Buscar

SOCIOLOGIA CONTEMPORANEA

Prévia do material em texto

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés
Mantida pelo Instituto Educacional Almenara 
RAIANE DE SOUZA MARIANO
SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA
 
AIMORÉS/MG
27/03/2021
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés
Mantida pelo Instituto Educacional Almenara 
RAIANE DE SOUZA MARIANO
	
SOCIOLOGIA CONTEMPORANEA
Trabalho submetido a Professora Maria Claret de Assis Vieira, da disciplina de EAD Fundamentos da Sociologia, como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Enfermagem 3° Período na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés.
AIMORÉS/MG
27/03/2021
INTRODUÇÃO
 A sociologia contemporânea manifesta-se em um espaço social diferente daquele no qual os fundadores da Sociologia começaram a trabalhar, pois no nascedouro da Sociologia tratava-se de um espaço de construção do Estado-Nação, enquanto que estamos hoje, diante de uma sociedade globalizada.
A sociologia é uma ciência situada dentro do conjunto das ciências humanas. O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formas sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.
A sociologia contemporânea nos ajuda a perceber os caminhos que podem nos proporcionar a uma reflexão crítica e abrangente sobre a sociedade em que vivemos. Baseando-se nas informações sobre sociologia contemporânea, neste trabalho veremos um pouco sobre a responsabilidade social empresarial, os direitos humanos e a cidadania e a globalização sobre a nova configuração politica e econômica mundial.
SOCIOLOGIA CONTEMPORÃNEA
A sociologia é fruto das condições históricas e dos contextos criados a partir do desenvolvimento e expansão do capitalismo. A despeito da importância das teorias clássicas, um contexto completamente novo exige novas ferramentas e modelos teóricos. Sociologia é a ciência que estuda a sociedade. Com o auxilio da economia, da ciência politica, da antropologia e da psicologia. Vemos que a sociologia busca compreender, de maneira estritamente cientifica, como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e como é possível intervir nesse desenvolvimento. Assim, vemos que diversas outras áreas do conhecimento utilizam dos conhecimentos sociológicos para promoverem ações que estejam diretamente ligadas à intervenção nas sociedades.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Responsabilidade social empresarial nada mais é do que um conjunto de ações e iniciativas tomadas pelas empresas buscando, de maneira completamente voluntaria, contribuir com questões de ética, meio ambiente e a sociedade. Essas iniciativas integram os aspectos citados comas partes envolvidas, como colaboradores, fornecedores, o governo e os cidadãos. 
A Responsabilidade Social Empresarial visa o alcance de objetivos empresariais convergentes com praticas de desenvolvimento sustentável e responsável, em um relacionamento com a comunidade de beneficio mutuo para ambas as partes. Ela trata de uma relação ética em todas suas ações, práticas, politicas, valores e ate mesmo na forma como uma empresa se comunica, vai muito além de ações filantrópicas.
Nos últimos tempos, a percepção das pessoas em relação às marcas e às empresas mudou consideravelmente. Se há alguns anos os objetivos de marketing eram focadas apenas no aumento dos lucros e das vendas, hoje se faz necessário pensar além.
As vantagens de ter uma marca socialmente alinhada é que as empresas que apresentam um verdadeiro senso de responsabilidade social empresarial colheram seus frutos ao longo de todo o processo, além de ganharem o prestigio da população e do mercado. Podemos destacar algumas das principais vantagens de ser uma empresa socialmente responsável que é ter uma imagem positiva, a fidelização com os clientes, uma contribuição social positiva, retenção dos melhores funcionários, a motivação da equipe, o aumento da produtividade, atração de bons parceiros, esses são os principais benefícios trazidos pela aplicação de uma postura socialmente responsável nas esferas interna e externa.
Foi criada uma norma ISO26000 que define a SER como a responsabilidade assumida por uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades sobre a sociedade e o meio ambiente que através de um comportamento transparente e ético ela contribui para o desenvolvimento sustentável, a saúde e o bem-estar da sociedade; considera também as expectativas do stakeholders ( que são pessoas ou entidades afetadas pelas atividades de uma determinada empresa); está sempre em conformidade com legislação e em harmonia com as normas internacionais de comportamento; e está integrada em toda a organização e implementada em suas relações. 
RES requer planejamento e análise das necessidades sociais, além do estudo de ações que não prejudiquem a saúde do negocio. Para que esse conceito seja aplicado de forma eficaz, é preciso que a empresa trace estratégias para sua implementação. 
OS DIREITOS HUMANOS E A CIDADANIA
