Buscar

Osteossarcoma: Lesão Maligna Óssea

Prévia do material em texto

· Neoplasia maligna de células mesenquimais que tem a capacidade de produzir osso imaturo ou osteoide.
· É a lesão maligna mais comum de origem óssea.
· Etiologia desconhecida.
· podem ser classificados em central (surgindo dentro da medula óssea), superficial (surgindo na região justacortical), ou muito raramente extraesquelética (surgindo dentro do tecido mole).
· A maioria dos casos são centrais.
Características Clínicas e Radiográficas
· O osteossarcoma extragnático tem maior pico durante a adolescência e um pico menor entre adultos com mais de 60 anos.
· O pico inicial ocorre durante o período de maior crescimento ósseo. Muitos surgem nas metáfises distais do fêmur e na tíbia proximal.
· Nos pacientes mais velhos, o osteossarcoma é atribuído à doença óssea de Paget ou à irradiação prévia, e o esqueleto axial e os ossos chatos estão envolvidos com maior frequência.
· As lesões nos ossos gnáticos ocorrem em uma ampla faixa etária, com o pico na terceira, quarta e quinta décadas de vida.
· Tanto os osteossarcomas gnáticos quanto os extragnáticos exibem uma leve predileção por homens.
· Osteossarcomas mandibulares surgem com maior frequência no corpo, seguidos por aqueles de ângulo, sínfise e ramo. 
· As lesões maxilares na porção inferior (crista alveolar, soalho do seio e/ou palato) que a porção superior (zigoma, margem orbitária).
· Os achados clínicos mais comuns são o aumento de volume e dor. Mas também se nota m mobilidade dos dentes, parestesia e obstrução nasal.
· Os exames radiográficos podem apresentar radiopacidades, com um misto de radiolucidez e radiopacidade, ou uma lesão radiolúcida com bordas mal definidas.
· A destruição cortical, a expansão cortical e a reação periosteal podem ser evidentes.
· Alargamento simétrico do espaço do ligamento periodontal pode ser um importante indício para realizar o diagnóstico precoce do osteossarcoma; porém, essa característica, pode ser vista associada a outras lesões malignas.
Tratamento e Prognóstico
· O tratamento a do osteossarcoma dos ossos gnáticos é a ressecção cirúrgica.
· O uso de quimioterapia e/ou radioterapia para as lesões dos osteossarcomas dos ossos gnáticos são controversas, mas pode ser considerada em alguns casos.
· Para osteossarcomas de alto grau dos ossos longos é indicado quimioterapia neoadjuvante, seguida de cirurgia radical e quimioterapia adjuvante.
· O fator prognóstico mais importante é a possibilidade de se obter a remoção cirúrgica completa inicial. Em comparação com lesões mandibulares, lesões maxilares muitas vezes são de ressecção mais difícil e apresentam um pior prognóstico.
· A maioria das mortes ocorre pelo descontrole da doença local dentro de dois anos após o início do tratamento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes