13 conselhos para mandar bem na entrevista de emprego

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

13 conselhos para mandar bem na entrevista de emprego

O convite para uma entrevista de emprego é sempre uma grande chance de conquistar uma nova oportunidade profissional e seguir com uma carreira de sucesso. É preciso lembrar, também, que essa é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo, pois o currículo, por melhor que seja, não é capaz de traduzir todas as habilidades do candidato. O contato pessoal é fundamental para comprovar experiências e aptidões, por isso, é importante aproveitar o momento para mostrar competência e causar uma ótima primeira impressão.

No post de hoje, vamos te dar alguns conselhos para se destacar na entrevista de emprego. Confira e saiba aproveitar suas chances!

Antes da entrevista

1. Estude o seu currículo

O currículo do candidato traz as referências que serão usadas pelo recrutador durante a entrevista. Assim, é preciso estudar todas as informações e organizar um discurso que agregue valor à empresa e demonstre suas qualidades como profissional. Desse modo, é mais fácil desenvolver uma estratégia para o desenrolar da conversa. Lembre-se também de que o currículo deve estar completo e atualizado, pois é sua principal ferramenta de apresentação.

2. Conheça a empresa

A preparação prévia exige também uma boa pesquisa sobre a empresa. É necessário conhecer o negócio, as peculiaridades do segmento, a situação do mercado, as principais concorrentes, o portfólio de produtos, os potenciais clientes, os investimentos e os lançamentos.

Além disso, é essencial compreender a cultura da organização, pois os recrutadores buscam sempre candidatos que tenham um perfil alinhado aos valores corporativos. Assim, acesse os sites, redes sociais e blogs da empresa, que normalmente oferecem muito conteúdo, além das últimas notícias.

3. Esteja bem informado

Você deve estar bem informado não apenas sobre a empresa, mas também sobre assuntos atuais. Esse conhecimento enriquece o diálogo e permite uma exposição maior do profissional, relacionando fatos e demonstrando capacidade de análise. Porém, é adequado que as opiniões sejam colocadas com sutileza, em especial para temas polêmicos.

4. Organize os documentos

O ideal é organizar uma pasta para os principais documentos, como certificados de cursos, referências, portfólio e cópias do currículo. Assim, é possível responder imediatamente caso o recrutador solicite alguma confirmação adicional.

Também é importante elaborar uma lista de perguntas a serem feitas durante a entrevista de emprego, para esclarecer dúvidas sobre as responsabilidades do cargo, expectativas da empresa, estrutura do departamento, planos de treinamento e desenvolvimento e método de avaliação de desempenho, por exemplo.

Durante a entrevista

5. Seja atento e pontual

Pontualidade é uma característica importante para qualquer profissional e não apenas na entrevista de emprego. Por isso, é preciso estar atento às orientações enviadas pelo recrutador, sobre o endereço, horário e como se chegar ao local.

Atrasos não são bem vistos, pois atrapalham a programação de entrevistas e a agenda do recrutador; além disso, indicam falta de disciplina e organização. Por outro lado, evite também se adiantar demais, pois você pode passar uma impressão de ansiedade ou insegurança. Chegar 15 minutos antes é o ideal para não correr riscos nem passar a ideia errada.

6. Observe a postura profissional

Uma postura profissional passa por características como maturidade, autoconfiança, discrição, empatia, educação, escuta ativa e equilíbrio emocional, além da linguagem verbal e corporal. Tenha cuidado com esses detalhes durante o primeiro contato e evite o excesso de intimidade com o recrutador, além de atentar para o gestual e o tom de voz.

7. Alinhe o estilo e a aparência

Em função da natureza do negócio e da própria cultura, algumas empresas exigem mais formalidade de seus colaboradores e outras permitem um estilo mais descontraído. Para evitar desconfortos durante a entrevista de emprego, é preciso garantir esse alinhamento na escolha da roupa e acessórios. Aposte sempre na composição de um perfil discreto, sóbrio e elegante.

8. Adote uma atitude positiva

É fundamental que o candidato adote uma atitude positiva, demonstrando entusiasmo, comprometimento e simpatia. Sorria e cumprimente as demais pessoas. Evite comentários negativos, críticas ou reclamações, principalmente sobre outras empresas. E, claro, faça perguntas relevantes ao recrutador. O foco deve estar em desafios e oportunidades de crescimento, e não apenas na remuneração.

9. Demonstre o seu desenvolvimento profissional

Reforce as informações do currículo, descrevendo o seu desenvolvimento profissional em experiências anteriores, cargos exercidos, responsabilidades assumidas, aprendizados e resultados conquistados, além de cursos e especializações. Durante a entrevista, é importante obedecer à ordem cronológica dos fatos, comprovando assim, seu amadurecimento e evolução.

10. Treine para as perguntas

Não há como adivinhar quais serão as perguntas escolhidas pelo recrutador durante a entrevista de emprego; assim, a principal recomendação é ser sincero e agir com naturalidade. É interessante pesquisar sobre as questões mais comuns e pensar nas respostas, além de praticar a comunicação interpessoal, analisar a própria postura e ganhar mais confiança.

11. Coloque suas questões

Ao final da entrevista de emprego, é normal que o recrutador abra espaço para as dúvidas do candidato. Esse é o momento para fazer as perguntas elaboradas anteriormente, demonstrando novamente o interesse pela oportunidade. Ouça com atenção e revele entusiasmo, pois suas reações ainda estão sendo avaliadas.

Depois da entrevista

12. Agradeça e mantenha um contato

Ao final da entrevista, é educado agradecer a oportunidade e colocar-se à disposição. Confirme o telefone e o email citados no currículo. Caso o recrutador permita alguma proximidade, também é adequado manter um contato, mesmo que seja para fortalecer o seu networking.

Mas é preciso lembrar que esse contato não deve ser utilizado para questionar sobre o resultado do processo seletivo. É essencial contar com bom senso, profissionalismo e paciência para evitar danos a própria imagem.

13. Utilize as redes sociais

Outra dica importante é seguir a empresa nas redes sociais, de modo a estar sempre informado sobre as novidades e até mesmo sobre novas vagas. O LinkedIn é a rede mais adequada para contatos profissionais e pode ser muito bem explorada pelos candidatos e também pelos recrutadores. Mas é preciso manter-se ativo, com um perfil atualizado, participando de grupos de discussão, compartilhando matérias relevantes, publicando artigos próprios e ampliando os contatos.

Uma entrevista de emprego é uma grande oportunidade de avançar na sua carreira e, por isso, pode ser um momento de tensão. Por isso, fique calmo e coloque nossas dicas em prática! Qual vai ser o próximo passo na sua carreira? Já considerou ser contratado como trainee? Confira nosso post sobre o assunto e descubra se vale a pena!

Passei Direto

Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil.

Comentários

Deixe uma resposta