7 dicas para organizar melhor seu ambiente de estudo

Você já parou para pensar que o seu ambiente de estudo pode impactar a sua produtividade? Pois ele influencia diretamente a sua memorização, criatividade e concentração, tanto durante o seu período de estudos quanto em longo prazo! Fique atento às nossas dicas e aprenda a ter as condições necessárias para favorecer o seu aprendizado!

Identifique o que te distrai

Em primeiro lugar, faça uma autoanálise e mapeie o ambiente no qual você costuma estudar. Faça uma lista de todos os estímulos e ruídos que o distraem — a janela que faz com que você fique olhando o movimento da rua, o barulho dos vizinhos, a televisão, um animal de estimação, as redes sociais e até sensações como fome ou sono. Dessa forma, você trará à tona problemas que pode ainda não ter reconhecido e saberá eliminá-los ou resolvê-los. Pequenos detalhes podem ser o motivo da sua desistência, sabia?

Reveja sua posição na mesa

Dores na coluna, dormência nas pernas e tendinite são reclamações muito recorrentes dos estudantes, e boa parte delas pode ser resolvida com a postura adequada no momento de estudos. Ao sentar-se, verifique se suas mãos estão posicionadas a 90º em relação ao seu corpo e, caso não estejam, regule a altura da cadeira. Ao mesmo tempo, os pés devem estar completamente apoiados no chão e a coluna totalmente apoiada no encosto. Se você estiver usando o computador, não deixe também de adaptar a altura da tela: o ideal é que seus olhos estejam focando apenas alguns centímetros abaixo da linha horizontal.

Escolha a luz certa

Sabemos que ler por horas seguidas deixa a vista cansada, ainda mais se for na tela de um computador ou dispositivo móvel. Porém, a luz do seu ambiente pode também ser a causa das pescadas durante o estudo. Caso possa aproveitar a luz solar, ela é sua melhor opção, mas se essa não for uma possibilidade, evite as lâmpadas fluorescentes, que fazem mal para a visão, e luzes muito baixas, que dificultam a leitura e exigem mais do seu corpo.

Organize-se on e offline em seu ambiente de estudo

Ter as informações organizadas facilita o acesso e evita que você faça várias coisas ao mesmo tempo, seja por estar com várias abas do navegador abertas ou ter vários papéis em cima da mesa, por exemplo. Antes de mais nada, deixe apenas o necessário perto de você, tanto em relação ao conteúdo quanto em relação aos materiais de escritório. Assim, você concentra sua atenção apenas naquilo que precisa e deixa a sua rotina muito mais produtiva.

Desligue as redes sociais

Desative as notificações do celular e feche as redes sociais do computador para evitar distrações. Se for difícil desapegar delas, principalmente no início, prefira estudar em horários nos quais costuma usar menos as redes, como pela manhã. Esse período, aliás, é ótimo para a concentração e a criatividade, sabia?

Avise que está fora do ar

Para evitar interrupções, avise os amigos e a família que você estará fora do ar pelas próximas horas. Desse modo, você fica tranquilo e tem a certeza de que não deixará ninguém falando sozinho enquanto cumpre com a sua rotina de trabalho.

Experimente colocar essas dicas em prática e nos conte como as mudanças no ambiente de estudo mudaram a sua produtividade! Deixe o seu comentário e acompanhe nosso blog para saber ainda mais!