Buscar

Aula1_Comportamento-Organizaci

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comportamento Organizacional – Aula 1. 
Comportamento Organizacional e vantagem competitiva.
Pág 03 do livro Comportamento Organizacional – Wagner e Hollembeck – Saraiva – 1999.
Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Subjacente a esta definição de comportamento organizacional encontra-se três considerações importantes:
O Comportamento Organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porem, também lida com ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.
O Comportamento Organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto quanto indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.
O comportamento Organizacional também analisa o comportamento dessas unidades sociais maiores (grupos e organizações) por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito de uma pessoa. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.
O Comportamento Organizacional se divide em três ramos de estudo:
1. Comportamento Micro – Organizacional.
O comportamento microorganizacional ocupa-se principalmente do comportamento do individuo ao trabalhar sozinho. Três áreas da psicologia foram as principais vertentes do comportamento microorganizacional: a psicologia experimental com suas teorias sobre aprendizagem, motivação, percepção e stress; a psicologia clinica com seus modelos de personalidade e desenvolvimento humano e a psicologia industrial com suas teorias sobre seleção de empregados, atitudes no local de trabalho e avaliação de desempenho. Devido a sua herança o comportamento micro organizacional tem uma orientação claramente psicológica. Entre as questões por ele examinadas estão: quais os efeitos das diferenças de aptidões sobre a produtividade dos empregados? Como as pessoas sentem o seu local de trabalho? O que motiva o funcionário a desempenhar seu cargo? Porque alguns sentem satisfeitos e outros sentem-se estressados?
2. Comportamento Meso - Organizacional.
O comportamento meso organizacional é um terreno que faz a ponte entre outras duas áreas do comportamento organizacional. Concentra-se principalmente na compreensão dos comportamentos das pessoas que trabalham em equipes e grupos. Alem de compartilhar origens com outras áreas do comportamento organizacional, o comportamento meso-organizacional desenvolveu-se a partir de pesquisas nos campos da comunicação, da psicologia social e da sociologia interacionista, que forneceram teorias sobre tópicos como socialização, liderança e dinâmica de grupo. O comportamento meso organizacional busca respostas a questões como: quais formas de socialização incentivam os que trabalham juntos a cooperar entre si? Como a produtividade de um grupo pode ser melhorada? Que combinação de aptidões entre os membros de uma equipe aumenta o desempenho do grupo? Como gerentes podem determinar que líder potencial será o mais eficaz?
3. Comportamento Macro – Organizacional
O comportamento macro organizacional diz respeito à compreensão dos comportamentos de empresas inteiras. AS origens deste estudo podem ser situadas em quatro disciplinas: sociologia com suas teorias sobre estrutura, status social e relações institucionais, a ciência política com suas teorias sobre poder conflito, negociação e controle, a antropologia com suas teorias sobre simbolismo, influencia cultural e analise comparativa, e a economia com suas teorias sobre competição e eficiência. A pesquisa em comportamento macro organizacional considera questões como as seguintes: de que forma o poder é adquirido e retido? Como os conflitos podem ser solucionados? Que mecanismos podem ser utilizados para coordenar atividades de trabalho? Por que existem diferentes formas de estrutura organizacional? Como uma empresa deve ser estruturada para lidar melhor com as circunstâncias que a envolvem?
Prof Renato Ferreira de Sousa.

Outros materiais