Buscar

Estudo dirigindo farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FUNCIONAMENTO DOS RECEPTORES METABOTRÓPICOS ACOPLADOS AS PROTEINAS Gq, Gs, Gi/0: 
Gq: promovem o aumento da fosfolipase C, que aumenta o IP3 (promove a entrada de cálcio; permitindo a exocitose da vesícula transmissora) e aumenta o DAG (desencadeia uma cascata de enzimas, acao semelhante ao do AMPc)
Gs: promovem o aumento da adenilatociclase que promove o aumento do AMPc intracelular (capaz de desencadear uma cascata de enzimas que vao provocar a acao desejada).
Gi/0: promovem a diminuição da adenilatociclase, dessa forma diminui a quantidade do APMc, então não é ativada essa cascata de enzimas, age como inibidora. 
ACETILCOLINA
RECEPTORES: 
 - nicotínicos (ionotropicos): ganglionar (transmissão nos gânglios simpáticos e parassimpáticos, permitindo a transmissão do impulso nervoso) e muscular (transmissão na juncao neuromuscular esquelética, permitindo a contração de músculos esqueléticos). Para que esse tipo de receptor seja ativado, é necessário que os dois pontos de ligação para a Ach sejam ligados. Sua resposta celular para ambos os receptores é a excitação e o aumento da permeabilidade a cátions (PRINCIPALMENTE SÓDIO).
 - muscarinicos (metabotropicos): acoplados a proteína G e são conhecidos 5 subunidades dele (M1, M2, M3, M4, M5). Os de numeração impar se acoplam a proteína Gq e os de numero par a proteína Gi. Transmissao mediada por receptores muscarinicos ocorre de forma muito mais lenta. 
	
	M1 (neuronais)
	M2 (cardíacos)
	M3 (glandulares/m.liso)
	M4 
	M5
	RESPOSTA CELULAR AGONISTA
	AUMENTO de IP3 e DAG, despolarização, excitação
	DIMINUIÇÃO de AMPc, DIMINUIÇÃO condutância ao cálcio e AUMENTO da condutância ao potássio
	AUMENTO de IPE3, estimulação, AUMENTO de cálcio intracelular
	IGUAL ao M2
	IGUAL ao M1
	RESPOSTA FUNCIONAL
AGONISTA
	Estimulacao do SNC, secreção gástrica
	Inibicao cardíaca e neural
	Secrecao gástrica, salivar, contração musculatura lisa gastrointestinal, vasodilacao, acomodao ocular
	Aumento da locomoção
	-
Síntese, liberação e termino da Acetilcolina e fármacos que atuem nessas etapas
Entra na fibra pré-sináptica um aminoácido que é a colina. A colina livre é acetilada pela enzima CAT que transfere o grupo acetil da acetil-coenzima A para esse aminoácido e assim é formada a acetilcolina que fica armazenada na vesícula transmissora até o momento que será utilizada. Portanto, pode-se inferir que proximos e dentro dessa fibra exitem mitocôndrias realizando a respiração celular e que fornecem essa acetil-coenzima A para ser utilizada na sintense de acetilcolina. Para que a vesícula seja liberada, é preciso que haja exocitose, ou seja, que tenha uma despolarização que desencadeie um potencial de acao que permitirá a abertura de canais de cálcio VD e esse aumento de cálcio dentro da fibra pré sináptica é que promove a exocitose, em que haverá fusão das membranas da vesícula com a do terminal axonico para a liberação do NT. A acetilcolina pode se liga a seus receptores da fibra pós sináptica (muscarinicos e nicotínicos), ser recaptada ou ser degrada pela acao da enzima aceticolinesterase que se localiza na fenda sináptica (acetato + colina- que sera recaptada para ser utilizada na síntese de uma nova Ach). Além disso, pode se liga a homorreceptores (M2) e heterorreceptores (ALFA 2) que se localizam na membrana da fibra pré sinpatica. 
- VESAMICOL: age bloqueando o transporte de Ach para dentro da vesícula sináptica.
- ESTREPTOMICINA E NEOMICINA: inibem a entrada de cálcio. 
