Programas dão bolsas para estudar de graça dentro e fora do país

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Programas dão bolsas para estudar de graça dentro e fora do país

Ter a oportunidade de estudar fora é o sonho de muitos estudantes. Já imaginou estudar de graça com uma bolsa de estudos concedida por alguma instituição? Saiba que isso é possível. Instituições de diferentes nacionalidades frequentemente abrem inscrições para estudantes interessados em participar de programas de bolsas de estudos para cursos de graduação e pós dentro e fora do Brasil.

Confira a lista obtida no site G1 de algumas instituições que oferecem bolsas para estudar de graça em diversos destinos:

Fundação Estudar
Inscrições: até 31 de março (Encerradas)
Resultado final: até o fim de junho
Podem participar pessoas entre 16 e 34 anos com espírito de liderança e que busquem impactar positivamente a realidade nacional. Existem quatro categorias de bolsas elegíveis: graduação no Brasil, graduação no exterior, pós-graduação no exterior (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e intercâmbio acadêmico ou duplo-diploma no exterior durante a graduação.
Mais informações: www.estudar.org.br

Ciência sem Fronteiras
Inscrições: variam de acordo com o programa
Iniciativa do governo federal que prevê promover o intercâmbio de alunos de graduação e pós em diferentes países com objetivo de manter contato com sistemas educacionais.
Mais informações: www.cienciasemfronteiras.gov.br

Fundação Carolina
Inscrições: abrem, anualmente, em meados do mês de dezembro
São bolsas de estudo na Espanha destinadas a estudantes latino-americanos para cursos de pós-graduação. Há vagas também para programas de doutorado e pós-doutorado.
Mais informações: www.fundacioncarolina.es

Fundação Lemann
Inscrições: variam de acordo com a universidade
Oferece bolsas de estudos em algumas das melhores universidades do mundo por meio do Programa Lemann Fellowship. São as próprias instituições de ensino que selecionam os bolsistas e realizam o processo de admissão e concessão das bolsas. Para se candidatar a uma bolsa Lemann Fellowship, é preciso primeiro ser admitido em uma das universidades que participam do programa e, posteriormente, participar do processo interno utilizado pela instituição de ensino para selecionar os alunos que irão receber o incentivo.
Mais informações: www.fundacaolemann.org.br

Global Scholarship Alliance
Inscrições: não há data limite
Oferece programas de bolsa de estudos para os enfermeiros internacionais que combinam as bolsas de estudo em universidades americanas com treinamento prático e restrito emprego no campus da Universidade de filiados a instituições de saúde.
Mais informações: http://globalscholarship.net/fn/

Instituto Ling
Inscrições: até 9 de maio
Resultado final: 3 de agosto
Oferece bolsas de mestrado e pós exclusivamente para alunos brasileiros já aprovados em universidade de primeira linha no exterior.
Mais informações: www.institutoling.org.br

Laspau
Inscrições: até 21 de agosto
Resultado: 15 de dezembro
São 500 bolsas de estudos de doutorado pleno para brasileiros nas universidades dos Estados Unidos. O processo seletivo será conduzido pela Laspau, organização sem fins lucrativos afiliada à Harvard University. As bolsas, para início do curso em 2016, fazem parte do programa Ciência sem Fronteiras e são voltadas para as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Mais informações: www.laspau.harvard.edu/pt-br

Nuffic Neso Brazil
Inscrições: até 1º de abril
Resultado final: 12 de maio (Encerradas)
Oferece bolsas de estudo para brasileiros interessados em estudar na Holanda, por meio do programa do Orange Tulip Scholarship (OTS). É necessário ter excelência acadêmica. As oportunidades são para os programas de graduação e pós-graduação (MBA  e mestrado) nas áreas de  negócios, comunicação, design, direito, finanças, ciências sociais, ciências da saúde, ciências naturais, T.I, engenharia, turismo e indústria criativa.
Mais informações: www.nesobrazil.org

Santander Universidades
Oferece bolsas que variam de acordo com o destino do estudante. O prazo de inscrições também muda.

Bolsas Fórmula Santander
Utilizada como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, uma vez que o curso deve ser resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino. A bolsa é tem valor equivalente a 5 mil euros por aluno e deve ser usufruída durante o período de até um semestre pelos estudantes de graduação ou pós.
Inscrições: de 5 de março até 7 de setembro

Bolsas Ibero-Americanas
Serão contemplados 1060 universitários, com bolsas equivalentes a 3 mil euros cada. O curso no exterior pode ter duração de até um semestre em uma das universidades conveniadas nos países participantes: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai,Peru, Porto Rico e Portugal.
Inscrições: Encerradas

Bolsas Luso-Brasileiras
Dedicada exclusivamente aos alunos de graduação de universidades públicas. Neste ano, serão 170 universitários que receberão bolsas equivalentes a 3,3 mil euros para um curso de até um semestre em Portugal.
Inscrições: Encerradas

Bolsas Top España:
o programa contempla três semanas do curso de idioma e cultura espanhola, passagens aéreas, hospedagem e alimentação na Universidad de Salamanca, uma das mais antigas e tradicionais da Europa.
Inscrições: Encerradas

Bolsas Top China
Os destinos são Shanghai e Pequim, os contemplados poderão fazer um curso de três semanas, com conteúdo programático em inglês e uma intensa imersão na cultura chinesa, inclusive com passeios culturais inclusos, além dos custos de transporte, hospedagem, conteúdo e materiais acadêmicos e alimentação.
Inscrições: Encerradas

Mais informações: www.santanderuniversidades.com.br/bolsas

Comentários

Deixe uma resposta