Como se preparar para as provas desde o início do semestre

Não tem jeito: uma grande parte dos estudantes deixa para estudar os conteúdos vistos em sala apenas no dia anterior às provas. O resultado? Muita correria, bastante nervosismo e ansiedade em excesso.

As provas são apenas mais uma etapa do processo de ensino e de aprendizagem e não devem ser causa de sofrimento. Seu objetivo é apenas verificar se o aluno aproveitou adequadamente os conteúdos didáticos trabalhados ao longo das aulas.

No entanto, para enfrentar as provas com tranquilidade, é preciso que a preparação tenha início desde o começo do semestre letivo. Confira 5 dicas que vão ajudar você a se preparar para as provas com antecedência e que garantirão excelentes resultados em seu aprendizado e em suas notas!

Esteja atento às aulas

As aulas são oportunidades valiosas de ter um primeiro contato com determinados assuntos, por meio da mediação do professor.

Procure não faltar às aulas e, quando estiver em sala, mantenha-se atento aos conteúdos. Faça apontamentos, tire dúvidas com o professor e com os colegas e lembre-se que as provas são baseadas naquilo que foi visto durante as aulas.

Estabeleça uma rotina de estudos extraclasse

Apenas o estudo em sala de aula não é suficiente. Reserve períodos em sua rotina para revisar os conteúdos apresentados pelo professor. O ideal é que você disponha diariamente de um tempo para leituras, exercícios e revisões.

Use esse tempo com qualidade e procure focar nos assuntos que você tem mais dificuldade, pois eles poderão ser obstáculos na hora da prova. Reflita sobre pontos sobre os quais você tem dúvidas, e anote-os para, mais tarde, buscar esclarecimentos com seus professores ou por meio de pesquisas.

Aprofunde-se nos conteúdos

O tempo disponível para as aulas é limitado e, geralmente, os professores apenas apresentam alguns tópicos relacionados aos conteúdos para que os alunos, individualmente, procurem se aprofundar nos assuntos vistos em sala. Caso você sinta a falta de conteúdos além dos que seu professor passou, busque materiais por fora. No Passei Direto você deve encontrar boa parte do que precisa para dominar bem cada tópico.

Mantenha-se curioso e estimule sua autonomia, realizando leituras, pesquisas, assistindo a documentários sobre os temas estudados. Isso enriquecerá seu aprendizado e dará a você um conhecimento muito mais amplo sobre qualquer assunto.

Aprenda a aprender

Cada pessoa aprende de uma maneira e em um ritmo diferente. Investigue quais formas de aprender são mais eficientes para você. Algumas pessoas aprendem melhor quando leem algo. Outras aprendem de forma mais satisfatória quando ouvem alguém explicar sobre o assunto. Já em outros casos, a pessoa aprende muito bem fazendo resumos e apontamentos.

Não há uma fórmula mágica e universal. Então, seu papel é descobrir o que funciona bem para você. Quando você identificar a forma mais adequada de aprender, vai notar grandes melhorias em sua capacidade de compreensão.

Exercite o que você aprendeu

A prática leva à perfeição. Depois de ver e rever os conteúdos didáticos, faça exercícios, resumos e apontamentos. Ou seja, pratique o que foi visto, pois só assim você poderá ter certeza que efetivamente aprendeu.

Pela internet, há à sua disposição muitos sites que disponibilizam questões e suas respostas sobre as mais diversas disciplinas. Pratique e, na hora da prova, você estará completamente pronto para resolver qualquer questão!

Preparar-se para provas exige planejamento, disciplina e dedicação, mas estudar um pouco a cada dia gera resultados muito melhores do que passar a noite em claro estudando na véspera da prova. Use o início do semestre para planejar qual será sua estratégia de estudos e fique livre do desespero e do estresse de deixar tudo para a última hora!

Curtiu esse conteúdo? Então, curta também nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!