5 dicas para reduzir o estresse na faculdade

 

Depois de meses se dedicando para realizar o sonho de passar no vestibular, você está lá, finalmente dentro da faculdade! Essa fase é, sem dúvidas, uma das mais importantes de vida de um estudante, e é comumente marcada por um misto de empolgação e preocupação.

Mesmo para quem já é veterano, lidar com todas as responsabilidades e obrigações de um curso de graduação pode ser bem estressante, o que acaba prejudicando o rendimento e o desempenho ao longo do curso. Mas, calma, nem tudo está perdido! Com algumas dicas simples, é possível reduzir o estresse e a ansiedade na faculdade, melhorando o seu desempenho e tornando esse momento ainda mais prazeroso. Acompanhe o post de hoje e saiba mais!

De olho no prato

Essa dica pode parecer inusitada, mas uma alimentação equilibrada pode fazer toda a diferença em seu humor e seu desempenho na faculdade. Principalmente para aqueles que trabalham e estudam ao mesmo tempo e vivem no corre-corre, pode ser difícil fazer todas as refeições com calma e, principalmente, com qualidade — a grande maioria dos estudantes acaba optando por refeições mais rápidas e práticas, os temíveis industrializados.

Esse tipo de alimento (como os salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes e macarrões instantâneos) têm altos índices de açúcar, gorduras, sódio, conservantes e corantes, além de não possuírem os nutrientes necessários para manter o seu corpo — e a sua cabeça! — funcionando da forma adequada. Substitua esses lanches por frutas e castanhas, que são práticos e fáceis de transportar, e nunca pule refeições importantes como o café da manhã e o almoço.

A prática milenar da meditação

Que tal tirar alguns minutinhos do seu dia para meditar? A prática regular da meditação é capaz de aumentar significativamente os níveis de concentração, diminuir o estresse e proporcionar sensação de bem-estar. No início, pode até ser um pouco complicado frear o fluxo frenético de pensamentos, mas, com o tempo, você vai ganhando cada vez mais controle e a meditação fluirá naturalmente.

Caso você estude em um campus arborizado, a dica é chegar um pouco mais cedo pela manhã e meditar em meio à natureza. Sente-se confortavelmente, coloque uma música relaxante e veja como a meditação pode te ajudar a relaxar antes daquela prova difícil!

Exercícios físicos: o poder da endorfina

Incluir a prática de atividades físicas em sua rotina pode trazer benefícios que vão muito além da saúde e da boa forma. Os exercícios físicos liberam endorfina, uma substância capaz de proporcionar bem-estar e eliminar a sensação de ansiedade e estresse.

E você não precisa virar um atleta profissional para aproveitar esses benefícios! Uma simples caminhada de 30 minutos diariamente já é o suficiente.

Organize-se para reduzir o estresse

Boa parte do estresse dos estudantes está ligado a prazos apertados, grande volume de matérias para estudar e horários bagunçados — para aqueles que conciliam trabalho e faculdade, parece que faltam horas no dia para fazer tudo que é preciso!

Pode parecer óbvio, mas se organizar é uma das formas mais eficientes de diminuir a sensação de estresse na faculdade. Tente estipular dias e horários para estudar cada disciplina e fique atento para não deixar trabalhos para a última hora. Uma agenda, seja ela virtual ou de papel, pode ser uma ferramenta valiosa nesse momento.

Não se esqueça dos momentos de lazer!

Pegar firme nos estudos é importante, mas os momentos de lazer e descontração também fazem toda a diferença no bom desempenho de um estudante! Aproveite os intervalos para conversar e se divertir com os colegas da faculdade e reserve um tempo nos finais de semana para fazer coisas que você gosta, como sair com os amigos, ler e assistir a um filme bacana.

Seguindo essas dicas, você conseguirá levar a faculdade de uma forma muito mais leve e reduzir o estresse! Gostou do post? Então aproveite para curtir a nossa página no facebook e conferir mais dicas como essas!

Reply