informações e tomam decisões determina a competitividade de uma empresa e seu sucesso de longo prazo. OLAP apresenta informações para usuários via um modelo de dados natural e intuitivo. 
Através de uma simples pesquisa, usuários finais podem rapidamente analisar inúmeros cenários, gerar relatórios "ad hoc", e descobrir tendências e fatos relevantes independente do tamanho, complexi-dade, e fonte dos dados corporativos. 
16
17
17
Processamento Analítico Online (Olap)
Colocar informação em bancos dados corporativos sempre foi mais fácil do que retirá-los. Quanto maior e complexa a informação armazenada, mais difícil é para retirá-la. 
A tecnologia OLAP acaba com estas dificuldades levando a informação mais próxima ao usuário que dela necessite. Portanto, o OLAP é frequentemente utilizado para integrar e disponibilizar informações gerenciais contidas em bases de dados operacionais, sistemas
ERP e CRM, sistemas contábeis, e Data Warehouses. 
Estas características tornaram-no uma tecnologia essencial em diversos tipos de aplicações de suporte à decisão e sistemas para executivos.
17
18
18
Processamento Analítico Online (Olap)
OLAP
Server
Multi-
dimensional
database
Corporate
Databases
Client PC
Planilha
Pacotes estatíticos
SIE
Pacotes de apoio à decisão
Os dados são recuperados de BD empresariais e 
e preparados em um BD multidimensional de OLAP
Para recuperação por sistemas de front-end
Operational DB
Data Marts
Data Warehouse
18
19
19
Processamento Analítico Online (Olap)
O processamento analítico online envolve várias operações analíticas básicas, como por exemplo:
Consolidação  envolve a agregação de dados. Isso pode envolver simples junções ou agrupamentos complexos, envolvendo dados inter-relacionados. Os escritórios de vendas podem ser agrupados em distritos e estes anexados a regiões.
Drill Down  segue o caminho inverso ao da consolidação de forma a exibir dados mais detalhados que compõem os dados consolidados. As vendas por produtos ou por representantes , que compõem os totais de vendas de uma região,poderiam ser facilmente acessados.
Slicing and dicing (fatiar)  possibilidade de considerar os BDs a partir de diferentes pontos de vista. Uma fatia do BD de vendas poderia mostrar todas as vendas por canal de vendas dentro de cada tipo de produto dentro das regiões. Outra fatia poderia mostrar todas as vendas por canal dentro de cada tipo de produto.
19
ACABOUUUU!!!!!!!!!
20

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais