7 dicas para estudantes de EAD

ead dicas

Se o seu curso é EAD e você acredita que ele é mais fácil por isso, temos uma notícia para você: não é beeem assim. Ao contrário do que muitos estudantes acreditam, os cursos EAD demandam tanta atenção e estudo quanto qualquer aula presencial.

Agora, se você já sabe disso e sua dificuldade é para organizar seus estudos EAD, essas dicas estão aqui para resolver isso pra você.

Não subestime o seu curso EAD

Como falamos, alguns estudantes têm a falsa crença de que um curso EAD será mais fácil do que um presencial, ou que eles poderão estudar ou se dedicar menos.

Essa crença leva a situações como procrastinação dos estudos, perda de prazos, matéria pouco ou nada absorvida e, claro, notas baixas.

Para garantir que seu desempenho será exemplar, o primeiro passo é mudar sua mente para que ela entenda que o estudo EAD demandará atividades sim, e que você deve respeitar suas horas de estudos e seus prazos.

Seus estudos EAD devem ser suuuper organizados

Provavelmente seu curso já é dividido em módulos ou capítulos que você deve seguir, mas como garantir que você passará por todos eles no tempo certo?

É aqui que entra a organização. Para vencer a procrastinação e manter tudo em dia, que tal aplicar algumas técnicas de organização de tempo como a matriz Eisenhower?

Respeite as etapas

Beleza, você já tem em mente que reservará o tempo das aulas no seu dia-a-dia e se dedicará 100%. Mas como atravessar os módulos?

Aqui, é muito importante entender que a organização do curso é sequencial e que você necessariamente vai precisar de um conteúdo passado no começo para entender outro assunto mais adiantado.  

Isso significa: nada de simular uma leitura ou de pular uma videoaula, tudo bem? Você com certeza sentirá a falta dela lá na frente.

Domine a plataforma do seu curso

Certamente o sistema em que estão hospedadas suas aulas e materiais fornece algumas outras oportunidades além do material em si, como contato com outros alunos ou até mesmo dúvidas tiradas com o professor.

Entender tudo que você pode fazer por lá vai quebrar um super galho quando você tiver uma dúvida ou não souber como fazer um trabalho, já que não precisará perder tempo tentando descobrir como fazer isso na plataforma.

Sua agenda é sua melhor amiga

Seja um planner de estudos, um calendário online ou um caderninho, tenha toda sua rotina de estudos documentada. É isso que vai te guiar ao longo do seu curso e te ajudar a garantir que prazos serão cumpridos e todos os conteúdos serão consumidos na data certa.

Estude em rede

Quem foi que te disse que o estudo EAD precisa ser solitário? Pense que o estudo online possibilita muitos outros contatos que uma sala de aula presencial não possibilita.

Assim como vocês, milhões de outros estudantes pelo país estão estudando assuntos muito parecidos. Assim, vocês podem trocar ideias, dúvidas e conversar sobre a matéria que estão estudando. 

Um lugar ideal para fazer isso é a nossa rede. Lá, você encontra gente de todos os lugares, com diferentes áreas de conhecimento que podem enriquecer muito o seu estudo. 

Confie em você e entenda seu tempo

Muitos estudantes de EAD se dividem entre os estudos e outras atividades como trabalho, cuidado com a casa e família, por exemplo. E é claro que, com tantas tarefas, não é difícil chegar cansado no fim do dia ou na hora de estudar.

Não há nada de errado em reprogramar seu planejamento ou deixar passar aquele dia em que você não conseguiu chegar a tempo para estudar. O importante é continuar em frente e fazer os ajustes necessários para recalibrar seus estudos.