Buscar

WL-P & R-51-TGE-02-Conceito de Sociedade - Origem-003

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Waldeck Lemos
Perguntas & Respostas�� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET �����Disciplina:
Teoria Geral do Estado�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �1� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �1���
� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Waldeck Lemos
Perguntas & Respostas�� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET �����Disciplina:
Teoria Geral do Estado�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �2� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �1���
Questões
	
	Fonte: CRETELLA JUNIOR, J. e CRETELLA NETO, J. - 1.000 Perguntas e Respostas Sobre Teoria Geral do Estado – Editora Forense Jurídica (Grupo GEN).
	
	CAPÍTULO 02 - CONCEITO DE SOCIEDADE - ORIGEM
	
	01) Em que consiste a corrente voluntarista?
R.: A corrente voluntarista é a que explica a finalidade social como conseqüência da livre escolha do homem, resultado da ação de sua consciência e racionalidade.
02) A finalidade social deverá atender a todos os membros da sociedade?
R.: Não necessariamente. É possível que diferentes membros da sociedade tenham idéias e valores diversos, de modo que algo, importante para uns, pode ser completamente desprovido de sentido para outros.
03) Como, então, estabelecer essa finalidade, de modo a atender aos anseios da sociedade?
R.: A sociedade deverá buscar atingir um bem comum, isto é, valores materiais e espirituais compartilhados por todos, ou ao menos pela maioria, que sejam considerados como de grande importância, e em nome dos quais os membros estão dispostos a fazer concessões e sacrifícios.
04) Qual o conceito de bem comum formulado pelo Papa João XXIII, na encíclica Pacem in Terris?
R.: João XXIII afirmou: "bem comum é o conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento integral da pessoa humana".
05) De que modo devem agir os membros da sociedade, para atingir o bem comum?
R.: A ação dos membros da sociedade deve ser conjunta e ordenada, de modo harmônico.
06) O que é liberdade política?
R.: Liberdade política é o direito que o homem tem de fazer o que as leis permitem, ou não vedam, no campo da Política.
07) Qual o papel do Estado na delimitação da liberdade dos indivíduos?
R.: O Estado promulga leis visando ao bem comum. Por meio de suas instituições, deverá impô‑las, de forma que: a) àqueles que desejarem agir segundo lhes faculta a lei, assegurará o Estado o direito de fazê‑lo; b) àqueles que desejarem infringi-las, deverá o Estado coibir‑lhes a ação, por meios preventivos ou punitivos.
08) Qual pode ser o resultado do excesso de liberdade individual e qual deve ser o papel do Estado nesses casos?
R.: O excesso de liberdade pode provocar desigualdades econômicas e sociais, devendo o Estado interferir para proteger os mais fracos.
09) O que foi o liberalismo dos séculos XVIII e XIX?
R.: O liberalismo dos séculos XVIII e XIX veio como reação à monarquia absoluta e teve origem na Revolução Francesa de 1789. Colocando o indivíduo contra o Estado, exaltava o seu poder, em detrimento da coletividade. O liberalismo colocava o Estado em mera posição fiscalizadora da ordem pública.
10) Qual a conseqüência do liberalismo na vida econômica?
R.: O liberalismo na vida econômica teve por conseqüência o exacerbamento da livre concorrência, o que gerou a exploração da maioria, economicamente mais fraca, por uma minoria capitalista mais forte.
==XXX==
Perguntas & Respostas/WLAJ/DP
Perguntas & Respostas/WLAJ/DP

Outros materiais

Outros materiais