Como montar sua grade na faculdade

De que adianta um super mega planejamento de estudos pro semestre, se a sua grade de matérias da faculdade parece que foi feita pra te fazer arrancar os cabelos, certo?

Existem alguns truquinhos e detalhes bons de serem lembrados na hora de montar a sua grade. Aposto que lá no fim do período você vai agradecer a si mesmo por ter lido esse post. 😅

Pergunte tudo aos seus veteranos

Seus veteranos são as melhores pessoas para te dizer se uma matéria ou professor são bons mesmo. Procure por alguns deles e tire as dúvidas antes de se aventurar nas matérias.

Não deixe pra depois o que você pode (e deve) fazer hoje

As matérias obrigatórias costumam ser organizadas para serem feitas em certos períodos. Siga essa recomendação sempre que possível. Deixar matérias para o fim da graduação além de atrasar, pode engargalar sua grade daqui a alguns semestres. Além disso, é sempre melhor e mais fácil fazer todas elas com a sua turma de origem. Pegar anotações, tirar dúvidas e formar grupos fica bem mais fácil quando você conhece todo mundo.

Analise sua agenda pessoal também

Pretende começar um estágio no outro semestre? Adiante sua grade e puxe matérias que você só faria no futuro. Você vai ficar feliz de ver que sua agenda está mais tranquila quando tiver outros compromissos e não precisar se encher de matérias.

Intercale matérias

Puxar todas as matérias mais pauleiras do seu currículo de uma vez é uma péssima ideia, certo? Depois de descobrir quais cadeiras tem uma ementa mais tranquila, equilibre sua grade entre elas e as mais densas.

Varie e conheça novos mundos

Alguns cursos permitem que você opte por matérias de outros cursos e até reservam um espaço de créditos para isso. Pergunte em grupos de outros estudantes sobre matérias legais que eles têm e que poderiam te ajudar também. Isso vai enriquecer sua grade.

Seja realista

De que adianta encher seu semestre de disciplinas e, ao fim dele, precisar trancar ou desistir de várias? Seja realista com a sua rotina, pese suas outras atividades e deixe seu horário livre o suficiente para ter tempo de estudar em casa e se dedicar às matérias que pegou.