Buscar

CCJ0008-WL-PA-11-Sociologia Jurídica e Judiciária-Antigo-15892

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: 11 - MUDANÇAS SOCIAIS E DIREITO: ASPECTOS ECONÔMICOS
			 SOCIOLOGIA JUR�DICA E JUDICI�RIA
			
		
		
			Título
			11 - MUDANÇAS SOCIAIS E DIREITO: ASPECTOS ECONÔMICOS
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				11
			
 
 Tema
		 SOCIOLOGIA JUR�DICA DA VIDA ECONÔMICA: TRANSFORMAÇÕES DA PROPRIEDADE E RELAÇÕES DE TRABALHO
		
		 Objetivos
		 
·         Reconhecer a provisoriedade e a mutabilidade das normas de Direito em face da mudança social;
·         Reconhecer os efeitos das transformações econômicas na legislação, na aplicação do Direito e nas instituições jurídicas.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 
1 – Mudança social e Direito. Formulação e aplicação do Direito e m face da mudança social. Análise dos fatores que influenciam essa mudança. Conceito: O dinamismo da sociedade e seus reflexos na provisoriedade e mutabilidade do Direito.
2 - A questão econômica. Alterações nos conceitos de propriedade e trabalho. Conceito: Trabalho e emprego em contexto de globalização da economia. Precarização das relações de trabalho e Direito. Novas concepções sobre propriedade. Direito alternativo como forma crítica do sistema estatal (reflexão sobre sua validade como forma de suprir as insuficiências do Direito oficial). 
 
	
	 Aplicação Prática Teórica
 
CASO 1
A Advocacia Geral da União (AGU) em Chapecó (SC) conseguiu, na Justiça do Trabalho, isentar a União de pagar obrigações trabalhistas devidas pela empresa Gesel - Gerenciamento de Serviços de Mão-de-Obra Ltda. A empresa prestava serviços terceirizados à União, mas deixou de existir e fechou suas portas, sem avisar ou pagar os direitos trabalhistas de seus funcionários. (Disponível em http://www.direito2.com.br /agu/2005/fev/14/uniao_nao_e_responsavel_por_divida_trabalhista_de_empresa_terceirizada).
a) O texto aborda uma realidade constante nas grandes e médias empresas, a terceirização de seus serviços. De que maneira a dinâmica da economia mundial, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico e a modernização industrial, influenciou no surgimento dessas novas relações de trabalho?
b) É possível dizer que o Poder Judiciário está acompanhando a evolução do mercado de trabalho de forma eficaz em suas decisões judiciais?
CASO 2
EMENTA:  APELAÇÕES C�VEIS. EMBARGOS DE TERCEIRO. DIREITO À MORADIA. DIREITO SOCIAL M�NIMO. GARANTIA FUNDAMENTAL. ENTRECHOQUE COM DIREITO DE CRÉDITO. GARANTIA POR LEI ORDIN�RIA. PREVALÊNCIA. A função social da propriedade transcende não só à própria lei substantiva, mas também ao próprio direito individual, notadamente o direito de crédito. O direito à moradia de uma comunidade, como mínimo social, possui prevalência sobe o direito de crédito de instituição financeira. Apelações do banco improvidas e providas as apelações dos embargantes. Sucumbência redimensionada. (Apelação Cível Nº 70016616682, Décima Nona Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Guinther Spode, Julgado em 10/10/2006). 
Sabe-se que a propriedade é preservada constitucionalmente e deve atingir sua função social (art. 5º XXII E XXIII). Considerando a realidade social e conseqüente aumento de invasões como em movimentos sem teto e sem terra, de que maneira pode o operador do direito trabalhar com este fato sem desconsiderar o ordenamento jurídico em vigor?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes