Buscar

RELAÇÕES CONTAB CUSTO FINANCEIRO GERENCIAL - APOSTILA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS RESENDE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL
PROF.: LUIZ ANTONIO FONSECA
AS RELAÇÕES ENTRE A CONTABILIDADE FINANCEIRA, A DE CUSTOS E A GERENCIAL
CONTABILIDADE GERAL OU FINANCEIRA
A Contabilidade Financeira tem por objetivo controlar o patrimônio das empresas e apurar o resultado (variação do patrimônio). Ela deve também prestar informações a usuários externos que tenham interesse em acompanhar a evolução da empresa, tais como entidades financeiras que irão lhe conceder empréstimos, debenturistas e quaisquer pessoas que desejem adquirir ações da empresa (se ela for uma companhia aberta).
A Contabilidade Financeira exerce esta função através da utilização da escrituração contábil pelo método das partidas dobradas, que tem como objetivo a elaboração das demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados ou Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos. Estas demonstrações contábeis devem ser elaboradas com base nos princípios contábeis geralmente aceitos, para fins de homogeneização e uso na comparação com outras empresas ou com o desempenho da própria empresa em outro período de tempo.
É fácil perceber que a avaliação dos estoques desempenha um papel fundamental na apuração do resultado da empresa comercial, uma vez que influencia o valor do lucro bruto diretamente e a apuração do resultado do exercício, indiretamente. 
quanto menor o estoque inicial de mercadorias, maior o lucro bruto;
quanto maior o estoque final de mercadorias, maior o lucro bruto.
Estas relações ficam facilmente compreendidas utilizando-se as seguintes fórmulas:
 CMV = Ei + C – Ef
			 Lb = V - CMV
Onde:
CMV = Custo da Mercadoria Vendida
Ei = Estoque inicial
C = Compras
Ef = Estoque final
V = Vendas
Lb = Lucro bruto
Nas pessoas jurídicas que utilizam o inventário periódico, é muito comum o contador apresentar ao empresário uma primeira estimativa do valor do lucro (antes do imposto de renda) que depende apenas da avaliação do estoque final para certificar o seu valor definitivo.
A apuração do Resultado Líquido nas empresas comerciais obedece à seguinte seqüência:
				RESULTADO BRUTO (Lb)
				( - ) DESPESAS
Comerciais
Administrativas
Financeiras
( = ) RESULTADO LÍQUIDO
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Com o advento da Revolução Industrial e a conseqüente proliferação das empresas industriais, a Contabilidade viu-se às voltas com o problema de adaptar os procedimentos de apuração do resultado em empresas comerciais (que apenas revendiam mercadorias compradas de outrem) para as empresas industriais, que adquiriam matérias-primas e utilizavam fatores de produção para transformá-las em produtos destinados à venda.
A solução natural para o problema foi usar o mesmo esquema das empresas comerciais para apuração do resultado, substituindo o item Compras pelo pagamento dos fatores que entraram na produção: matéria-prima consumida, salário dos trabalhadores da produção, energia elétrica e combustíveis utilizados, enfim todos os gastos que foram efetuados na atividade industrial e que foram denominados de Custos de Produção. O ramo da Contabilidade que controlava estes gastos passou a chamar-se Contabilidade de Custos.
A Contabilidade de Custos, nos seus primórdios, teve como principal função a avaliação de estoques em empresas industriais, que é um procedimento muito mais complexo do que nas comerciais, uma vez que envolve muito mais que a simples compra e revenda de mercadorias, são feitos pagamentos a fatores de produção tais como salários, aquisições e utilização de matérias-primas etc. Ademais, estes gastos devem ser incorporados ao valor dos estoques das empresas no processo produtivo e, por ocasião do encerramento do balanço, haverá dois tipos de estoque: produtos que ainda não estão acabados (produtos em elaboração) e produtos prontos para venda (produtos acabados).
A solução adotada para apurar o resultado na empresa industrial foi similar à utilizada na contabilidade comercial: avaliam-se os estoques inicial e final (produtos acabados e em elaboração) e substitui-se a conta de compras pelos gastos efetuados na produção:
			CPV = Estoques Iniciais + Gastos na Produção – Estoques Finais
			 Lb = Vendas – Custos dos Produtos Vendidos
Diminuindo-se o valor do CPV da Receita Líquida de Vendas, obtém-se o Resultado Bruto Industrial e deduzindo-se deste as despesas comerciais, administrativas e financeiras, tem-se o Resultado Líquido, à semelhança das empresas comerciais.
Observa-se que o Custo de Produção do período, ou seja, todos os gastos incorridos com a produção industrial, foi totalmente absorvido, seja pelos estoques finais de produtos, seja pelo custo dos produtos vendidos. Este tipo de custeamento chama-se Custeio por Absorção (Custeio é a forma de apurar custos), originou-se da analogia com a Contabilidade Geral e é normalmente exigido pela auditoria externa das companhias abertas e pela legislação do imposto de renda.
O custeio por absorção está baseado nos seguintes Princípios Contábeis Geralmente Aceitos:
Princípio do Registro pelo Valor Original: os estoques e o resultado da empresa industrial são avaliados pelo custo histórico, não sendo corrigidos quando há variação do preço dos fatores de produção entre a aquisição e o levantamento do balanço patrimonial.
