Buscar

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Probabilidade e Estatística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - A representação dos dados estatísticos por meio de gráficos ou tabelas compõe uma etapa importante do método estatístico. Essas representações dão aos dados um aspecto visual, que torna menos complexo suas análises e interpretações. O gráfico abaixo é um exemplo desse tipo de representação: 
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA_UND1_QUEST4_v1.JPG
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gráficos, pode-se dizer que a representação gráfica supracitada se refere a um diagrama porque: 
RESPOSTA CORRETA = se trata de um gráfico de linha, um tipo específico de diagrama.
2 - Amostra e população são conceitos que permeiam a Estatística como um todo, ou seja, estão presentes tanto na Estatística Descritiva quanto na Estatística Inferencial. Na dinâmica informacional atual, os cidadãos lidam com informações que contém esses dois conceitos em diferentes contextos estatísticos, portanto, é fundamental saber qual deles está sendo estudado. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre população, amostra, Estatística Descritiva e Estatística Inferencial, analise as afirmativas a seguir. 
I. É possível trabalhar de forma descritiva com amostras e populações simultaneamente. 
II. As pesquisas de intenção de votos são realizadas por meio de um processo descritivo. 
III. É possível trabalhar com o processo descritivo e inferencial simultaneamente. 
 IV. As conclusões obtidas por meio de estudos amostrais e populacionais descritivos são idênticas às inferenciais. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
RESPOSTA CORRETA = I, II e III. 
3 - As séries estatísticas são representações de dados expressos por meio de tabelas que contêm três tipos de natureza: temporal, local ou específica. As tabelas possuem uma estrutura pré-determinada, composta por elementos que auxiliam no processo de apresentação dos dados. Conhecer essas estruturas é fundamental para a elaboração de tabelas e, consequentemente, melhor representação das séries estatísticas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre séries estatísticas, analise as afirmativas a seguir. 
I. O corpo é o elemento superior da tabela que especifica o conteúdo das colunas.  
II. A coluna indicadora é o elemento da tabela que apresenta dados quantitativos.  
III. A célula é o elemento da tabela que é um espaço destinado a um dado.  
IV. As linhas são retas imaginárias que auxiliam na leitura dos dados no sentido horizontal.  
Está correto apenas o que se afirma em: 
RESPOSTA CORRETA = III e IV.
4 - Os estudos estatísticos partem de uma definição do objeto de estudo, ou seja, dos objetos que serão coletados: os dados. Porém, imagine que o objeto de estudo seja a população brasileira. Coletar dados acerca de todos os cidadãos parece uma tarefa muito difícil e onerosa. Para isso, existem outros meios de se obter informações acerca da população sem que haja a coleta total dos dados. A Estatística Inferencial é a área da encarregada, dentre outras coisas, da realização de estudos desse tipo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre população e amostra, pode-se dizer que o principal processo para a obtenção de informações da população, sem que haja coleta total dela, é o processo de inferência estatística porque: 
RESPOSTA CORRETA = ele trabalha com o conceito de erro, incerteza e representatividade, tomando como base uma coleta amostral da população de interesse.
5 - O desenvolvimento de um estudo estatístico é pautado na sistematização de fases do método estatístico que busca aliar elementos da Estatística Inferencial e da Estatística Descritiva, de modo a alcançar resultados válidos, confiáveis e significativos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que devem ser efetuados na utilização do estudo estatístico: 
(2) Fase da coleta. 
(1) Fases do problema e planejamento.  
(3) Fases da organização e apresentação.  
(5) Fase da interpretação.  
(4) Fases da análise e apresentação. 
Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
RESPOSTA CORRETA = 2, 1, 3, 5, 4. 
6 - Para que um estudo estatístico seja desenvolvido de maneira válida, é necessário o estabelecimento de um método que leve em conta os aspectos estatísticos e a metodologia científica. Um método que atende essas características é chamado de método estatístico. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fases do método estatístico, pode-se afirmar que a inferência estatística é importante para o desenvolvimento desse método porque: 
RESPOSTA CORRETA = ela auxilia no processo de validação e significação das conclusões obtidas pela análise de amostras. 
7 - Os estudos estatísticos buscam, em linhas gerais, extrair conhecimento do mundo por meio de dados quantitativos, levando em conta discussões e análises que consideram aspectos qualitativos. Existem duas grandes áreas da Estatística que auxiliam nessa busca de extração de conhecimentos, são elas: a Estatística Descritiva e a Estatística Inferencial. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, afirma-se que a Estatística Descritiva e a Estatística Inferencial auxiliam nesse processo de obtenção de conhecimento porque:
RESPOSTA CORRETA = a primeira auxilia no processo de coleta, organização e descrição dos dados, enquanto a segunda auxilia no processo de análise e interpretação. 
8 - A Estatística surge de um contexto em que se buscava extrair conhecimentos acerca de dados quantitativos, ou seja, encontrar padrões, explicações e causas por meio do estudo dos números que expressavam fenômenos ou acontecimentos. Inicialmente, o papel desempenhado pela Estatística era meramente descritivo, porém, na atualidade, ela assume um papel mais analítico. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca da Estatística Descritiva e Inferencial, pode-se se afirmar que os conceitos de população e amostra contribuem para o papel analítico da Estatística porque: 
RESPOSTA CORRETA = são conceitos fundamentais utilizados no processo de inferência estatística.
9 - As coletas de dados podem tratar de coletas amostrais ou populacionais. As coletas amostrais tomam como base parte dos indivíduos de uma população, já as coletas populacionais levam em conta todos os indivíduos da população. Essas coletas populacionais são denominadas censos. A mais conhecida delas é o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre população e amostra, pode-se dizer que as pesquisas de intenção de votos são coletas amostrais e a eleição é uma coleta populacional porque:
RESPOSTA CORRETA = as pesquisas de intenção de votos são coletas parciais da população votante, enquanto a eleição é uma coleta total dessa população. 
10 - Os estudos estatísticos levam em conta elementos presentes na Estatística Descritiva e na Estatística Inferencial. A sistematização desses elementos em uma série de fases ou etapas define o que se denomina método estatístico. Esse método auxilia, portanto, na elaboração e desenvolvimento de um estudo estatístico que objetiva trabalhar com dados e extrair conclusões deles. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as fases do método estatístico, analise as definições a seguir e associe-as com as respectivas fases do método estatístico ao qual se referem.  
1) Fase que objetiva o agrupamento e contagem dos dados que foram coletados. 
2) Fase que almeja significar e generalizar os resultados do estudo. 
3) Fase que objetiva a mensuração de certas medidas estatísticas de modo a descrever o fenômeno estudado. 
4) Fase que objetiva a criação de gráficos ou tabelas de modo a gerar uma visualização dos dados. 
(4) Fase de apresentação. 
(1) Fase de organização.  
(3) Fase de análise. 
(2) Fase de interpretação. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
RESPOSTA CORRETA = 4, 1, 3, 2.

Outros materiais