Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Antigo testamento 2 prova

Pré-visualização | Página 1 de 2

1Moisés foi o grande líder do povo de Israel. Quando o povo já estava prestes a entrar na Terra Prometida, Deus permitiu Moisés contemplar a Terra Prometida, mas ele não pôde entrar, por causa da sua desobediência no incidente das águas de Meribá. Moisés então morreu sem entrar na terra que manava leite e mel. Não se sabe exatamente aonde ele foi sepultado, mas tem-se o registro da região que ele foi sepultado. Com relação à morte de Moisés, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a região em que ele foi sepultado:
A
Na região do Monte Gerezim.
B
Na região do Monte Sinai.
C
Na região do Monte Nebo.
D
Na região do Monte Ararate.
2Os princípios do descanso sabático e do resgate (ou redenção) deveriam governar o uso e a propriedade da terra e da vida humana, pois tanto a terra quanto a vida pertencem a Yahweh. No Livro de Levítico, existem duas características que são consideradas principais. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:
A
Sacrifício de animais e crianças.
B
Regresso de Moisés e Josué.
C
Código das leis e santidade.
D
Ensinamento das leis e história do povo hebreu.
3O capítulo 32 de Deuteronômio contém o último cântico de Moisés. E o capítulo 33 apresenta a bênção dada por Moisés às 12 tribos que compõem Israel. É apresentada a predileção que Deus tem pelos hebreus. Mostra o trato que Deus tem para com o povo de Israel, o quanto é generoso, favorável, prestativo e atento para com esse povo que escolhera. Após a morte de Moisés, quem ficou como seu sucessor à frente do povo hebreu?
A
Calebe.
B
Eliézer.
C
Arão.
D
Josué.
4O Livro de Números apresenta o registro da peregrinação do povo hebreu em sua caminhada no deserto, depois do êxodo do Egito, rumando à Terra Prometida, sendo um diário dos primeiros dias da aliança entre Deus e os hebreus. Com relação a este livro, analise as sentenças a seguir:
I- O nome "Números" tem sua origem na tradução grega do Antigo Testamento, referente ao recenseamento do povo hebreu, mencionado nos capítulos 1 e 26 desse livro.
II- O Livro de Números apresenta uma forma de um treinamento divino para que um certo povo, formado por ex-escravos, se tornasse a nação de sacerdotes forjada na aliança entre Deus e os hebreus.
III- A expressão "O Senhor falou a Moisés" está presente em todos os capítulos desse livro, o que levou estudiosos a entenderem que a autoria desse livro é mosaica.
IV- O Livro de Números narra os acontecimentos de Israel depois que adentraram na Terra Prometida, as batalhas de Josué e a travessia do Rio Jordão.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças III e IV estão corretas.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
5Dentro do conjunto do Livro de Levítico, o sacerdote é a personagem principal da liturgia de qualquer rito de sacrifício a ser oficializado, principalmente no Dia da Expiação. Com relação ao sacerdote, analise as sentenças a seguir:
I- Tinha por função ser o intermediário entre o povo e Deus.
II- O sacerdote devia ter um reconhecimento do povo pelo fato de ter sido escolhido, chamado, qualificado e consagrado, para então oficializar os serviços religiosos no Tabernáculo.
III- Suas funções eram escrever os relatos da história de Israel e cuidar dos aspectos sociais e culturais da nação.
IV- Considerando que Deus desejava que Israel fosse uma nação santa, nomeou Aarão e seus filhos para constituírem o sacerdócio.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
6Conhecer a composição de um livro facilita a nossa compreensão a respeito daquela obra. Assim, vale a pena perceber a estrutura, a data, as divisões e os principais eventos que fazem parte de um livro, pois isto ajudará na contextualização e na compreensão do próprio formato daquela obra. Com relação ao livro de Números no Antigo Testamento e sua composição, analise as sentenças a seguir:
I- O livro de Números abrange o período de 1512 a 1473 a.C., um total de 38 anos, de acordo com muitos exegetas.  
