Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
37 pág.
Referências de um artigo científico [Artigos científicos_Redigir, Publicar, Avaliar]

Pré-visualização | Página 7 de 11

o último sobrenome. No caso de Leopoldo dos Santos Neto, usa-se Santos-Neto L e não Neto LS. O traço indica que os nomes devem ser mantidos juntos.
Exemplos 9.15D Possibilidades de variação na escolha do nome para compor a referência
Edilson F. dos Santos será, no Brasil, abreviado para E. F. Santos ou Santos EF. No exterior, poderá ser reconhecido de diferentes maneiras: Santos EF, Dos Santos EF, DosSantos EF, dos Santos EF, dosSantos EF.
Teresa Helena Macedo da Costa pode ser escrito como T H M da Costa, T M da Costa, T H da Costa, Teresa da Costa etc; há ainda as diversas variações do último
sobrenome: Costa, Da Costa, DaCosta, da Costa, daCosta.
As palavras van ou von, antes do último sobrenome, podem estar na mesma situação de gerar duplicidade de interpretação e uso. No Capítulo 18, o primeiro autor de uma das referências é von Elm E.
A variação do nome de um autor nas diversas obras que produz pode causar dificuldades para identificar a sua real produção científica (ver 11.1, Para que serve o nome do autor no trabalho científico) . A editora-chefe do JAMA, Catherine D. DeAngelis, por exemplo, aparece sempre como DeAngelis CD nas listas de referências bibliográficas, e não Angelis CD.
▸E Letras maiúsculas e minúsculas
Há regras para o uso de letras maiúsculas e minúsculas no início das palavras. Seu emprego sem padronização é censurável (ver exemplo). É ilógico escrever títulos ora de um jeito, ora de outro – por exemplo, escrever uma referência com todas as iniciais de palavras com letra maiúscula e, na outra referência, com as iniciais das palavras em letra minúscula. Só a primeira letra da primeira palavra dos títulos e dos nomes próprios aparece escrita com maiúscula. Abreviações são exceções, pois podem ter mais de uma letra maiúscula. Constância na aplicação das regras é o que se espera de um escritor de texto científico.
Exemplo 9.15E Mistura de letras maiúscula e minúscula no início das palavras sem apoio nas regras
Veja-se a referência: Pereira MG. Epidemiologia: teoria e Prática. Rio de Janeiro:
Editora Guanabara-Koogan; 1995.
Não existe razão para a primeira letra da palavra teoria estar com letra minúscula e a de prática com letra maiúscula. O leitor exigente conclui que houve negligência de preparação e revisão.
Atenção: o pouco rigor em uma parte do texto pode ter consequências mais amplas. Muitos críticos concluem por igual desleixo nas demais partes do texto e também na realização da pesquisa. Mesmo que tenha sido um único erro e tudo o mais esteja correto. As pessoas raciocinam, como realçado em outro local deste livro, por amostragem, ainda que distorcida. Um único deslize, muitas vezes, é generalizado. Essa é a justificativa para a conduta assumida por escritores experientes: revisar, revisar e revisar.
▸9.16 Ordenação da lista de referências
Duas maneiras são tradicionalmente empregadas para a organização da lista de referências.
▸A Por ordem de aparecimento no texto
A opção adotada nas Normas de Vancouver e que consta da Tabela 9.10 é a seguinte: “As referências devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto pela primeira vez […].”
▸B Por ordem alfabética
A adoção desse critério exige obediência a numerosas regras para a ordenação das referências.
Exemplo 9.16B Lista de referências por ordem alfabética
A seção de referências é organizada por ordem alfabética dos sobrenomes dos autores. Eis algumas regras segundo as instruções aos autores do periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa,21 que se baseia no Manual de Publicação da Associação Americana de Psicologia.17
• Trabalhos de autoria única e do mesmo autor são ordenados por ano de
· publicação, o mais antigo primeiro Quando o sobrenome é o mesmo, trabalhos
· de autoria única precedem os de autoria múltipla Na situação em que o primeiro autor é o mesmo, mas coautores diferem, os trabalhos são ordenados
• por sobrenome dos coautores Trabalhos com a mesma autoria múltipla são
· ordenados por data, o mais antigo primeiro Se mesma autoria e mesma data, são ordenados alfabeticamente pelo título; desconsidera-se a primeira palavra se for artigo ou pronome, exceto quando o próprio título contiver indicação de
· ordem A formatação da lista de referências deve ser apropriada e condizente com as instruções aos autores: por exemplo, espaço duplo e tamanho de fonte 12.
