Como criar a apresentação perfeita?

como criar a apresentação perfeita

Conta aqui pra gente: você já chegou lá na frente, na sala de aula, na hora de apresentar um seminário ou até numa banca de concurso e pensou “o que eu faço agora”? Se essa sensação é familiar pra você ou você acredita que sua apresentação não é como deveria, nós temos o segredo para tornar suas performances para os seus professores e avaliadores muito melhores.

Afinal, como você vai aprender aqui, se sentir seguro e empoderado é a peça-chave para conseguir uma apresentação incrível, e nosso sonho é te levar até lá. Bora ver? 

Domine o assunto da sua apresentação

Ter plena noção do tema sobre o qual você vai falar é meio caminho andado para passar a sensação de segurança na sua apresentação. Além, é claro, de estudar muito o tópico, procurar diferentes fontes e visões sobre ele, nada te impede de ter em mãos alguns guias para a hora da apresentação. 

Uma ótima dica é dividir sua apresentação em temas em pequenos cartões que você possa colocar no bolso no dia. Neles, você pode colocar palavras-chave que não podem faltar na sua fala ou dados e informações que são difíceis de decorar. E isso ainda vai dar mais riqueza de informações ao seu material de apoio.

Conheça seus avaliadores

Esse processo é bem comum e conhecido para concurseiros que se apresentam na frente de bancas. Mas pode facilmente também ser replicado em trabalhos de escola ou faculdade ou até num estágio ou trabalho.

Busque entender como funciona o processo de avaliação das pessoas que estarão assistindo sua apresentação. Entenda se elas dão mais valor a dados ou exemplos, se preferem falas mais longas ou curtas e concisas. Conhecer seus avaliadores pode guiar o ritmo e o conteúdo da sua apresentação  e te ajudar muito.

Conte uma história

Como já explicamos ali em cima, entender muito bem e dominar o tema da sua apresentação é essencial. Mas, para realmente cativar seu público, ser um bom contador de histórias também conta muito. 

Para que as pessoas se interessem pelo que você está falando, crie uma linha lógica narrativa entre os fatos que você está explicando, mostre que eles têm relação e lógica entre si. Além disso, na sua fala, deixe claro porque aquele assunto é útil e importante para  a platéia e porquê eles deveriam estar atento à sua fala. 

Faça uma apresentação visual

Sua fala vai ser parte fundamental da sua apresentação, mas o que você vai apresentar também é muito importante. Evite textos longos e foque nas palavras chave. Uma frase curta, com uma palavra ou expressão em destaque vai facilitar o entendimento do público.

Usar imagens também é uma ótima opção, mas cuide da qualidade delas. Usar imagens de alta qualidade e que representam exatamente o que você está falando vai elevar o nível da sua apresentação.

E aí, curtiu as dicas? Agora é hora de partir para a ação e começar a preparar o conteúdo da sua apresentação. Para ter todas as fontes e materiais que você precisa, crie sua conta no Passei Direto e vamos arrasar juntos!