Buscar

Roteiro anatomia inicial da pelve

Prévia do material em texto

FAMERV
Faculdade de Medicina de Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber
Campus Universitário
Rio Verde - Goiás
Fone: (64) 3611-2235 (64)3611-2200
e-mail: medicina@fesurv.br
Universidade de Rio Verde
Primeira aula
1. Defina pelve (Moore Pag. 325).
É a parte do tronco posteroinferior ao abdômen e é a área de transição entre o tronco e os membros inferiores. A cavidade pélvica é a parte inferior da cavidade abidominopélvica. Anatomicamente, a pelve é a parte do corpo circundada pelo cíngulo do membro inferior, parte do esqueleto apendicular do membro inferior. 
2. Descreva as subdivisões da pelve (Moore Pag. 325).
A pelve é subdividida em pelves maior e menor. A pelve maior é circundada pela parte superior do cíngulo do membro inferior. A pelve maior é ocupada pelas vísceras abdominais inferiores, protegendo-as mais ou menos como as vísceras abdominais superiores são protegidas pela parte inferior da caixa torácica. A pelve menor é circundada pela parte inferior do cíngulo do membro inferior, que forma a estrutura óssea dos compartimentos da cavidade pélvica e do períneo no tronco, separados pelo diafragma da pelve, uma estrutura musculofascial. A parte externa da pelve é coberta ou envolvida pela parede abdominal anterolateral inferior anteriormente, à região glútea do membro inferior posterolateralmente, e o períneo inferiormente.
3. Descreva o que é períneo e quais estruturas encontramos nesta região (Moore Pag. 325 e
399).
O termo períneo refere-se tanto à área de superfície do tronco entre as coxas e as nádegas, que se estende do cóccix até o púbis, quanto ao compartimento de pequena profundidade situado profundamente (superior) a essa área, mas inferior ao diafragma da pelve. O períneo inclui o ânus e os órgãos genitais externos: o pênis e o escroto do homem e a vulva da mulher. 
3. Quais são as principais funções do cíngulo do membro inferior (Moore Pag. 325).
Sustentar o peso da parte superior do corpo na posição sentada e de pé; transferir o peso do esqueleto axial para o esqueleto apendicular inferior para ficar de pé e caminhar; proporcionar fixação para os fortes músculos da locomoção e postura, bem como aqueles da parede abdominal, resistindo às forças geradas por suas ações.
4. Descreva as principais características dos ossos ílio, ísquio e púbis (Moore Pag. 326).
Ílio é a parte superior, em forma de leque, do osso do quadril. A asa do ílio corresponde à abertura do leque, e o corpo do ílio, ao cabo. Em sua face externa, o corpo do ílio participa da formação do acetábulo. A crista ilíaca, a borda do leque, tem uma curva que segue o contorno da asa entre as espinhas ilíacas anterossuperior e posterossuperior. A face côncava anteromedial da asa forma a fossa ilíaca. Posteriormente, a face sacropélvica do ílio tem uma face auricular e uma tuberosidade ilíaca, para articulação sinovial e sindesmótica com o sacro, respectivamente.
O ísquio tem um corpo e um ramo. O corpo do ísquio ajuda a formar o acetábulo e o ramo do ísquio forma parte do forame obturado. A grande protuberância posteroinferior do ísquio é o túber isquiático. A pequena projeção posteromedial pontiaguda parto da junção do ramo e do corpo é a espinha isquiática. A concavidade entre a espinha isquiática e o túber isquiático é a incisura isquiática menor. A concavidade maior, é a incisura isquiática maior, é superior à espinha isquiática e parcialmente formada pelo ílio.
O púbis é um osso angulado que tem um ramo superior, o que ajuda a formar o acetábulo, e um ramo inferior, que ajuda a formar o forame obturado. Um espessamento na parte anterior do corpo do púbis é a crista púbica, que termina lateralmente como uma elevação proeminente, o tubérculo púbico. A parte lateral do ramo superior do púbis tem uma estria oblíqua, a linha pectínea do púbis. 
5. Identifique os limites da pelve maior (falsa) e menor (verdadeira) (Moore Pag. 326 a 328)
Pelve maior: superior à abertura superior da pelve; limitada pelas asas do ilíaco posterolateralmente e a face anterossuperior da vertebra S1 posteriormente; ocupada por vísceras abdominais.
Pelve menor: situada entre as aberturas superior e inferior da pelve; limitada pelas faces pélvicas do osso do quadril, sacro e cóccix; que inclui a cavidade pélvica verdadeira e as partes profundas do períneo, especificamente as fossas isquioanais.
7. Identifique as estruturas abaixo: (Moore Pag. 327) Promontório e asa do sacro envolta da bola/ parte aberta de cima
Linha arqueada abertura da pelve vista por cima
Linha pectínea do púbis parte da linha arqueada no púbis
Crista púbica do lado da linha pectínea do púbis 
Margem superior do ramo superior do púbis parte superior que forma o púbis 
Corpo do púbis todo o púbis 
Túber Isquiático parte de baixo do ísquio
Espinha isquiática pontinha 
Incisura isquiática maior parte funda grande
Incisura isquiática menor parte funda pequena
Ramo isquiático. Parte de vai ate o púbis 
8. Identifique as seguintes articulações: (Moore Pag. 330) Art. Sacroilíaca, entre ílio e sacro
Art. Sacrococcígea na ponta do cóccix
Art. Sacrococcígea Sínfise púbica ligação do púbis 
9. Identifique os seguintes ligamentos pélvicos: Ligamento sacrotuberal entre tuber isquiático e cóccix 
Ligamento sacroespinal liga o sacro à espinha do ísquio 
Ligamento sacroilíaco anterior entre sacro e ílio parte da frente
Ligamento sacroilíaco posterior entre sacro e ílio parte de trás 
Universidade de Rio Verde Morfofuncional – Anatomia Humana Prof. MSc. Cláudio Silva Teixeira

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes