Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
90 Questões sobre Sistema Único de Saúde (SUS) com gabarito

Pré-visualização | Página 1 de 8

90 QUESTÕES VARIADAS SOBRE SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
1. Com relação aos princípios doutrinários do SUS – Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa incorreta
a) equidade 
b) integralidade 
c) universalidade 
d) descentralização
2. No que se refere à participação e ao controle social no SUS, assinale a opção correta: 
a) O conselheiro de saúde, devidamente identificado, pode denunciar maus-tratos e falta de condições da unidade de saúde para a realização do atendimento necessário. 
b) Um conselho municipal de saúde composto por dez representantes dos usuários deverá conter três representantes dos gestores e prestadores de serviços de saúde e três representantes dos profissionais de saúde. 
c) Os conselhos de saúde reúnem-se para organizar as conferências de saúde e, após sua realização, são extintos os conselhos. 
d) A conferência nacional de saúde deve acontecer a cada seis anos, e as conferências estaduais e municipais, a cada cinco anos. 
e) O conselheiro de saúde nacional recebe o equivalente a um salário mínimo mensal para exercer suas funções.
3. Acerca da estrutura organizativa, do planejamento e da assistência à saúde do SUS bem como da articulação interfederativa da política e dos serviços de saúde nacional, assinale a opção correta: 
a) Com a criação do SUS foram extintas do sistema de saúde a relação nacional de ações e serviços de saúde (RENASES) e a relação nacional de medicamentos essenciais (RENAME). 
b) O contrato organizativo da ação pública em saúde é o instrumento substitutivo às pactuações das comissões intergestoras nacional, estadual e regional. 
c) As formas de acesso da população indígena aos serviços de saúde são iguais às dos demais cidadãos brasileiros de qualquer território. 
d) Região de saúde corresponde à área circunscrita ao hospital do município que requer maior atenção da assistência. 
e) O planejamento da saúde deve ser ascendente e integrado, do nível local ao federal, devendo ser estabelecido após consulta aos conselhos de saúde e a partir da compatibilização entre as demandas das políticas de saúde e a disponibilidade de recursos financeiros.
4. A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde são descritos pela lei orgânica de saúde 8080/90 como:
a) princípios do SUS 
b) objetivos do SUS 
c) diretrizes do SUS 
d) normatizações do SUS
5. O SUS é uma grande conquista social que nasceu com a Constituição Federal de 1988 e representa a materialização de uma nova concepção a respeito da saúde no Brasil. Considerando o que dispõe a Carta Magna a respeito das atribuições desse sistema, analise: 
I. Compete ao SUS fiscalizar e inspecionar alimentos, água e bebidas para consumo humano. 
II. Participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico não é uma das atribuições do SUS. 
III. Ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde não integra o campo de atuação do SUS. 
Assinale: 
a) se somente a afirmativa I estiver correta. 
b) se somente a afirmativa II estiver correta. 
c) se somente a afirmativa III estiver correta. 
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 
e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas
6. De acordo com o estabelecido pela Lei nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, o relato apresenta uma situação em que, está sendo atendida, entre outros princípios, a diretriz do SUS de: 
a) participação esclarecida. 
b) livre escolha. 
c) individualidade. 
d) universalidade. 
e) eficiência.
7. A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) se dá por meio da atuação de representantes dos usuários: 
a) na administração do Fundo Nacional de Saúde (FNS). 
b) no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 
c) no Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). 
d) na Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.
e) no Conselho de Saúde.
8. A partir da nova Constituição da República, várias iniciativas institucionais legais e comunitárias foram criando as condições de viabilização plena do direito à saúde. A lei que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS) que agrega todos os serviços estatais das esferas federal, estadual e municipal e os serviços privados (desde que contratados ou conveniados) é a: 
a) Lei no 8.080/90
b) Decreto no 99.438/90
c) Norma Operacional Básica (NOB), editada em 1991
d) Norma Operacional Básica (NOB), editada em 1993
e) Norma Operacional Básica (NOB), editada em 1996
9. A redistribuição das responsabilidades quanto às ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo, a partir da ideia de que quanto mais perto do fato a decisão for tomada, mais chance haverá de acerto, está relacionada ao seguinte princípio do SUS: 
a) regionalização 
b) integralidade 
c) descentralização 
d) hierarquização
e) universalidade.
10. O §2º do art. 10 da Lei nº 8.080/90 dispõe que “no nível municipal, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltadas para a cobertura total das ações de saúde”. Distritos sanitários podem ser compreendidos como: 
a) Instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS. 
b) A composição organizativa das ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas buscam garantir a integralidade do cuidado. 
c) Um acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde. 
d) Unidades operacionais e administrativas mínimas do sistema de saúde, definidas com critérios geográficos, populacionais, epidemiológicos, gerenciais e políticos, onde se localizam recursos de saúde, públicos e privados para atender a sua população organizados através de mecanismos políticos institucionais com a participação da sociedade organizada para desenvolver ações integrais de saúde capazes de resolver a maior quantidade possível de problemas da saúde.
11. Em conformidade com a Lei 8.080/90 – SUS, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições _________ ao seu pleno exercício. 
a) indispensáveis 
b) indesejáveis 
c) desnecessárias 
d) facultativas
12. A Lei no 8080 de 19/09/1990 dispõe sobre: 
a) A extinção do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social.
b) A regulamentação do Sistema Nacional de Auditoria no âmbito do Sistema Único de Saúde. 
c) As condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. 
d) A aprovação de normas e diretrizes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e do Programa Saúde da Família. 
e) A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e sobre as transferências de recursos intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
13. A Constituição Federal legitima o direito de todos os cidadãos às ações de saúde em todos os níveis, assim como explicita que o dever de prover esse direito é responsabilidade do Poder Público. A respeito do que estabelece essa lei sobre o SUS, analise: 
I. Uma das atribuições do Sistema Único de Saúde é incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico. 
II. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às entidades filantrópicas. 
III. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações
Página12345678