A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Plano de trabalho educação física Reformulado devido a pandemia covid-19: ESTÁGIO CURRICULAR II: AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE

Pré-visualização | Página 1 de 2

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................6
2. ATIVIDADES ....................................................................................................7
2.1. Atividade A - Desafios e Potencialidades da Educação Física na Atenção Primária à Saúde............................................................................................7
 2.2. Atividade B - Idosos e Cardiopatas..........................................................8
 2.3. Atividade C - Exercício e Hipertensão......................................................9
 2.4. Atividade D - Exercício e Diabetes...........................................................10
 2.5. Atividade E – Palestras: Benefícios do exercício físico na saúde............11
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................13
REFERÊNCIAS......................................................................................................14
APENDICES...........................................................................................................15
1 INTRODUÇÃO
Neste Relatório de Estágio, que foi realizado mediante a pandemia, se compreenderá como é importante a prática de atividade física para saúde e bem-estar. 
O efeito da atividade física no corpo:
· Contribui para o bom funcionamento dos órgãos, sobretudo do sistema cardiorrespiratório.
· Ajuda o intestino a funcionar bem.
· Previne doenças, tais como problemas cardiovasculares, diabetes, osteoporose e reumatismo, entre outras, além de ser adjuvante em seu tratamento.
1 ATIVIDADES
2.1. Atividade A: Desafios E Potencialidades da Educação Física na Atenção Primária à Saúde
Diversos são os benefícios da atividade física. Quando um indivíduo abraça essa prática, é possível desfrutar de uma série de vantagens para sua saúde e qualidade de vida, seja na relação pessoal ou profissional. Atividade física é qualquer movimento do corpo que consome energia, ou seja, promove um gasto energético acima do nível de repouso. Ela é percebida como um comportamento que pode influenciar a aptidão física capacidade de realizar as atividades do dia a dia com tranquilidade e sem muito esforço e ainda assumir-se como determinante na saúde física, mental e na capacidade funcional. 
Os benefícios dos exercícios envolvem a melhora cardiovascular, não só por aprimorar o condicionamento físico, mas também por manter um bom controle da glicemia (açúcar no sangue) e diminuir o colesterol ruim. Há melhora da massa óssea, com contribuições para a prevenção da osteoporose, mais facilidade para emagrecer e diminuição nas chances de ocorrência de pressão alta. 
Segundo Paiva (2007) o sedentarismo decorre das transformações provocadas pela tecnologia. As inovações tecnológicas contribuem para alterar o ritmo de vida das pessoas, condenando-as ao sedentarismo e eliminando o exercício físico do cotidiano. Como consequência, ela aponta o aumento de doenças crônicas, como hipertensão arterial, altas taxas de colesterol, infarto do miocárdio e obesidade. 
As atividades físicas podem ser feitas em qualquer idade, mas é importante fazer uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios para avaliar o estado de saúde geral e as condições do coração. Para idosos, gestantes ou pessoas acima do peso, além da avaliação médica é recomendado acompanhamento com um educador físico. 
 2.2. Atividade b - Idosos e Cardiopatas
a) Quais são as características da cardiopatia/cardiopata?
O termo cardiopatia abrange todas as doenças que acometem o coração. Alguns dos tipos comuns de cardiopatia são os seguintes: Cardiopatia congênita – são os defeitos cardíacos presentes desde o nascimento. 
 b) Quais os cuidados que o profissional deve ter no trabalho com idosos cardiopatas? Lembrando que essas pessoas tomam medicamentos, e o profissional precisa tomar conhecimento de suas características. 
Para elaborar um plano de exercícios físicos para um cardiopata alguns requisitos são necessários como: “a liberação do médico e um laudo, testes laboratoriais, alguns tipos de exames se necessário como ecocardiografia e angiografia coronariana e testes de esforço supervisionado.” as variáveis do treinamento que constituem ingredientes básicos para a prescrição de exercícios físicos são a frequência, intensidade, duração e tipo de atividade e velocidade de progressão”. Estas variações dependerão do estado clínico do paciente, de sua disponibilidade, seus objetivos e necessidades. 
c) Quais práticas de atividades físicas são mais indicadas? Justifique sua resposta.
A atividade aeróbica é priorizada em função de sua atuação na modificação de fatores de risco coronarianos. O treinamento de força e flexibilidade são trabalhados visando, principalmente, melhora da qualidade de vida” 
/d) Quais são os benefícios da atividade física para esse público: idosos e cardiopatas.
Visa a melhora da qualidade de vida das pessoas, no caso do cardiopata, a atividade física ajuda no desempenho das tarefas do dia a dia sem a dependência de outras pessoas, facilitando nos afazeres que antes não podiam realizar, melhorando toda sua capacidade cardiovascular e cardiorrespiratório, reduzindo os fatores de risco.
2.3. Atividade C - Exercício e Hipertensão.
Você é estagiário em uma academia de sua cidade. Sua função é acompanhar as aulas ministradas por um profissional habilitado e realizar correções dos movimentos dos alunos, enquanto estes realizam os treinamentos. Além disto, 3 vezes na semana, ocorre o treinamento de um grupo de corrida, montado pela academia. Ao acompanhar um dos treinos, você recepcionou um novo integrante do grupo, M.L.U., homem, 52 anos, sedentário nos últimos 10 anos, ex-fumante e que apresenta histórico de hipertensão.
 Sabendo disto, você reportou a situação ao profissional habilitado e este pediu sua ajuda para montar e acompanhar os treinos deste novo integrante.
 A partir desta situação, responda a seguir
a) Quais os benefícios do exercício aeróbio (corrida e caminhada) para pessoas hipertensas?
Facilita o controle da hipertensão os exercícios aeróbicos ajudam a baixar a pressão arterial, desde que realizadas em intensidade moderada. O ideal é praticar três vezes na semana, por pelo menos 30 minutos por sessão. Agora, é bom não forçar e progredir nos treinos gradativamente, com supervisão profissional. 
 b) Monte um programa de treinamento para este homem. Forneça informações como: 
Pedalada
Intensidade: leve/moderada
Duração 40min
3x por semana 
2.4. Atividade D - Exercício e Diabetes .
a) Quais os benefícios do exercício físico para pessoas que apresentam diabetes? 
A prática regular de exercício físico, em especial os exercícios aeróbios:
Diminui os níveis de glicose no sangue, estimula a produção de insulina, aumenta a sensibilidade celular à insulina, aumenta a capacidade de captação de glicose pelos músculos, diminui a gordura corporal, a qual está relacionada à diabetes tipo 2.
b) Considerando o tempo de sedentarismo de cada aluno descrito, quais cuidados devem ser tomados?
Antes de iniciar qualquer programa de atividade física deve ser realizada uma avaliação, fundamental para detectar as complicações decorrentes da diabetes e alguns limites, de forma a não colocar em risco a integridade física do praticante.
c) Prescreva uma sequência de treinamento inicial de exercício físico para cada aluno (homem e mulher).
Exercícios aeróbios ( corrida e ciclismo) , a recomendação médica é realizar o total de 150 minutos, por semana, com intensidade moderada.
Treino de musculação, de 2 a 3x por semana, de 30 minutos cada, dando mais importância aos grandes grupos musculares
2.5. Atividade E - Palestras sobre os benefícios do exercício físico na saúde.
Slide 1: Apresentação. Aluno (a): helaine russel
Plano de trabalho educação física Reformulado devido a pandemia covid-19: ESTÁGIO CURRICULAR II: AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE
Slide 2: Quem tem problemas cardíacos pode praticar

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.