▸9.17 Normas brasileiras
As principais normas da ABNT, sobre citação e referências, estão listadas na Tabela 9.11. Algumas informações encontradas nessas normas são realçadas a seguir: •As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema numérico ou de autor-data; •portanto, há flexibilidade, nesse ponto Uma vez escolhido o sistema, ele deve ser •coerentemente usado em todo o texto A lista de referências ao fim do texto pode ser
•organizada por ordem alfabética ou por ordem de citação As referências devem ser •numeradas em ordem crescente Os vários elementos da referência bibliográfica devem ser separados entre si por pontuação uniforme.
Tabela 9.11 As normas brasileiras para citação e referências bibliográficas
Norma sobre citação – NBR 10520/2002: “Informação e documentação. Citações em documentos. Apresentação” (7 páginas).
Comentário: norma flexível; permite -se a livre escolha de estilos, se autor-data ou numérico. Contém ilustrações do uso desses dois sistemas.
Norma sobre referências bibliográficas – NBR 6023/2002: “Informação e documentação – Referências – Elaboração” (22 páginas).
Comentário: norma mais extensa que a de citação, pela própria necessidade de detalhar os elementos a serem incluídos nas referências e a ordem em que devem estar: artigo, livro, capítulo de livro. A elaboração de referências bibliográficas no País obedece ao disposto nessa norma.
NBR = Norma brasileira.
Fonte: adaptada da ABNT.15
▸9.18 Número de referências
A credibilidade do artigo científico não depende do grande número de referências que o autor possa ter reunido e assinalado em sua lista nem de que todas sejam em inglês. A credibilidade depende de um complexo intrincado de critérios, dentre os quais, a adequada seleção e qualidade das referências.
Longas listas de obras, digamos, superiores a 30, raramente são justificadas em artigos originais, exceto os de revisão. Portanto, a regra é ser seletivo e não exaustivo na escolha. Para o número máximo de referências adotado em periódicos científicos, os dados estampados na Tabela 2.6 servem como ordem de grandeza.
Um cuidado a se ter é não pecar, seja por falta seja por excesso na escolha das referências. As duas situações a seguir ilustram esses pontos.
· Pecar por falta: um exemplo extremo é o artigo sem qualquer referência, com a
· justificativa de inexistência de trabalho a citar Pecar por excesso: compor lista extensa de referências em artigo que não é de revisão (ver exemplo).
Exemplo 9.18 Autor recusa limitar o número de referências de seu artigo
Um escritor inexperiente submeteu para publicação, certa vez, um artigo científico original com mais de cem referências bibliográficas. Fez-se saber a ele que as instruções adotadas no periódico, disponíveis aos autores, limitavam esse número a 30. Pediu-se que reformulasse o seu texto e se restringisse ao número estipulado. O autor protestou veementemente por o editor querer fazê-lo cometer injustiças e portar-se de maneira pouco ética, não mencionando obras e autores utilizados no planejamento da pesquisa, na sua execução e redação dos resultados. Relutantemente, aceitou as ponderações, visto a firme decisão do editor em fazer prevalecer as regras existentes.
▸9.19 Inferências sobre o autor com base nas referências
Há leitores e revisores que iniciam a leitura do artigo pela inspeção da lista de referências bibliográficas. O intuito é informar-se sobre as obras citadas, se são adequadas ou se há novidades. Um desses especialistas pode ter sido escolhido para emitir parecer sobre o trabalho e ficará, de início, favoravelmente impressionado se a lista for bem elaborada. As referências selecionadas
Página1...34567891011