Buscar

A importância de um estudo sobre a sociedade

Prévia do material em texto

O conceito de sociedade é fundamental para o estudo das relações que são estabelecidas entre os indivíduos que partilham valores, cultura, território e história. Uma sociedade é uma estrutura ampla, na qual os sujeitos estabelecem relações, quase sempre, impessoais, mas que possuem um aspecto de coletividade. A ciência da sociedade ajuda o indivíduo a compreender a si mesmo, suas capacidades, talentos e limitações. Isso permite que ele se ajuste ao ambiente. O conhecimento da sociedade, grupos sociais, instituições sociais, associações, suas funções, nos ajuda a levar uma vida social efetiva.
A sociedade é uma agremiação de pessoas que se juntam com vistas a preservar a sobrevivência da coletividade. Não é possível falar que uma sociedade é completamente homogênea e que todas as sociedades são homogêneas entre si, mas há uma norma geral nelas que as coloca em graus parecidos de funcionamento. Há também uma diferença sociológica entre a comunidade e a sociedade, sendo que esta é mais complexa e comporta-se de maneira diferente daquela.
Uma sociedade é uma espécie de pacto social que coloca os seres humanos em um tipo de contrato para que alguns benefícios sejam adquiridos. Para que o pacto funcione, é extremamente necessário que deveres sejam cumpridos pelos cidadãos que convivem na sociedade em questão.
Uma sociedade comunga de uma cultura em comum e de hábitos e costumes comuns. É importante essa unidade dentro da sociedade para que haja maior coesão solidária entre as pessoas e estas cumpram efetivamente os seus papéis, conferindo à sociedade o papel de organizadora e protetora da vida humana.
A vida em uma sociedade, remete a cidadania que está relacionada a construção dos valores em uma perspectiva humanista (quando se refere aos direitos humanos) e positivista de proteção sobre questões que não são tocadas no Brasil, como o sistema penitenciário falho entre outras atividades ilegais por parte do Estado que acabam prejudicando o indivíduo que comete ou não um crime. Deste modo, podemos relacionar essa proteção a pessoa humana como um dos direitos da democracia e o exercício da cidadania.

Continue navegando