Buscar

Aspectos_da_ética_seminário de gestão.ppt2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy
Escola de gestão e Negócios 
Seminário de gestão
A ética e a Ética Empresarial
*
*
*
 Ética e a ética empresarial
Etimologicamente, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavra sinônimas
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda:
 ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”. 
*
*
*
 Ética e a ética empresarial
Definição de Ética 
A ética tem sido entendida sob diversas concepções: Para Reale (1999, p.29), ”ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos".
 Maximiano ( 1974,p. 294) define a ética como "a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação de pessoas e organizações, é a disciplina que dispõe sobre o comportamento adequado e os meios de implementá-lo, levando-se em consideração os entendimentos presentes na sociedade ou em agrupamentos sociais particulares. 
*
*
*
 Ética e a ética empresarial
Ética Empresarial
Moreira ( 1999, p.28) define a ética empresarial como "o comportamento da empresa - entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)”
Denny ( 2001, p.134), “ a ética empresarial consiste na busca do interesse comum, ou seja, do empresário, do consumidor e do trabalhador". Afirma esse autor que "a lógica da empresa é necessariamente ética, e as empresas imorais não são, por conseguinte, autênticas empresas”.
*
*
*
 Ética e a ética empresarial
 Teorias Sobre os Princípios Éticos. 
conceitos éticos
Teoria fundamentalista: propõe que os conceitos éticos sejam obtidos de uma fonte externa ao ser humano, a qual pode ser um livro (como a Bíblia), um conjunto de regras, ou até mesmo outro ser humano; 
Teoria utilitarista: sustentada nas idéias de Jeremy Bentham e John Stuart Mill, para os quais o conceito ético deve ser elaborado "no critério do maior bem para a sociedade como um todo"; 
Teoria kantiana: defendida por Emanuel Kant, propõe que o conceito ético seja extraído do fato de que cada um deve se comportar de acordo com princípios universais. 
 
*
*
*
 Ética e a ética empresarial
 Teorias Sobre os Princípios Éticos.
conceitos éticos (continuação).
-Teoria contratualista: baseada nas idéias de John Locke e Jean Jacques Rousseau, parte do pressuposto de que o ser humano assumiu com seus semelhantes a obrigação de se comportar de acordo com as regras morais, para poder conviver em sociedade. Os conceitos éticos seriam extraídos, portanto, das regras morais que conduzissem à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social.
Teoria relativista: segundo a qual cada pessoa deveria decidir sobre o que é ou não ético, com base nas suas próprias convicções e na sua própria concepção sobre o bem e o mal. Assim sendo, o que é ético para um pode não o ser para outro.
*
*
*
 Ética e a ética empresarial
Evolução da Ética Empresarial. 
A doutrina no âmbito do direito empresarial tem conceituado a empresa como uma atividade econômica organizada pelo empresário, que se utiliza dos fatores da produção - a natureza, o capital e o trabalho - para produzir um resultado, que pode ser um serviço, um bem ou um direito, para venda no mercado, com o objetivo final de lucro. 
Portanto, a ética se restringia às "relações de poder entre as partes e pelas eventuais necessidades presentes de obtenção de certos bens ou artigos". 
*
*
*
 Ética e a ética empresarial
Evolução da Ética Empresarial. 
No século XVIII, o economista Adam Smith, na sua obra A Riqueza das Nações, conseguiu demonstrar que o lucro não é um acréscimo indevido, mas um vetor de distribuição de renda e de promoção do bem-estar social, expondo pela primeira vez a compatibilidade entre ética e atividade lucrativa. 
A encíclica Rerum Novarum, do Papa Leão XIII", foi "a primeira tentativa formal de impor um comportamento ético à empresa". 
Esse documento papal trouxe no seu bojo princípios éticos aplicáveis nas relações entre a empresa e empregados, valorizando o respeito aos direitos e à dignidade dos trabalhadores. 
*
*
*
 Ética e a ética empresarial
Evolução da Ética Empresarial. 
Surge nos Estados Unidos em 1.890, a Lei "Shelman Act", destinada "a proteger a sociedade contra os acordos entre empresas, contrários ou restritivos da livre concorrência". 
No início do século XX, foi editada a Lei "Clayton", que complementou a lei "Shelman Act", "proibindo a prática de discriminação de preços por parte de uma empresa em relação aos seus clientes". 
Em 1972, realiza-se a Conferência Internacional Sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, Suécia, organizada pela Organização das Nações Unidas, que teve como finalidade conscientizar "todos os segmentos sociais, inclusive as empresas sobre a necessidade de se preservar o planeta". 
*
*
*
 Ética e a ética empresarial
Evolução da Ética Empresarial
Cinco anos após, o governo americano legisla sobre a ética empresarial, através da edição da Lei "Foreign Corrupt Practices Act", que proíbe e estabelece penalidades às pessoas ou organizações que ofereçam subornos às autoridades estrangeiras, com a finalidade de obter negócios ou contratos. 
No Brasil foi editada a Lei n. 4.137/62, alterada pela Lei n. 8.884/94, que reprime o abuso do poder econômico e as práticas concorrenciais. Em diversas outras áreas, como nas de proteção ao trabalho, do meio ambiente, do consumidor, existem leis específicas, tratando da questão da ética.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais