A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
representaçao tematica

Pré-visualização | Página 1 de 4

1.
	No século IV, na era medieval, São Bento ensinou os seus monges em Monte Cassino a copiarem manuscritos. Sobre esse processo e os ensinamentos de São Bento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante alguns séculos, os mosteiros passaram a ser os únicos preservadores, copistas, classificadores e catalogadores de livros
(    ) O livro, nesse período, era um símbolo de poder.
(    ) As classificações nesse período eram feitas dividindo pelo suporte dos materiais, tamanho e ordem numérica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - F - F.
	 d)
	F - V - V.
	2.
	A Classificação é um processo mental e habitual ao homem, pois vivemos automaticamente classificando coisas e ideias a fim de compreendê-las e conhecê-las. Sobre os sistemas de classificação, podemos afirmar que os sistemas de classificação envolvem quais aspectos?
	 a)
	Ordem, classe, método.
	 b)
	Origem, ordem, estrutura.
	 c)
	Estrutura, ordem, método.
	 d)
	Significância, método, ordem.
	3.
	Em uma biblioteca, o leitor pode procurar um livro pelo autor, título, série, tradutor ou editor, entretanto, na maioria das vezes, é pelo assunto que ele procura. Para acessar, ele tem três opções. Sobre essas opções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Procurar num catalogo, que pode ser em fichas ou digital.
(    ) Pedir ajuda ao bibliotecário ou auxiliar de Biblioteconomia.
(    ) Ir diretamente às estantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - V.
	4.
	O propósito da classificação em unidades de informação é organizar o conhecimento contido em qualquer tipo de documento. Na prática: reunir na estante (fisicamente) os itens bibliográficos de um mesmo assunto. A classificação facilita ao leitor ou usuário a localização de itens no acervo da biblioteca. Para acessar os materiais, o leitor tem três opções. Sobre as possibilidades de acesso, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Pedir ajuda ao bibliotecário ou auxiliar de biblioteconomia.
	 b)
	Ir diretamente às estantes.
	 c)
	Em uma biblioteca, o leitor pode procurar um livro pelo autor, título, série, tradutor ou editor, mas nunca pelo assunto.
	 d)
	Procurar num catálogo, que pode ser em fichas ou digital.
	5.
	A história da classificação é marcada por diversos filósofos e suas classificações. No século IV, o filósofo grego Porfírio também desenvolveu uma classificação. Sobre essa classificação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A classificação era baseada no princípio da semelhança.
(    ) A classificação era dicotômica.
(    ) Para cada ramo do conhecimento, havia outro de oposição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	F - F - F.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - V - F.
	6.
	Em uma biblioteca, os materiais podem até estar aparentemente "organizados" em estantes, por exemplo, por tamanho, por cor, por tipo de material etc., mas somente será possível recuperar seus conteúdos se esta organização estiver relacionada à classificação e à catalogação, pois não classificamos o objeto em si, classificamos sua informação, seu conteúdo. Sobre os sistemas de classificação, analise as sentenças a seguir:
I- Podemos considerar que a classificação é a tarefa mais importante de uma biblioteca, pois constitui o meio pelo qual o acervo poderá ser recuperado e utilizado, fazendo surgir novos conhecimentos.
II- Classificar é a ação de reunir em tipos. É um instrumento para organizar um conjunto de elementos.
III- O propósito da classificação em unidades de informação é organizar o conhecimento contido em qualquer tipo de documento. Na prática: reunir na estante (fisicamente) os itens bibliográficos de um mesmo assunto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	7.
	O livro é um conjunto de ideias, teorias, experimentos acerca de um dado assunto/disciplina. É esse assunto que classificamos, e não o suporte físico. Serve como base para organização sistemática dos registros produzidos/publicados pelo homem em catálogos e bibliografias. Um bom sistema de classificação deve permitir que os usuários localizassem o material desejado. Sobre os sistemas de classificação, analise as sentenças a seguir:
I- Permite inserir novos livros aos já existentes, na coleção, sem que percam suas ordens lógicas.
II- Permite inserir novos livros, de novos assuntos, sem se importar com a sequência do grupo.
III- O propósito dos sistemas de classificação em unidades de informação é organizar o conhecimento contido somente em livros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	8.
	Deve-se a Melvil Dewey o uso dos números, na ordem decimal, para arrumação dos livros de uma coleção. Antes, os números, mesmo usados decimalmente, eram feitos de tal modo que os usuários de uma biblioteca soubessem os diversos aspectos de um assunto e onde encontrá-los na coleção, recorrendo às estantes, aos catálogos ou a outras fontes bibliográficas (BARBOSA, 1969). Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARBOSA, A. P. Teoria e prática dos sistemas de classificação bibliográfica. Rio de Janeiro: IBBD, 1969. Disponível em: https://docplayer.com.br/278418-Teoria-e-pratica-dos-sistemas-de.html. Acesso em: 3 jun. 2019.
	 a)
	Essas numerações eram empregados apenas para linguagem artificial.
	 b)
	Essas numerações eram para uma linguagem artificial à idealização de um índice relativo.
	 c)
	Essas numerações eram empregados apenas para localização temporária.
	 d)
	Essas numerações eram para localização fixa.
	9.
	O importante a ser considerado no processo de classificação é o perfeito entendimento, por parte de quem está classificando, no sentido que o autor quis dar ao seu trabalho. Para isso, é recomendado a leitura técnica do livro. Há livros de assuntos gerais, fáceis de classificar, mas há outros de difícil interpretação, cujo texto exigirá mais do classificador. Existem vários conselhos listados no livro intitulado Código para classificadores para que a equipe que vai fazer classificação possa realizá-la corretamente. Sobre o processo de classificação e esses conselhos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O título corresponde ao assunto.
(    ) Classificar o livro primeiro pelo assunto e depois pela forma de apresentação ou local, exceto em literatura, caso em que a forma tem preferência.
(    ) Classificar pelo assunto principal, segundo a finalidade do livro e a intenção do autor ao escrevê-lo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - F - F.
	 d)
	F - V - V.
	10.
	A palavra "classificar" tem sua origem do latim, classis, que se designavam os grupos dos povos romanos que eram divididos e classificados hierarquicamente aplicando suas diferenças, sejam elas sociais, culturais ou quaisquer outras. Em outras palavras, a classificação nada mais é que separar e agrupar as coisas (documentos) por grupos diferentes, mantendo certa ordem. Sobre os sistemas de classificação e os critérios para a classificação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Método, ordem e estrutura.
	 b)
	Classificação, instrumento e informação.
	 c)
	Classificação, catalogação e indexação.
	 d)
	Classificação, estrutura e indexação.
Prova 
	Acadêmico:
	Mayara Kátina Rodrigues Barbosa de Freita (2990271)
	
	Disciplina:
	Representação Temática - Classificação (BIB07)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:651024) ( peso.:1,50)
	Prova:
	27232142
	Nota

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.