Buscar

WL-P & R-51-TGE-04-Origem e Formação do Estado-023

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Waldeck Lemos
Perguntas & Respostas�� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET �����Disciplina:
Teoria Geral do Estado�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �1� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �2���
� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Waldeck Lemos
Perguntas & Respostas�� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET �����Disciplina:
Teoria Geral do Estado�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �2� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �2���
Questões
	
	Fonte: CRETELLA JUNIOR, J. e CRETELLA NETO, J. - 1.000 Perguntas e Respostas Sobre Teoria Geral do Estado – Editora Forense Jurídica (Grupo GEN).
	
	CAPÍTULO 04 - ORIGEM E FORMAÇÃO DO ESTADO
	
	01) Quais os fundamentos da teoria mecanicista para a negação dos fins do Estado? 
R.: A teoria mecanicista, de cunho materialista, entende que a vida de qualquer sociedade se desenrola como uma sucessão de eventos inevitáveis, que não podem ser manipulados para o atingimento de determinada finalidade.
02) Que teorias têm sido propostas para caracterizar os fins do Estado, segundo os limites da atividade estatal, em seu relacionamento com os indivíduos?
R.: A doutrina propõe a seguinte classificação: a) teorias dos fins expansivos; b) teorias dos fins limitados; e c) teorias dos fins relativos.
03) Qual o fundamento das teorias dos fins expansivos do Estado?
R.: As teorias dos fins expansivos do Estado têm por fundamento o crescimento incessante do Estado, limitando cada vez mais a importância do indivíduo na sociedade.
04) Quais as principais teorias dos fins expansivos do Estado?
R.: As principais teorias dos fins expansivos do Estado são: a) as teorias utilitárias; e b) as teorias éticas.
05) Qual o fundamento das teorias utilitárias?
R.: As teorias utilitárias entendem que os fins do Estado são a perseguição do máximo desenvolvimento material, para que se atinja a situação do Estado do bem‑estar, defendendo alguns de seus adeptos que este estágio é precisamente o bem comum das pessoas.
06) Qual o fundamento das teorias éticas?
R.: As teorias éticas entendem que a expansão do Estado deve ser perseguida segundo critérios deontológicos, para que se atinja a situação do Estado ético.
07) A que espécie de Estado conduzem as teorias utilitárias e éticas?
R.: As teorias utilitárias e éticas conduzem ao Estado totalitário, pois a forma de atuação do Estado que preconizam levam à anulação do indivíduo.
08) Quais os fundamentos das teorias que defendem fins limitados para o Estado?
R.: Os fundamentos das teorias que defendem fins limitados para o Estado residem na defesa da redução do papel do Estado à posição de mero fiscalizador da ordem social, com intervenção mínima na sociedade, especialmente na economia, de modo que o próprio indivíduo possa atingir o bem‑estar, como fruto de sua liberdade.
09) Que espécies de Estado propugnam os defensores das teorias dos fins limitados do Estado?
R.: Os defensores das teorias dos fins limitados do Estado propugnam a existência de três espécies de Estado: a) o Estado-polícia; b) o Estado‑liberal; e c) o Estado de Direito.
10) O que é Estado‑polícia?
R.: Estado polícia é aquele cuja atuação interfere na liberdade do cidadão, assegurando também proteção à população contra ameaças à ordem jurídica, surgidas no interior do próprio Estado ou no exterior.
==XXX==
Perguntas & Respostas/WLAJ/DP
Perguntas & Respostas/WLAJ/DP

Outros materiais

Outros materiais