A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Eixo 1 Parte 1 Questionário Avaliativo

Pré-visualização | Página 1 de 1

Eixo 1 – Parte 1 – Questionário Avaliativo
Acerca das políticas públicas destinadas às crianças e aos adolescentes, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma opção:
a. Não devem ser construídas a partir do diálogo com os diversos setores da sociedade.
b. A Constituição Federal de 1988 alterou decisivamente a formulação de políticas públicas adotando o modelo da descentralização político-administrativa, determinando a responsabilidade solidária do poder público na efetivação dos direitos da criança e do adolescente e a participação popular.
c. A execução de programas se dá exclusivamente por entidades governamentais.
d. A elaboração e implementação de políticas públicas é de competência exclusiva da União, pois a Constituição Federal de 1988 adota o modelo centralizado.
2. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar à criança, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária - Art. 4º da Lei 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. A garantia de prioridade compreende, EXCETO:
Escolha uma opção:
a. Capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de pediatria e pedagogia e na prestação de serviços a crianças e adolescentes.
b. Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
c. Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
d. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
3. O Estatuto da Criança e do Adolescente não se limitou a determinar, no art. 86, a articulação entre o Estado e a sociedade na promoção da política de atendimento, mas disciplinou também as linhas de ação. Marque a alternativa INCORRETA a respeito dessas linhas de ação:
Escolha uma opção:
a. As políticas de assistência social são voltadas para às crianças e aos adolescentes que estejam em estado permanente ou temporário de necessidade.
b. A política de garantia de direitos está relacionada à defesa jurídico social dos direitos individuais e coletivos de crianças e adolescentes, sendo exercida pelo Eixo de Defesa do Sistema de Garantia de Direitos, como o Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria, etc.
c. As políticas sociais básicas se dirigem a todas as crianças e adolescentes e estão relacionadas ao mínimo necessário para uma vida com dignidade, como saúde, educação, habitação, transporte, cultura e lazer.
d. As políticas de proteção especial são destinadas apenas as crianças na primeira infância, período que compreende os seis primeiros anos de vida.
4. Sobre a política de atendimento prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, avalie as proposições que seguem:
I) São linhas de ação da política de atendimento: as políticas sociais básicas; políticas de assistência social; políticas de proteção especial e política de garantia de direitos.
II) São diretrizes da política de atendimento, entre outras descritas na lei: municipalização do atendimento; criação de conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criança e do adolescente; criação e manutenção de programas específicos, observada a descentralização político-administrativo.
III) A Política de atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente far-se-á através de ações governamentais individualizadas.
IV) A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. V, V, F, F.
b. V, V, F, V.
c. F, V, V, F.
d. F, F, V, V.
5. A nova política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente determina que todos os entes federativos são responsáveis pelas questões ligadas à infância e juventude, bem como a sociedade, instituindo o chamado Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). Acerca desse Sistema, avalie as proposições que seguem:
I) O SGDCA consiste na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil, na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos humanos da criança e do adolescente, nos níveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal.
II) Não há articulação entre o Sistema de Garantia de Direitos entre os sistemas nacionais de operacionalização de políticas públicas, vez que este já contempla todas as ações.
III) Os órgãos públicos e as organizações da sociedade civil que integram esse Sistema deverão exercer suas funções, em rede, a partir de três grandes eixos estratégicos de ação: Defesa, Promoção e Controle de Efetivação.
IV) Os órgãos públicos e organizações da sociedade civil que integram o sistema só podem exercer funções em um dos eixos do SGDCA.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. F, V, V, F.
b. V, V, F, F.
c. V, V, F, F.
d. V, F, V, F.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.