Como fazer sua inscrição no SISU

O período mais esperado do ano para os estudantes que prestaram Enem chegou. As inscrições para o SISU 2020 abriram hoje e vão até o dia 26 de janeiro, segundo previsão do MEC, que decidiu estender o prazo.

Aunda tem dúvidas de como garantir sua inscrição? Aqui vamos te explicar o passo a passo de todo o processo.

Mas o que é o SISU?

Para quem quer entrar numa faculdade pública neste ano, o Sistema de Seleção Unificada, o SISU,  é o principal programa do governo para destinar estudantes participantes do Enem para as vagas abertas de instituições públicas.

Como fazer minha inscrição

Em primeiro lugar, para se cadastrar no SISU 2020 é necessário ter feito a prova do Enem no final do ano passado e ter conseguido nota diferente de zero.

Se você já sabe sua nota do Enem, agora é hora de ter em mãos seu número de inscrição no Enem 2019 e sua senha atual de cadastro no Enem. Com essas informações, confirme seus dados pessoais no SISU.

Em seguida, você irá, de fato, para a sua inscrição no curso. Escolha duas opções de curso e instituição. Nessa fase, você pode saber mais sobre as vagas e as modalidades de cada curso que você está escolhendo. Caso você faça parte de algum grupo com direito à cotas, esse será o momento de escolher essa modalidade específica.

Classificação parcial

Depois de concluída sua inscrição nas suas opções, você conseguirá ver sua posição na classificação parcial do seu curso. Fique atento porque essa classificação é atualizada ao final de cada dia pelo sistema

Isso significa que sua posição vai mudar constantemente até o último dia de SISU aberto. Isso é normal e, ao longo do tempo, você pode mudar suas opções, caso ache que tem mais chances de passar em um curso do que em outro, por exemplo.

Agora que sua inscrição está feita é o momento de segurar a ansiedade e aguardar até o fim das inscrições e até o resultado do SISU deste ano. O desafio é grande, mas estaremos com você nessa ;)