Buscar

Projeto Político Pedagógico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

No livro “Projeto Político Pedagógico: Uma Construção Possível”, a autora Ilma Passos Alencastro Veiga relata a construção de um projeto escolar onde os principais envolvidos são os professores, educadores e instituições educacionais na busca de aprimorar a qualidade de ensino, resgatando a identidade da escola e tendo como base uma reflexão coletiva de igualdade.
O Projeto Político Pedagógico torna possível um trabalho em equipe onde tem como finalidade a construção de um trabalho não diferenciado a cada um, mas tendo como meta a aprendizagem dos alunos. Na formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, sendo o individuo inserido nesse tipo de sociedade e modificando os rumos que ela vai seguir. Cria-se um documento em que todos os envolvidos definem o que será feito e realizado para a prática da organização da sala de aula e da escola como um todo. É a busca constante de estratégias a serem definidas para a melhor realização de um projeto construído com base nos referenciais governamentais. 
No Projeto Político Pedagógico (PPP) segue-se todo o padrão regulamentar, mas a instituição em si define a melhor maneira para obtenção de resultados satisfatórios da atividade a ser aplicada. O compromisso da escola é de manter uma relação recíproca de igualdade garantido o acesso e permanência dos alunos; qualidade para todos evitando a evasão e o mínimo de repetência possível; uma gestão democrática menos autoritária e mais expansiva aos ideais dos representantes dos diferentes segmentos da escola, prevendo uma baixa exclusão da classe social; autonomia por parte dos profissionais da educação nas experiências vividas e por fim a valorização do magistério por melhores condições de trabalho seja na remuneração, na sua formação contínua profissional e recursos físicos e didáticos mais amplos.
A realização plena de um PPP depende de toda uma ação a ser desenvolvida. Os métodos a serem aplicados mostrará a eficiência ou não na obtenção de resultados esperados. Para que se obtenha sucesso deverá experimentar inúmeras formas de conhecimento e aplicá-los com destreza. 
O profissional da educação é obrigado a improvisar, por falta de recursos necessários para a realização de algumas atividades. São nesses improvisos que são construídos outros saberes novos e remodulados na execução de uma tarefa satisfatória.
Os envolvidos no PPP entendem que não é de imediato que se obtém os resultados esperados. Tem que haver uma colaboração geral, um compartilhamento imediato. Comunidade, professores e gestão administração deverão trabalhar juntos para um ensino de qualidade, onde os recursos não sejam escassos e o ensino seja priorizado como elemento fundamental para o desenvolvimento do ser humano e de uma sociedade mais justa e humana.

Outros materiais