5 maneiras valiosas de usar a internet a favor dos estudos

Você precisa terminar um trabalho importante e, para isso, liga o computador para realizar uma pesquisa. Sem perceber, em poucos instantes a página de pesquisa já está esquecida e na tela do computador você está vendo fotos de amigos ou algum vídeo sobre gatos. Parece familiar?

A internet pode ser uma ferramenta valiosa para obter informações e se comunicar com seus contatos, mas, se você não sabe como usá-la, também pode ser a maior distração para os seus estudos. A possibilidade de encontrar todo tipo de coisa na internet pode ser algo bom ou ruim, dependendo de como aproveitamos essa ferramenta.

Para quem já é acostumado a se distrair usando a web, a tarefa de se concentrar no uso produtivo dessa ferramenta pode ser mais difícil. O condicionamento de ligar o computador e abrir alguma rede social automaticamente faz com que muito tempo seja desperdiçado sem que se perceba com futilidades. Porém com um pouco de organização e disciplina, esse tempo na internet pode ser aproveitado para aumentar sua produtividade nos estudos — e é isso que você vai aprender a seguir.

Facebook

Vamos começar pelo maior perigo da internet para o seu rendimento. As redes sociais se tornaram febre no mundo inteiro e são as maiores responsáveis pela falta de produtividade na web. Porém, alguns artifícios das redes sociais são muito bem-vindos para melhorar a produtividade dos estudos.

Os grupos do Facebook e os chats com vários participantes podem ser usados para compartilhamento de arquivos importantes como material de estudo, trabalhos e pesquisas, além de ser um bom veículo de comunicação com pessoas envolvidas em uma mesma matéria.

A pesquisa de páginas no site também pode trazer algumas oportunidades para melhorar a produtividade nos estudos. Aplicativos de todo tipo podem ser encontrados com suas páginas oficiais, inclusive aqueles que ajudam estudantes a se organizar e pesquisar. Para isso, basta saber o que procurar.

Blogs

Acompanhar blogs para estudantes pode ser um diferencial enorme para os estudos. O hábito de ler ao menos uma vez por dia algum artigo importante pode trazer grandes benefícios. Isso porque dicas e tutoriais passo a passo de fácil leitura e entendimento, formato tão comum na internet, podem salvar o estudo de quem precisa de informação rápida e eficiente.

Os blogs também podem conter referências a outros sites e aplicativos que podem ajudar os estudantes a se organizar, além de dicas de comportamento para quem tem uma rotina de estudos puxada.

Wikipédia

Provavelmente um dos sites de pesquisa mais controversos e polêmicos, a Wikipédia é uma enciclopédia online que pode ser editada por qualquer pessoa. Os artigos do site oferecem informações em um formato conveniente e podem ser muito úteis para se familiarizar com o assunto de interesse, mas é preciso tomar alguns cuidados se o seu objetivo é desenvolver uma pesquisa formal.

Justamente porque pode ser editada por qualquer um, é importante sempre confirmar as informações encontradas ali. Uma boa maneira de fazer isso é acessando os sites listados como referência do artigo — eles costumam ser excelentes fontes de pesquisa para trabalhos acadêmicos.

Outro perigo da Wikipédia é que os artigos vêm cheio de links para outras páginas do site, o que pode prejudicar o foco da pesquisa. Você provavelmente sabe qual é a sensação de começar a pesquisar por um assunto e viajar pelos links dos textos até chegar a um assunto completamente diferente. Assim, mantenha-se centrado se precisar acessar a Wikipédia!

Aplicativos de organização

Plataformas de organização de horários são muito bem-vindas para planejar uma rotina de estudos. E aplicativos desse tipo é o que não falta: existem opções para todos os gostos, seja em termos de design, funcionamento, mobilidade ou interatividade.

Um ótimo exemplo é o Trello, uma ferramenta de organização de tarefas em “cards”. Você tem a liberdade de selecionar o tipo de tarefa, a descrição, o nível de prioridade e o posicionamento dela em relação a outras tarefas. Também é possível fazer uploads de imagens, vídeos, links e arquivos para a plataforma. Assim, você tem acesso a todos os recursos necessários para a sua rotina de estudos sempre que acessa a plataforma.

Outro aplicativo muito usado para a organização de material de estudo é o OneNote. O design e as funcionalidades do aplicativo permitem ao usuário usar o computador como se fosse um caderno. As anotações são feitas sem formatação e divididas em blocos de notas para manter o conteúdo organizado.

O OneNote pertence à Microsoft, o que facilita a vida de seus usuários pois o aplicativo conversa muito bem com outras ferramentas do Office da empresa. Por exemplo, uma planilha do Excel ou até mesmo um e-mail do Outlook podem transferir informações diretamente para o aplicativo com apenas um clique. Isso pode poupar bastante tempo de quem usa esses softwares na rotina de estudante.

Passei Direto

O Passei Direto é um ótimo espaço para se comunicar com pessoas de interesse acadêmico, como professores, parceiros e alunos de todos os lugares do país. É uma forma inovadora de contato com o ambiente universitário e de pesquisa, que incentiva todos os usuários a compartilharem alguma forma de conhecimento para contribuir o desenvolvimento do espaço acadêmico virtual da plataforma.

A plataforma permite o compartilhamento de material para estudo de todas as áreas do conhecimento. No site, você poderá encontrar diversos livros, artigos científicos, trabalhos, opiniões e material de estudo que serão úteis para sua pesquisa, além de poder compartilhar seus estudos com outros alunos que possam ter interesse também.

Quando são usadas da maneira correta, todas essas ferramentas são muito valiosas para estabelecer uma rotina produtiva de estudo. Para quem não consegue criar o hábito de estudar ou se distrai facilmente, porém, é necessário desenvolver a capacidade de concentração e foco para não comprometer o rendimento.

As dicas e ferramentas que mostramos aqui podem ser muito úteis para os seus estudos, mas, antes de aplicá-las, é preciso colocar em prática mais uma: foco nos estudos!

Gostou do artigo? Quer conferir mais dicas como essas? Então transforme o seu Facebook em uma ferramenta ainda mais útil e curta nossa página por lá para não perder nenhum post!

Reply