Como administrar seu tempo

Você tem a sensação de que só um dia de 72 horas daria conta de todas as atividades que você tem pra fazer? Ou que talvez seja a hora de deixar de lado alguns planos que você já tinha traçado? Se você se identificou com esse caso, eu tenho uma notícia pra você: talvez você não precise de mais tempo, mas sim de priorização. E é aí que entram as técnicas que ensinaremos aqui. Vamos ver? 

Seja produtivo, mesmo que em pouco tempo

Qualidade é muito mais importante do que quantidade. Principalmente quando tempo não é lá o nosso forte. Se você não tem muito tempo, foque em estudar as matérias ou se dedicar às atividade que tem mais dificuldade.

Não ignore o tempo de descanso

Pode não parecer a melhor ideia num primeiro momento, mas descansar é essencial para ter um estudo mais efetivo. Pesquisas científicas já confirmaram que, a partir de um determinado momento de estudo contínuo, nosso cérebro já não absorve mais as informações da mesma forma.

Para aprender um assunto ou entender melhor um problema ou questão, o período de abstração é essencial. Por isso, aprecie seus momentos de sossego, deixe o celular de lado um pouco e descanse. 

Use a  matriz de Eisenhower para se organizar

Existe um método de organização de atividades – a matriz de Eisenhower – que te ajuda a decidir justamente que tipo de atividade merece ser priorizada e quais podem até ser excluídas da sua checklist. Vamos ver como fazer isso?

Matriz de Eisenhower

A matriz de Eisenhower funciona com dois eixos: o eixo de urgência e o de importância. Como mostra a figura de cima, quanto mais importante e urgente, mais prioritária é uma atividade.


Para entender o que fazer como cada atividade, é importante saber a diferença entre urgente e importante.

Atividades urgentes: são atividades com um prazo próximo e que precisam ser realizada ate aquela data.

Atividades importantes: são tarefas relacionadas a um objetivo ou meta que precisam ser realizadas para que ele seja alcançado.

Crie prazos realistas

Por mais que você queira ler e reler todos os assuntos possíveis de cada matéria, sabemos que isso não vai ser possível. Criar um planejamento sem brechas de tempo livre e com muitas matérias por dia pode ser frustante caso você não consiga cumpri-lo. Respeite seu tempo e não esqueça de descansar também.

Organize seus horários

Definir as horas dedicadas pra estudo é essencial para não perder o foco. Se sua rotina é cheia normalmente, duas a três horas é um bom tempo para isso. Use uma agenda – virtual ou física mesmo – para dividir suas atividades.

Equilibre o tempo por matéria

Se você tem mais dificuldade com uma matéria, é melhor priorizá-la. Tem problemas com matemática ou física, por exemplo? Dedique mais tempo à essas matérias durante a semana.