- TUBOCURARINA: agente bloqueador não despolarizante.
- SUXAMETONIO: agente bloqueador despolarizante.
- NEOSTIGMINA: anticolinesterasico.
- HEMIOCOLINIO: colina não é transportada para formar uma nova Ach.
- TOXINA BOTULINICA: inibe a exocitose da vesícula transportadora do NT.
Efeitos da intoxicação por inibidores de acetilcolinesterase: isso promove aumento da quantidade de Ach na fenda sináptica 
coração: bradicardia
gladulas salivares: aumento das secreções 
musculatura lisa (brônquica e intestinal): aumento da atividade peristáltica 
SNC: esse anticolinesterasicos tem a capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica e afetam o cérebro, sendo evidenciada uma excitação inicial, que pode causar convulsões, seguida de depressão, que pode causar sincope e insuficiência respiratória. 
Descreva o processo de bloqueio musculuar (auxiliam durante os atos cirúrgicos para que não se tenha o movimento daquele órgão, pode atuar na fibra pré ou pós sináptica) causado por
 -bloqueadores musculares não despolarizantes: atuam como antagonista competitivo dos receptores de Ach (ligam-se ao receptor de Ach mas não o ativa e como é competitivo vai bloquear esse receptor e dessa forma se tem diminuição da resposta máxima da a Ach). Também atuam sobre os autorreceptores pré sinápticos facilitadores, inibindo assim, a liberação de Ach durante a estimulação repetitiva do nervo motor, resultando no fenômeno de fadiga tetânica. 
despolarizantes: é um agonista e que ocorre porque a despolarização da placa terminal causa inicialmente uma descarga de potenciais de acao da fibra muscular; so que essa descarga declina após alguns segundos a medida que a excitabilidade elétrica da regiao da placa terminal da fibra é perdida. E, antes que se tenha a paralisia, são visualizadas fasciculacoes (pequenas contrações).
toxina botulínica: é uma proteína formando por um bacilo anaeróbico que inibe a liberação de Ach produzindo, dessa forma, um bloqueio de longa duração da função sináptica. 
NORADRENALINA/ ADRENALINA
RECEPTORES (EFEITOS FUNCIONAIS E CELULARES DOS AGONISTAS E ANTAGONISTAS)
AGONISTAS: Os receptores noradrenergicos e adrenérgicos são do tipo segundo mensageiros e estão acoplados a proteínas G; esses são os mesmos efeitos que terão os agonistas desses receptores.
 -ALFA 1: acoplado a proteína Gq, ele promove a ativação da fosfolipase C, aumenta o IP3, DAG e o cálcio; atua provocando a constrição da musculatura liso dos vasos sanguíneos, relaxamento da musculatura do TGI, secreção salivar e glicogenolise hepática. 
 -ALFA 2: acoplado a protreina Gi, diminui a acao do AMPc, diminui a entrada de cálcio, ou seja, promove a entrada de canais de potássio que deixa essa célula sempre mais próxima da sua repolarizacao; atua dilatando a musuculatura lisa dos vasos sanguíneos; liberação de insulina, inibe a liberação de receptores (está na fibra pré-sináptica, atua como autorreceptor/homorreceptor.
 *todos os BETAS são a acoplados a proteína Gs
 -BETA 1: aumenta a quantidade de AMPc no coração, promovendo a contração miocárdica. 
 -BETA 2: aumenta a quantidade de AMPc, no entanto, esse aumento tem efeito contrario porque promove o efluxo de cálcio, dificultando o processo de exocitose; atua nos pulmões com a broncodilatacao; vasodilatação, relaxamento da musculatura lisa visceral. 
 -BETA 3: aumenta o APMc; atua no fígado, promovendo a liberação de substancias. 
ANTAGONISTAS: os de receptores ALFA-adrenérgicos e os de receptores BETA-adrenérgicos que podem ser seletivos ou não seletivos. Os antagonistas ALFA-adrenérgicos seletivos ALFA 1 provocam a vasodilacao, queda da pressão arterial e relaxamento da musculatura lisa do colo da bexiga. Os antagonistas ALFA-adrenérgicos seletivos ALFA 2 possivel efeito vasodilatador. Os antagonistas ALFA-adrenérgicos não seletivos que causam queda da pressão arterial –em decorrência da vasoconstrição- e hipotensão postural. 
