Buscar

Sistema linfático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema linfático
O sistema corporal é responsável pela resistência especifica que se chama sistema linfático. Ele consiste em uma rede de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos, capilares e vasos linfáticos. Ele coleta líquidos, e outros elementos, como vírus e bactérias, que se encontram nos tecidos do corpo, fora da corrente sanguínea. Os vasos linfáticos tem função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido, que circula nos vasos linfáticos é devolvido ao sangue. São vasos muito parecidos com as veias que conduzem o sangue através do corpo. Mas, ao invés de transportar sangue, estes vasos transportam um líquido claro chamado linfa.
 Linfa é o liquido intersticial que é formado pelo plasma sanguíneo, filtrada pela parede dos vasos capilares sanguíneos. A linfa circula por fora dos vasos capilares banhando as células dos tecidos do corpo. Ele transporta oxigênio e outros nutrientes até as células, recolhendo produtos residuais, como o dióxido de carbono (CO2), produzidos pelas células.
O sistema linfático também atua como fator importante no sistema imunológico. O líquido linfático contém glóbulos brancos do sangue, que ajudam no combate às infecções.
Ele tem três funções primaria, drenagem de excesso de líquido intersticial proveniente dos espaços tissulares e o retornam ao sangue, sua segunda função é o transporte de lipídeos e as vitaminas lipossolúveis, e a sua terceira função é a produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos);
Os vasos linfáticos são responsáveis pela absorção de detritos e macromoléculas que as células produzem durante seu processo de metabolismo.  Tudo se inicia nos capilares linfáticos, que são vasos fechados em uma das suas extremidades, os capilares linfáticos são pouco maiores que os capilares sanguíneos e apresentam uma estrutura que permite o fluxo de liquido intersticial, para dentro de seu interior. 
Os capilares linfáticos iniciam-se nos tecidos e levam a linfa que se forma em direção a um vaso linfático maior. Os vasos linfáticos são semelhantes aos vasos sanguíneos quando se diz a respeito de estruturas, com a diferença de ter as paredes mais frágeis e apresentam mais válvulas. E entre esses vasos estão os linfonodos, massas de células circundadas por uma cápsulas pelas quais circundam a linfa. Dos vasos linfáticos a linfa passa para dois principais canais, que são o ducto torácico e o ducto linfático direito. 
 O ducto torácico é o principal coletor de linfa; é o tronco comum a todos os vasos linfáticos, exceto o (ducto linfático direito). Se estende da segunda vértebra lombar para a base do pescoço. Ele começa no abdome por uma dilatação, a cisterna do quilo, entra no tórax através do hiato aórtico do diafragma e sobe entre a aorta e a veia ázigos. Termina por desembocar no ângulo formado pela junção da veia subclávia esquerda com a veia jugular interna esquerda. Este ducto, recebe a linfa do lado esquerdo da cabeça, do pescoço e do tórax, do membro superior esquerdo, e do corpo inteiro abaixo das costelas. Já o ducto linfático direito drena a linfa do lado superior direito do corpo. 
Por fim o ducto torácico esvazia-se de sua linfa na junção das veias jugulas interna esquerda e subclávia direita. Desse modo a linfa drena de volta ao sangue. Ao contrario do sangue, que é impulsionado através dos vãos pela força do coração, o sistema linfático é fechado e não tem uma bomba central, a linfa depende de ações externas para fazer todo o seu processo de circulação. A linfa move-se devagar sob baixa pressão, pois ela depende da contração dos músculos esqueléticos e também pela contração rítmica das paredes dos vasos ajudam o fluido através dos capilares linfáticos.  
REFERÊNCIAS  
* CORPO HUMANO- Fundamentos de Anatomia e fisióloga- 6º ed. Gerard J. Tortota, Sandra Reynolds Grabowski. 
http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-linfatico/

Outros materiais