Como atingir objetivos

atingimento de objetivos

Com a virada do ano, sempre renovamos a lista de metas e objetivos para serem atingidos, não é mesmo?

Criar metas é muito bom para chegar aos nossos objetivos, e, ao criá-las, é sempre necessário definir também as estratégias.

Ao contrário do que muita gente acredita, existem métodos definidos para atingir objetivos das mais diferentes áreas. A gente te explica alguns deles para garantir que, em dezembro desse ano, você vai estar dando um check em cada tópico desta lista. Vamos juntos!

Reflita sobre o que você realmente quer

Embora você possa ter vários projetos que queira priorizar e transformar em objetivos, nem todos poderão ser levados ao mesmo tempo. Uma boa dica para entender o que você realmente deseja é prestar atenção nas suas ações e necessidades.

Mesmo querendo tocar três ou quatro projetos, com certeza um ou dois deles são mais urgentes ou importantes do que os outros, não é? Se guie por eles para definir os que se tornarão, de fato, objetivos.

Avalie quais objetivos são realistas e viáveis

Nem tudo que queremos é realmente possível, certo? E tornar um desejo super distante da sua realidade um objetivo concreto tende a gerar frustração e desânimo caso você não alcance ele.

Antes de botar suas metas de 2020 no papel, analise sua rotina, seus horários, suas possibilidades e, aí sim, entenda o que pode ser feito ainda este ano.

Defina até cinco objetivos

Foco e organização são a chave para conseguir evoluir com os seus objetivos. Por isso, não é possível definir um número muito grande deles. Cinco é o número máximo de objetivos recomendáveis para se focar num período específico de tempo. Por isso, filtre bem suas vontades de acordo com as dicas anteriores.

Crie metas específicas e mensuráveis para seus objetivos

Na hora de colocar suas ideias de projetos no papel, se atente aos detalhes. Você terá um objetivo macro e metas menores para chegar a ele. As metas devem ser mensuráveis, devem conter o método que você vai usar para chegar até elas e devem ter um prazo final.

Ao invés de escrever simplesmente “Estudar para a OAB”, por exemplo, prefira algo como “ler 3 artigos e resolver 10 questões por dia”. A data final pode ser uma semana antes da avaliação, por exemplo.

Decida os métodos para atingir suas metas

É provável que no momento em que você filtrou seus objetivos você já tenha pensado nos métodos. É bom registrar esses métodos também para te ajudar no andamento das suas metas. Um método para a meta acima, por exemplo, seria “separar materiais em listas no Passei Direto e reservar 3 horas por dia para estudar”.

Escolha “guardiões” para as suas metas

Se seus objetivos forem pessoais, seu guardião pode ser alguém da família, seu melhor amigo ou quem você achar melhor. O importante é ter pessoas que saibam dos seus planos, que torcem por você e em quem você confia. Você pode pedir que elas te perguntem de tempos em tempos sobre seu projeto e mantenham um incentivo para que você não desista. Compartilhar metas com pessoas ao seu redor aumenta as chances de quem elas sejam alcançadas.