II- Para o livro de Números costuma-se fazer três divisões básicas: 1. No Sinai (1, 1-10); 2. No deserto de Cades-Barneia (10, 11-22); 3. Nas planícies de Moabe (22, 2-36).
III- O livro de Números abrange o período de 783 a 738 a.C., o que abrange um total de 18 anos, de acordo com muitos exegetas.
IV- O livro de Números, na sua totalidade, descreve os acampamentos das tribos dos hebreus (1, 52.53), os sinais de toque da trombeta para toda a assembleia e para o acampamento (10, 2-6) e a ordem de marcha (2, 9; 16; 17; 24; 31).
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
7Da forma como está constituído, o Pentateuco apresenta todo o período histórico, que parte da criação do mundo até a morte de Moisés anos antes do povo hebreu entrar na terra que para ele fora prometida. Sem nos fixarmos em detalhes de datas, pelo fato de existirem várias linhas de pesquisas divergentes acerca do assunto, podemos então apontar o período de 2000 a.C. para as narrativas consideradas 'Patriarcais' e o período de 1500 a.C. para as narrativas apresentadas no Livro do Êxodo. Quanto aos livros do Pentateuco e o conteúdo de cada um, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O foco principal do Livro do Êxodo é a fuga ou a saída do povo hebreu do Egito Antigo e sua caminhada em direção à Terra Prometida, que, ao chegar diante do Monte Sinai, estabelece com Deus uma aliança, passando a ter uma relação de pertencimento a Deus, sendo que Este fará coisas grandes para defender, salvar e guardar Israel.
(    ) O Livro de Levítico faz referência ao culto a ser realizado pela tribo de Levi, que foi então escolhida para realizar os serviços religiosos do Santuário. O livro contém basicamente material de cunho legislativo, sendo o centro das leis que buscava regulamentar toda a vida social, política, religiosa e cultural do povo do antigo reino de Israel em construção, para então futuramente tomar a posse da terra de Canaã.
(    ) O Livro dos Números possui elementos narrativos e legislativos. No entanto, um elemento central no Livro de Números é o fator da transição entre a antiga geração, que deixou o Egito, morreu no deserto para dar lugar a uma nova geração, que por fim tomou posse da Terra Prometida. Uma outra importante transição é a geográfica, que é a passagem do Sinai, pelo deserto, até a chegada nas estepes da planície do deserto de Moab.
(    ) No Livro do Deuteronômio são destacados temas teológicos de bastante relevância, como: a queda do homem; a história de Abraão, Isaque e Jacó; a morte dos primogênitos; a aliança com Abraão; as profecias referentes à queda e à ascensão dos reis de Israel.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V.
B
F - V - F - V.
C
V - V - F - V.
D
V - V - V - F.
8A primeira geração que saiu do Egito havia morrido e a segunda não havia presenciado as obras maravilhosas de Deus realizadas nos primeiros anos nem as entendia e Moisés trouxe-as à memória do povo. Também lhes recordou os preceitos da lei do Sinai para que os gravassem em seus corações, pois esses preceitos os guardariam da iniquidade dos cananeus. Depois, Moisés escreveu os discursos em um livro e, assim, distingue-se dos outros livros do Pentateuco por seu estilo oratório e seu fervor exortativo (HOFF, 1995, p. 100-101). Portanto, o livro de Deuteronômio tem suas características próprias dentro dos livros do Pentateuco. Sobre o livro de Deuteronômio analise as sentenças a seguir:
I- O livro de Deuteronômio trata na sua maior parte de discursos de Moisés que foram proferidos ao povo de Israel na planície de Moabe.
II- A palavra "Deuteronômio" tem a sua origem na versão grega e significa "repetição da lei" ou "segunda lei", ou ainda de "de acordo com
Página12