Buscar

EXERCÍCIOS GLICÓLISE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS GLICÓLISE
PARTE 1 
1. O que o assunto tratado neste capítulo tem a ver com a cerveja? E com músculos cansados e doloridos?
As bolhas na cerveja são CO2, produzidos por meio da fermentação alcoólica. Músculos cansados e doloridos são causados pelo acúmulo do ácido lático, um produto da glicólise anaeróbica.
2. Que reação ou reações estudadas neste capítulo requerem ATP? Que reação ou reações produzem ATP? Liste as enzimas que catalisam as reações que requerem e que produzem ATP. 
Reações que requerem: Fosforilação da glicose para dar glicose-6-fosfato; fosforilação da frutose-6-fosfato para dar frutose-1,6-bifosfato.
Reações que produzem ATP: transferência do grupo fosfato do 1,3-bisfosfoglicerato para o ADP; transferência do grupo fosfato do fosfoenolpiruvato para o ADP. 
Enzimas que requerem ATP: hexoquinase, glicoquinase e fosfofrutoquinose. 
Enzimas que produzem ATP: fosfogliceratoquinase e piruvatoquinase.
3. Que reação ou reações abordadas neste capítulo requerem NADH? Qual reação ou reações requerem NAD+? Liste as enzimas que catalisam as reações que requerem NADH e as que requerem NAD+. 
Redução do piruvato a lactato e redução do acetoaldeído a etanol requerem NADH. Enzimas que catalisam reações que requerem NADH: lactato desidrogenase, álcool desidrogenase.
Oxidação do gliceraldeído-3-fosfato a 1,3-difosfatoglicerato requerem NAD+. 
Enzimas que catalisam reações que requerem NAD+: gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase
4. Quais as enzimas discutidas neste capítulo são desidrogenases ligadas ao NADH?
Gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase, lactato desidrogenase, álcool desidrogenase. 
5. Explique a origem do nome da enzima aldolase. 
Porque ela catalisa a reação de quebra da frutose-1,6-bifosfato em diidoxicetona fosfato e D-gliceraldeído-3-fosfato que é o contrário de uma condensação aldólica.
6. Mostre como se chega à estimativa de eficiência de 33% do uso de energia na glicólise anaeróbica. 
A divisão do valor da glicose consumida pelo valor para conversão de 1 mol de glicose para 2 mols de lactato. (61/184,5)x100 = 33%
7. Qual é o ganho líquido de moléculas de ATP derivadas das reações de glicólise? Como esse número difere do rendimento total de ATP?
Há um ganho líquido de duas moléculas de glicose. O rendimento total é de 4 móleculas de ATP por molécula de glicose, mas as reações de glicólise requerem 2 ATPs por glicose. 
8. Quais são os possíveis destinos metabólicos do piruvato? 
Pode ser convertido a lactato, etanol ou acetil-CoA.
9. Defina a fosforilação em nível de substrato e dê um exemplo a partir do material discutido neste capítulo. 
A energia livre de hidrólise de um substrato é a força energética que conduz à fosforilação em nível de substrato. Um exemplo é a conversão de gliceraldeído-3-fosfato a 1,3-bisfosfoglicerato.
10. Defina isoenzimas e dê um exemplo a partir do material discutido neste capítulo.
São enzimas oligoméricas que possuem uma ligeira diferença de composição de aminoácidos em diferentes órgãos. Ex.: lactato desidrogenase e a fosfofrutoquinase
11. Por que a formação de frutose-1,6-bisfosfato é o passo comprometido da glicólise?
Pois a glicose-6-fosfato e a frutose-6-fosfato podem desempenhar papéis em outras vias, enquanto a frutose-1,6-bisfosfato não pode participar de nenhuma outra reação. A fosforilação dela é altamente exergônica e irrervesível. É catalisada pela fosfofrutoquinase. 
12. Que reações são pontos de controle da glicólise? 
A reação de glicose para glicose-6-fosfato (hexoquinase), produção de frutose-1,6-bisfosfato (fosfofrutoquinase), e a última catalisada pela piruvato-quinase
PARTE 2
13. Mostre que a reação Glicose-> 2 gliceraldeído-3-fosfato é levemente endergônica; ou seja, que não está longe do equilíbrio.