Direitos humanos e cidadania são direitos pertinentes a todos os seres humanos, e que independem de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. São direitos humanos básicos: o direito à vida e à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação. Atualmente Direitos Humanos e Cidadania são temas que geram bastante discursão em nossa sociedade. 
 Os Direitos humanos são todos os direitos e liberdades básicas que garantem uma vida decente a todas as pessoas, simplesmente porque são seres humanos. Independente da nacionalidade, de sua cor, religião, sexo e politica, os direitos humanos devem ser garantidos a todos. Os direitos humanos incluem o direito à vida, à liberdade de expressão de opinião e de religião, direito à saúde, à educação e ao trabalho. Segundo a ONU, os direitos humanos a garantias de proteção dos seres humanos contra ações ou falta de ações de governantes ou de outras pessoas que possam colocar em risco a dignidade humana.
A cidadania consiste no grupo de direitos e deveres civis e políticos exercidos por indivíduos que vive em sociedade. Existem inúmeras legislações voltadas para os deveres e os direitos que o cidadão possui, como o direito de ir e vir; acesso a saúde e moradia, alimentação e educação, já os deveres são o de voto eleitoral, zelo pelo espaço. A Declaração Universal dos Direitos Humanos instituído em 1948 pela ONU, esse documento conceitua e enumera os direitos fundamentais do cidadão.
 A criação da Organização das Nações Unidas em 1945 também faz parte da historia da evolução dos direitos humanos, o que podemos dizer que é um 
fato importante porque um dos objetivos da ONU é trabalhar para garantir a dignidade de todos os povos e para diminuir as desigualdades mundiais.
A GLOBALIZAÇAO: A NOVA CONFIGURAÇAO POLITICA E ECONOMICA MUNDIAL
A globalização é um processo de expansão econômica, politica e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações. O processo de globalização se acelerou bastante devido à Terceira Revolução Industrial, o que promoveu a evolução das tecnologias e de transporte e comunicação, de modo que a distância e as fronteiras geográficas se tornam cada vez menores. Isso contribuiu diretamente para o aumento das trocas comerciais entre os países, sobretudo para a velocidade em que essas trocas acontecem. O processo de globalização da economia está relacionado á forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos, gerando, com isso, a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras.
 O processo de globalização é consequência, principal da expansão dos sistemas de comunicação por satélites, da telefonia, da presença da informáticana maior parte dos setores de produção e de serviços, através da internet.
CONCLUSÃO
Neste trabalho vimos que a sociologia, enquanto ciência, tem como finalidade entender as estruturas sociais e fornecer ferramentas teóricas para que haja alguma modificação nessa estruturação. Pois o trabalho da sociologia, nesse sentido, consiste exatamente em identificar, classificar e analisar as estruturas sociais em geral, com o auxilio de outas ciências sociais, como a antropologia, a fim de fornecer ferramentas para diversas ciências de diversas áreas. A respeito da responsabilidade social empresarial é que geralmente ela envolve a busca de novas oportunidades como uma maneira de responder às demandas ambientais, sociais e econômicas do mercado. Aplicar o conceito de responsabilidade social empresarial não é uma tarefa fácil. O primeiro passo diz respeito à mudança cultural nos processos da organização, aliando as ações sócias com o objetivo natural de uma empresa que seria o de gerar lucro. Para isso, ela precisa minimizar os riscos, trabalhando de forma sustentável.
 A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para os serviços de telecomunicações, transportes, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária. Portanto, a globalização através do aparato tecnológico desenvolvido, proporciona maior instantaneidade aos fluxos de transportes, informação, mercadorias, pessoas, capital. 
Os direitos humanos são fundados sobre o respeito pela dignidade e o valor de cada pessoas ,vimos que os direitos humanos são universais, o que quer dizer que são aplicados de forma igual e sem discriminação a todas as pessoas. Portanto todos os direitos humanos devem ser vistos como de igual importância, sendo igualmente essencial respeitar a dignidade e o valor de cada pessoa.
REFERÊNCIAS
INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
MATTAR, H., Os Novos Desafios da Responsabilidade Social Empresarial, Ethos, São Paulo, 2001
http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/sociologia/Sociologia_Contemporanea2.pdf
https://prezi.com/9lp0_gxyjovx/sociologia-contemporanea-uma-introducao/
https://www.scielo.br/pdf/spp/v18n4/a09v18n4.pdf
https://prezi.com/9lp0_gxyjovx/sociologia-contemporanea-uma-introducao/?frame=67b354ffa0ddb7ba8bad28215cc871b5326a52bd

Outros materiais