Os antagonistas de receptores BETA tem uma acao anti-hipertensiva (redução do debito cardíaco, redução da liberação de renina pelas células justaglomerulares do rim, acao central de redução da atividade simpática). 
SINTESE, LIBERACAO E TRANSMISSAO DE NOREPINEFRINA E EPINEFRINA (CITE UM FARMACO QUE ATUE NESSAS ETAPAS)
-Síntese: o seu precurssor metabólico é a L-tirosina (um aminoácido), ao adentrar no neurônio, esse aminoácido é convertido por meio da enzima tirosina hidroxilase em DOPA. Posteriormente, a DOPA será catalisada em DOPAMINA por intermédio da dopa descarboxilase. Essa DOPAMINA será armazenada em uma vesícula transportadora e dentroda vesícula será convertida em NORADRENALINA. Na medula adrenal, o que se visualiza é a NORA sendo convertida em ADRENALINA por meio da FNMT.
-Liberação: na vesícula que contem o NT NORA, também é encontrado ATP e o neuropeptideo Y que são liberados na fenda sináptica quando da liberação de NORA. A liberação desse NT se dá a partir de um processo de despolarização que permite a abertura de canais de cálcio VD e que, por meio de diferencia de concentração, esse cálcio adentra o neurônio pré-snáptico e permite a exocitose da vesícula de NORA que terá a sua membrana fundida com a membrana da fibra pré-sináptica, expondo o NT na fenda sináptica. O mesmo acontece para a ADRENALINA. 
Transmissão: o NT se ligará com os seus receptores apropriados e, caso não haja essa interação, a NORA pode ser degrada ou recaptada. A sua captura ocorre por meio do NET (associada a recaptacao de nora) que é um transportador de norepinefrina presente na membrana plasmática e a sua inserção de volta a vesícula ocorre por meio da VMAT. Já a recaptacao extraneural ocorre por acao da EMT (associada a recaptacao de adrenalina). Se não recaptada, ela pode ser degrada pela acao da COMT (ausente nos neurônio noradrenérgicos, mas presente na medula da suprarrenal e da MAO (ligada a membrana externa das mitocôndrias e atua intracelularmente).
FENOXBENZAMINA, FENTOLAMINA, PRAZOSINA, TANSULOSINA, IOIMBINA: antagonistas dos adrenoreceptores alfa.
PROPANOLOL, ALPRENOLOL, METROPOLOL, NEBIVOLOL, BUTOXAMINA: antagonistas dos adrenoreceptores beta.
RESERPINA (esgota níveis de NE ao inibir a VMAT), GANETIDINA: inibem a liberação de NE.
CARBIDOPA (inibe a dopa-descarboxilase), METILDOPA (precursor de falso transmissor): afetam a síntese de NE.
TIRAMINA, ANFETAMINA (inibidora da MAO, NET, estimulante SNC), EFEDRINA: liberação de NE.
IMIPRAMINA, COCAINA: alteram a receptação de NE ao bloquearem o NET. 
DESCREVA OS EFEITOS AUTONOMICOS E COMPORTAMENTAIS PELA INTOXICACAO POR INIBIDORES DE RECAPTACAO DE MONOAMINAS (COCAINA E ANFETAMINA)
-ANFETAMINA: produção de respostas pressoras progressivamente menores em decorrência da depleção das reservas liberáveis de nore. E também a dependência causada por tolerância similar aos efeitos centrais com a administração repetida. Seus efeitos incluem a broncodilatacao, aumento da pressão arterial, vasoconstricao periférica, aumento da frequência cardíaca e forca de contração do miocárdio, e inibição da motilidade intestinal. 
-COCAÍNA: conhecida pela sua tendência em causar uso abusivo e tem atividade anestésica local. Seus efeitos incluem a euforia e excitação em decorrência do aumento da transmissão simpática que causa taquicardia e aumento da pressão arterial. Atua como potencializadora dos efeitos da NORA

Outros materiais