Buscar

SSinterdisciplinar.unidadeII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Serviço Social Interdisciplinar
Acerto 5/5 
1. Como a interdisciplinaridade se manifestou no Serviço Social?
R. Por meio da interlocução com outras fontes de conhecimento, como a psicologia, a sociologia e o direito, mas também se expressa em ações práticas.
2. Como vimos, o Serviço Social passou por diversas transições no seu processo de desenvolvimento enquanto profissão especializada, e que dialoga com as demais áreas do conhecimento. Neste sentido, somente a partir de que década surgiu na profissão as primeiras aproximações em relação à interdisciplinaridade?
R. 1960
3. Para uma intervenção profissional ampliada e com vistas a romper o paradigma de intervenções focalistas/individualizadas, faz-se necessário que os/as assistentes sociais atuantes na perspectiva interdisciplinar:
R. Apenas as alternativas A, B e C estão corretas.
4. A interdisciplinaridade é compreendida como uma possibilidade para o Serviço Social ampliar os seus horizontes, seus conhecimentos, e assim qualificar ainda mais a sua prática. Neste sentido, assinale a alternativa correta:
R. Permite a pluralidade de contribuições para compreensões mais consistentes deste mesmo objeto, desta mesma prática.
5. Como se expressam as ações relacionadas à intervenção interdisciplinar na prática profissional dos/as assistentes sociais?
R. Sem ferir a especificidade das profissões e tampouco seus campos de especialidade.
6. Quais são os diversos arranjos de trabalho interdisciplinar no Serviço Social?
R. Multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade auxiliar, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
7. Como se caracterizam as ações da interdisciplinaridade auxiliar?
R. Através da colaboração para a ação junto ao objeto comum, mas uma especialidade é responsável por coordenar o processo de intervenção.
8. A interdisciplinaridade pode ser efetivada através de ações desenvolvidas em quais outras áreas para além das equipes de trabalho?
R. Nas ações desenvolvidas no âmbito da pesquisa, da docência e da prática profissional.
9. Quais os documentos/normativas orientam a prática profissional dos/as assistentes sociais na perspectiva interdisciplinar?
R. Lei de Regulamentação da Profissão, Código de Ética Profissional, Resolução do CFESS (557/2009 e 569/2010).
10. Como sabemos, os/as assistentes sociais, embora façam a crítica ao sistema vigente, não estão descolados da realidade vivenciada pelo conjunto dos/as trabalhadores/as, e, portanto, sofrem os mesmos impactos tanto nas relações de trabalho, como na precarização das condições de efetivar seu projeto profissional. Ao direcionar este debate para o trabalho profissional dos/as assistentes sociais na perspectiva interdisciplinar, verifica-se que:
R. Apenas as alternativas B e C estão corretas.

Outros materiais