Princípio da Competência: todos os gastos com a produção que não tiverem correspondência com as receitas obtidas pela empresa no período devem ser incorporados ao valor dos estoques (daí o nome custeio de absorção).
CONTABILIDADE GERENCIAL
A Contabilidade Gerencial tem por objetivo fornecer informações extraídas dos dados contábeis, que ajudem os administradores das empresas no processo de tomada de decisões tais como:
Se a capacidade de produção da fábrica é insuficiente para atender todos os pedidos dos clientes, qual produto ou linha de produtos dever ser cortado?
Como fixar o preço de venda de um produto?
Dever-se continuar comprando matérias-primas de terceiros ou interessa fabricá-las na própria empresa?
Deve-se comprar equipamento novo ou reformar o antigo?
Deve-se aceitar um pedido de compra do exterior a um preço inferior ao de venda no mercado interno?
Quais são os produtos da empresa que lhe dão lucro ou prejuízo?
É também objetivo da Contabilidade Gerencial fornecer informações para os administradores da empresa que lhes permitam gerenciar o desempenho da mesma, avaliando se foram cumpridas as metas previstas no orçamento (função de controle).
Como a Contabilidade Gerencial visa atender às necessidades dos usuários internos da empresa, não é preciso levar em conta de forma rígida os princípio contábeis geralmente aceitos e as informações podem ser fornecidas de molde a atender o interesse dos administradores.
A Contabilidade Gerencial também se vale, em suas aplicações, de outros campos de conhecimento não circunscritos à contabilidade (estatística, administração financeira e de produção, análise das demonstrações financeiras, etc.).
A contabilidade Gerencial é relativamente recente entre nós e pode se afirmar que a Contabilidade Financeira é muito mais difundida e estudada que a Gerencial embora, como foi visto, esta última seja estratégica na tarefa de fornecer subsídios à administração da empresa.
A Contabilidade de Custos, cuja função inicial era de fornecer elementos para avaliação dos estoques e apuração do resultado, passou, nas últimas décadas, a prestar duas funções muito importantes na Contabilidade Gerencial: a utilização dos dados de custos para auxílio ao controle e para tomada de decisões.
No que diz respeito à função administrativa de controle, a função da Contabilidade de Custos é fornecer informações para o estabelecimento de padrões, orçamentos ou previsões e, a seguir, acompanhar o efetivamente acontecidocom os valores previstos. Este tipo de custeamento é chamado de Custeio Padrão, tem um papel muito importante no sentido de detectar ineficiências ou desperdícios nas atividades produtivas.
Com relação à utilização dos dados da Contabilidade de Custos para tomada de decisões, usa-se o Custeio Variável, por fornecer informações mais adequadas para decisões.
Consiste em tratar todos os custos fixos como despesas do exercício, independentemente da percentagem da produção que tenha sido vendida e da que tenha permanecido em estoque na empresa. Desse modo, os estoques finais não incorporarão todos os gastos efetivados na produção e serão avaliados por um valor menor que o correspondente ao custeio por absorção.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
01 – Assinale a alternativa incorreta:
um custo é absorvido quando é imputado ou atribuído a uma unidade de produção ou um produto.
o custeio por absorção é normalmente exigido pela auditoria externa das companhias abertas e pela legislação do imposto de renda.
os custos de produção reúnem o custo do material direto, o custo da mão-de-obra direta e os demais custos indiretos de fabricação.
o custeio-padrão desempenha um papel importante, na contabilidade gerencial, no sentido de detectar ineficiências ou desperdícios de produção.
a contabilidade gerencial tem por objetivo adaptar os procedimentos de apuração do resultado das empresas comerciais para as empresas industriais.
02 – Assinale a alternativa incorreta:
o objetivo básico da contabilidade gerencial é o de fornecer à administração instrumentos que a auxiliem em suas funções gerenciais.
a contabilidade de custos presta duas funções dentro da contabilidade gerencial, ou seja, a utilização dos dados de custos para o auxílio ao controle e para tomada de decisões.
a contabilidade de custos fornece informações para o estabelecimento de padrões, orçamentos ou previsões e acompanha o efetivamente acontecido com os valores previstos, auxiliando, dessa forma, a função administrativa de controle.
o custeio variável é aceito pelas auditorias independentes e também pela legislação do imposto de renda.
quanto maior o estoque final de produtos, maior é o lucro bruto.
03 – Uma empresa comercial adquiriu 100 unidades do produto X para revenda pagando R$ 30,00 por cada uma. Efetuando a venda de 80 dessas unidades por R$ 50,00 cada uma, auferiu um lucro bruto de:
4.000,00
2.400,00
1.600,00
3.000,00
5.000,00
04 – O estoque final da empresa citada na questão anterior corresponde a:
1.000,00
 600,00
1.600,00
2.400,00
3.000,00
05 – A fórmula que traduz o custo das Mercadorias Vendidas (CMV) é:
Ei + C – Ef
V – C
Ef + Ei
Ef + C – Ei
V – Ei – C + Ef

Outros materiais