Buscar

Impactos produzidos - Arquimedes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Impactos produzidos 
No começo da ciência, as contribuições de Arquimedes foram de extrema importância para a matemática, astronomia, física e engenharia, contribuições que fazem parte do nosso campo de aprendizagem nos dias atuais. 
Segundo a lenda, Arquimedes disse aos seus conterrâneos gregos "Dê-me uma alavanca que moverei o mundo". Sendo considerado um dos maiores cientistas da Antiguidade, Arquimedes de Siracusa (287 a.C. – 212 a.C.) Entre suas contribuições à Física, estão as fundações da hidrostática e da estática, tendo descoberto a lei do empuxo e a lei da alavanca, além de muitas outras. Ele inventou ainda vários tipos de máquinas para usos militar e civil, incluindo armas de cerco e a bomba de parafuso. Experimentos modernos testaram alegações de que, para defender sua cidade, Arquimedes projetou máquinas capazes de levantar navios inimigos para fora da água e colocar navios em chamas usando um conjunto de espelhos.
Entre suas principais descobertas matemáticas e a mais utilizada por todos, estão os principais teoremas: a geometria dos círculos, cones, cilindros, planos, esferas e parábolas. 
No campo da astronomia, Arquimedes elaborou um mapeamento esférico em três dimensões do céu.
Fora isso, seus estudos sobre física foram relacionados a dispositivos como a alavanca, a polia e o parafuso. 
Mais um tópico importantíssimo das descobertas de Arquimedes que tem muita influencia nos dias de hoje é a do parafuso, os Parafusos são elementos de fixação, empregados na união não permanente de peças, isto é, as peças podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e desapertar. Se hoje temos facilidade em relação a isto foi graças a ele. 
Inclusive Arquimedes utilizou sua invenção para transporte de líquidos ou grãos de um ponto mais baixo a outro mais elevado. O aparato básico consiste de um grande parafuso inserido em um tubo justo, mais conhecido como O Parafuso de Arquimedes, ou bomba de parafuso. 
Uma de suas maiores contribuições para a ciência foi a invenção da hidrostática, parte da física que estuda os líquidos e os gases em repouso sob ação de um campo gravitacional constante. A famosa história desta descoberta ocorreu quando Arquimedes estava sentado em sua banheira. Foi quando ele concluiu que todo corpo, quando mergulhado em um fluído (em forma líquida ou gasosa) sofre, por parte deste fluído, uma força vertical para cima, que tem a mesma intensidade do peso do fluido deslocado pelo corpo.
Hoje em dia a teoria é de que O campo gravitacional é responsável por ficarmos “presos” à superfície da Terra, pela Lua e os satélites permanecem na órbita do nosso planeta e também por permanecermos em órbita ao redor do Sol.
Onde, é possível determinar o valor do campo gravitacional da Terra, ou de outro planeta qualquer, fazendo o quociente entre a força gravitacional e a massa do corpo. A força da gravidade que age sobre uma massa numa certa região está relacionada ao campo gravitacional produzido pela Terra nesse local, uma matéria interessantíssima e utilizada em todas as grades curriculares das aulas de física nos ensinos fundamentais e médios em diversas escolas. 
Além das contribuições científicas, Arquimedes também foi inventor de armas bélicas. De acordo com alguns historiadores, na época em que o exército romano iniciou os ataques à Siracusa, Arquimedes projetou diversas armas para que a cidade fosse defendida. Entre estas invenções, estão as catapultas e os espelhos que refletiam o Sol causando incêndios em bases inimigas.
Como engenheiro a serviço de Siracusa, dentre as ferramentas que ele inventou para defender a cidade. Uma delas era uma arma para afundar navios. Tratava-se de um gancho gigante preso a um braço similar a uma viga. Depois de enganchar em um navio próximo à costa, o braço oscilava, levantando a embarcação e provocando seu afundamento. Em 2005 cientistas testaram a teoria com uma versão da “garra de Arquimedes” onde realmente foi concluído que o dispositivo funcionava.

Outros materiais