Basta somar os valores de G mol -1 das reações da glicose até gliceraldeído-3-fosfato. O resultado é 2,5kj mol -1 = 0,6 kcal mol-1. 
14. B
15. C
16. A reação de 2-fosfoglicerato a fosfoenolpiruvato é uma reação redox? Justifique a sua resposta. 
A reação de 2-fosfoglicerato a fosfoenolpiruvato é uma desidratação (perda de água), em lugar de uma reação de redox. 
17. De que maneira o modo de ação observado para hexoquinose está de acordo com a teoria de encaixe induzido de ação de enzima?
A molécula de hexoquinase muda drasticamente de conformação na ligação do substrato, consistente com a teoria do encaixe induzido, de uma enzima se adaptando ao substrato. 
18. Como o ATP age como um efetor alostérico no modo de ação na fosfofrutoquinose?
O ATP inibe a fosfofrutoquinase, consistente com o fato de que o ATP é produzido em reações posteriores à glicólise. 
19. Discuta brevemente o papel do pirofosfato de tiamina nas reações enzimáticas, usando o material deste capítulo para ilustrar seus pontos.
O pirofosfato de tiamina é uma coenzima que participa da transferência de unidades de dois carbonos. Ele é requerido para a catálise da piruvato descarboxilase na fermentação alcóolica. 		
20. O beribéri é uma doença causada pela deficiência de vitamina B1 (tiamina) na dieta. A tiamina é o precursor do pirofosfato tiamina. Considerando o que você aprendeu neste capítulo, por que razão é comum os alcoólatras terem a tendência de desenvolver tal doença?
Porque o pirofosfato de tiamina é uma coenzima utilizado na reação de etanol, sendo assim, à medida que mais reações acontecem a quantidade de coenzimas diminui. 
A tiamina pirofosfato (TPP) é uma coenzima requerida na reação catalisada pela piruvato carboxilase. Uma vez que essa reação é uma parte do metabolismo do etanol, menor quantidade da coenzima estará disponível para reações com outras enzimas que requerem o TPP. 
21. É bem conhecido entre caçadores que carnes de animais que correram muito antes de morrer têm sabor ácido. Sugira a razão para essa observação. 
Animais que correram muito antes de morrer acumulam grandes quantidades de ácido lático no tecido muscular, o que justifica o sabor ácido em sua carne. 		
22. Qual é a vantagem metabólica na conversão de glicose para lactato, já que não há nenhuma oxidação ou redução líquida?
A conversão de glicose para lactato, em vez de piruvato, recicla NADH.			
23. Por que a formação de frutose-1,6-bisfosfato é um passo em que provavelmente o controle da via glicolítica possa ser exercido?
Pois é um passo comprometida da via glicólica. 					
24. Altos níveis de glicose-6-fosfato inibem a glicólise. Se a concentração de glicose-6-fosfato diminuir, a atividade será restabelecida. Por quê?
Porque ela inibe a hexoquinase, enzima responsável pela sua própria formação. À medida que a glicose-6-fosfato é rapidamente usada em reações que se seguem à glicólise, a inibição é aliviada. 
25. Células de câncer crescem tão rapidamente que elas têm uma taxa mais alta de metabolismo anaeróbico do que a maior parte dos tecidos do organismo, em especial no centro do tumor. Drogas que envenenam as enzimas do metabolismo anaeróbico poderiam ser usadas no tratamento do câncer? Justifique sua resposta. 
Isso é possível, e é fato. Essas drogas também afetam outros tecidos, inclusive a pele, o cabelo, as células do trato intestinal, e especialmente, o sistema imune e as células vermelhas do sangue. Pessoas em quimioterapia são normalmente mais suscetíveis a doenças infecciosas do que pessoas saudáveis, além de frequentemente estarem um pouco anêmicas. 
26. (Para refletir) A maioria das vias metabólicas é relativamente longa e aparenta ser muita complexa. Por exemplo, há 10 reações químicas individuais na glicólise que convertem glicólise a piruvato. Sugira uma razão para essa complexidade.
Com poucas exceções, uma reação bioquímica tipicamente resulta em apenas uma modificação química do substrato. De acordo com esse fato, muitos passos são necessários para alcançar a última meta.

Continue navegando