As 10 maiores notas de corte do Sisu


Se você já fez sua inscrição no Enem desse ano ou está se preparando para fazer, provavelmente você já sabe pra onde quer passar, certo? E talvez você esteja se perguntando: será que vou conseguir nota para passar? Vai ser muito concorrido? A melhor forma de ter uma ideia desse cenário é analisando as notas de corte do Sisu do último ano.

Alguns cursos são historicamente os mais concorridos em todos os anos de vestibular. Eles costumam liderar a lista das maiores notas de corte. Medicina, Direito e Engenharia são, quase sempre, as opções mais procuradas do Enem e tendem a ter as maiores notas.

Cálculo das notas

Atualmente, as notas de corte são refeitas todos os dias, mais de uma vez ao dia, durante o período de inscrição no Sisu. As notas mudam à medida que mais pessoas se inscrevem, já que a média considera a nota do Enem de todos os inscritos. Além do ranking normal do Sisu, existe ainda o bônus dado por algumas universidades para candidatos nativos dali. Isso significa que algumas universidades brasileiras aumentam em até 20% da nota do Enem de candidatos que concluíram Ensino Médio na cidade da instituição. Outras instituições também reservam um número específico de vagas para candidatos nessa situação.

A lista de notas

Para conseguir calcular suas chances no seu curso dos sonhos, separamos as 10 maiores notas de corte do último Sisu. Como esperado, Medicina disparou na lista, ocupando um grande número de posições do topo. As notas do curso em uma mesma universidade variam por causa do turno da chamada. Veja o ranking:

USP Medicina 819,92
UnB Medicina 815,31
USP Medicina 810,45
UFRJ Medicina 807,58
UnB Medicina 807,42
UFPR Medicina 806,70
USP Engenharia da Computação 806,35
UFSC Medicina 804,71
UFPR Engenharia Mecânica 803,80
USP Física 802,6

O que fazer depois da inscrição?

Agora que você já se inscreveu para a prova do Enem desse ano e conhece os cursos e faculdades mais procurados, deve estar se perguntando: e agora? Segurar a ansiedade até o dia da prova é essencial e, pra isso, uma boa e organizada rotina de estudos faz toda a diferença. Vem ver como montar um planejamento de estudos pra chegar tranquilo no Enem aqui.