Enem e férias: o que fazer agora?

Mesa de estudo de inverno para o Enem

As férias estão batendo na porta e tudo que você consegue pensar é no descanso. Viagem, praia, dormir até tarde e o principal: esquecer os livros e cadernos por um mês. Certo? Bom, para a galera que tá se preparando para o Enem, essa rotina pode ser um pouco diferente. 

No meio do ano, durante o mês de férias, muitas pessoas se dividem na questão: aproveito para descansar o máximo que der e desestressar? Ou uso o tempo livre ao máximo para estudar mais? Talvez você não precise escolher um desses extremos e vamos te explicar como aqui.

Equilíbrio é a chave

Sabe quando sua mãe comenta que é melhor comer um pedacinho da barra de chocolate durante a semana do que esperar o sábado para se empaturrar com ela inteira? Essa é uma boa metáfora para essa situação. Caso você não tenha estudado tanto quanto queria no primeiro semestre, isso não é desculpa para compensar tudo em julho. Aumentar muuuito suas horas de estudo durante o dia vai acabar cansando seu cérebro e você não vai conseguir assimilar muita coisa. Mantenha parte da sua rotina e aproveite o tempo livre para encaixar mais momentos de estudo durante o dia, mas sempre com descansos entre eles.

Divirta-se!

Sério, curtir um pouco suas férias é super importante para sua preparação. Ter um tempo de relaxar é essencial para controlar a ansiedade. Isso vai ajudar bastante seu controle psicológico durante a prova do Enem e antes dela. Use seu descanso com sabedoria.

Faça um planejamento especial para as férias

Você certamente criou seu planejamento de estudos de Enem para sua rotina normal, certo ? (Se não criou, já passou da hora! Descubra como no post que publicamos sobre como fazer seu planner.) Durante as férias, essa rotina muda bastante, então é o momento de fazer um planejamento adaptado à ela. Exclua as atividades que não rolam durante as férias e divida de novo seus momentos de estudo e de descanso nesse tempo.

Junte-se aos seus amigos

Provavelmente vários amigos seus estão passando pelo mesmo dilema que você, certo? Encontre-se com eles para fazer grupos de estudo e, claro, para curtir depois. Afinal, vocês estão de férias! Caso vocês não consigam se reunir, você sempre vai poder contar com a rede de estudantes do Passei Direto. Lá, outros estudantes como você podem te ajudar e compartilhar o que eles sabem.

Reveja seu planejamento do segundo semestre

Tire esse momento de descanso para rever seus resultados até aqui. Olhe de novo seu planejamento do primeiro semestre e veja o que pode melhorar para o próximo. Retire atividades que não funcionaram e tente outras. Agora que você já tem uma experiência de como funcionou a primeira parte do ano, pode fazer com que a segunda seja muito melhor