Buscar

CCJ0008-WL-AMRP-14-Sociologia Jurídica da Vida E Desvio Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 14
SOCIOLOGIA JURÍDICA - DESVIO SOCIAL - ECONOMIA GLOBAL DO CRIME - E A LUTA PELA MUNDIALIZAÇÃO DO DIREITO  
ANOMIA- significados segundo Robert Bierstedt:
Desorganização pessoal: reduzida ou ausência de vinculação às regras sociais ou às leis.
Conflito de normas: normas contraditórias.
Ausência de normas: falta de parâmetros que vinculem as pessoas num contexto social. 
A anomia pode ser indicativa de uma mudança social, como também uma situação de crise de legitimidade do poder político e do seu sistema jurídico. Indica também um desvio de comportamento. 
Anomia em Durkheim:
Em seu famoso livro – A Divisão do Trabalho Social – Durkheim que foi o primeiro a usar a palavra "anomia" numa tentativa de explicação de certos fenômenos sociais, assim desenvolveu seu pensamento:
>a sociedade moderna, para poder atingir os seus fins, inclusive de produção e sobrevivência, precisa organizar-se;
>organização impõe divisão de trabalho ou tarefas; 
>a divisão de tarefas produz especialização;
>a especialização ocasiona isolamento dentro do grupo, motivando, por sua vez, um enfraquecimento do espírito de solidariedade do grupo global;
>o enfraquecimento desse espírito de solidariedade acarreta uma influência dissolvente e, por via de conseqüência, o comportamento de desvio.
Anomia em Robert K Merton- Partindo de uma análise da sociedade americana, Merton sustentou que em toda sociedade existem metas culturais a serem alcançadas, entendendo-se como tais os valores sócio-culturais que norteiam a vida dos indivíduos. Para atingir essas metas existem os meios, que são os recursos institucionalizados pela sociedade, aos quais aderem normas de comportamento. 
De um lado, metas sócio-culturais, de outro, meios socialmente prescritos para atingi-las. Ocorre, no entanto, que os meios existentes não são suficientes nem estão ao alcance de todos, acarretando, assim, um desequilíbrio entre os meios e os objetivos a serem atingidos. Isso quer dizer que, enquanto todos são insistentemente estimulados a alcançar as metas sociais, na realidade apenas alguns poucos conseguem por ter ao seu dispor os meios institucionalizadosEsse desequilíbrio entre os meios e as metas ocasionaria o comportamento de desvio individual (ou em grupo), pois o indivíduo no empenho de alcançar as metas que lhe foram sugeridas e não dispondo de meios para tal, buscaria outros meios, mesmo que contrários aos interesses sociais.
Tipos de Comportamento Identificados por Merton:
Conformista é a conduta que busca atingir as metas sociais através dos meios institucionalizados http://www.youtube.com/watch?v=ewP9ug11NNs&��HYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=ewP9ug11NNs&feature=related"feature��HYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=ewP9ug11NNs&feature=related"=��HYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=ewP9ug11NNs&feature=related"related 
b)Inovacionista é a conduta que está de acordo com as metas sociais, porém, percebendo que os meios são insuficientes e não estão ao seu alcance, inova, buscando realizar as metas através de outros meios. http://www.youtube.com/watch?v=3mQup2ylRS8&��HYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=3mQup2ylRS8&feature=related"feature��HYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=3mQup2ylRS8&feature=related"=��HYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=3mQup2ylRS8&feature=related"related 
C) Ritualista é aquele que se conduz de forma justamente inversa ao inovacionista. Percebendo que as metas sociais são muito elevadas e os meios existentes insuficientes para atingi-las, o ritualista abdica das metas, apegando-se aos meios com tal importância que os transforma em fins
D) Comportamento de evasão é aquele que se caracteriza pelo fato de abandonar as metas e os meios sociais http://www.youtube.com/watch?v=2mCxvb16NAU
E) Comportamento de rebelião- O propósito deste comportamento é a derrubada dos meios e metas existentes, e o estabelecimento de novas metas, mais simples e ao alcance de todos, bem como de novos meios, mais abundantes e melhor distribuídos na sociedade. Objetiva, em síntese, uma nova estrutura social. http://��HYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=tFyEOnnfT5w"www.youtube.com/watch?v=tFyEOnnfT5w 
Considerações críticas acerca da Anomia;
Atualidade da anomia:
Ineficácia não anômica- descumprimento da norma apesar de sua aceitação
Ineficácia anômica- descumprimento da norma que o indivíduo considera inadequada ou injusta. 
ANOMIA E PODER: A anomia também pode se relacionar com a ausência do Estado que, o não cuidar da efetivação dos direitos sociais, abandona parcelas da população à sua sorte. Propiciando o surgimento de grupos paralelos de poder. 
Anomia e Pluralismo Cultural – As amplas possibilidades de escolha individual geram conflitos porque faltam parâmetros de referência comum.
Anomia e Violência Social - Em se tratando de violência urbana no Brasil, o Estado não se fez suficientemente presente nas áreas favelizadas, permitindo o surgimento do crime organizado, forma mais grave de comportamento anômico.
O poder paralelo que assim se instaurou passou a impor suas próprias regras, gerando dúvidas na população quanto às normas a serem observadas (conflito de normas); os líderes comunitários foram obrigados a obedecer ao poder paralelo para não serem mortos ou terem que se mudar; aos poucos se inverteram os valores, perderam-se as referências, mudaram-se os paradigmas. Os jovens, seduzidos pelo tráfico, vivem a ilusão de poder.
EDUCAÇÃO NO COMBATE À DESIGUALDADE
É preciso promover as mudanças sociais necessárias nas instituições, nas leis, na ordem econômica para melhorar a distribuição de rendas, reduzir as desigualdades, eliminar a exclusão social, aprimorar a educação, orientar o planejamento familiar, promover ações afirmativas, enfim, diminuir o desequilíbrio entre as metas e os meios sociais.
A inovação deve ser por isso, uma das principais qualidades dos homens públicos, que tem nas mãos o destino da sociedade. Devem eles possuir um espírito inovador-criador (e não ritualista) para realizar as reformas sociais necessárias nas leis, nas instituições, na distribuição da riqueza, e, assim, tornar as metas mais acessíveis e os meios melhor distribuídos, ao alcance da maioria.
CRIMINALIDADE E GLOBALIZAÇÃO
TENDÊNCIAS ATUAIS EM DIREITOS HUMANOS - 
Os Direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida.
O direito à vida, à alimentação, à saúde, à moradia, à educação, o direito ao afeto e à livre expressão da sexualidade estão entre os Direitos Humanos fundamentais.
Não existe um direito mais importante que o outro. Para o pleno exercício da cidadania, é preciso a garantia do conjunto dos Direitos Humanos. Cada cidadão deve ter garantido todos os Direitos Humanos, nenhum deve ser esquecido.
Respeitar os Direitos Humanos é promover a vida em sociedade, sem discriminação de classe social, de cultura, de religião, de raça, de etnia, de orientação sexual. Para que exista a igualdade de direitos, é preciso respeito às diferenças.
A igualdade racial e entre homens e mulheres são fundamentais para o desenvolvimento da humanidade e para tornar real os Direitos Humanos.
Direitos Humanos- Tendências atuais
http://www.youtube.com/watch?v=T-lz-bRdsb0&feature=related

Outros materiais

Outros materiais