Como vencer a procrastinação de uma vez por todas?

Procrastinar significa deixar algo para depois, adiar uma atividade considerada chata para fazer uma mais interessante. É uma velha conhecida de muitos estudantes: quem nunca ficou horas vendo vídeos no YouTube quando na verdade deveria focar nos estudos?

Se isso também acontece com você, provavelmente você já deve ter percebido que a  procrastinação atrapalha sua produtividade e seu desempenho não só nos estudos e trabalho, como nos deveres em geral. Por isso, é muito importante combater esse hábito.

Separamos algumas dicas para te ajudar a descobrir como vencer a procrastinação. Não deixe a leitura para depois, confira o texto!

Enfrente seus obstáculos

Muitas pessoas imaginam que a procrastinação está relacionada com a preguiça de fazer algo. Porém, muitas vezes, o medo pode ser o principal fator para esse hábito. Se o receio de fracassar e de cometer erros faz com que você adie trabalhos, é preciso aprender a lidar com esse sentimento e não deixar que ele te impeça de alcançar seus objetivos.

Outro ponto importante é reconhecer o início da procrastinação. Se você pensar algo como  “Amanhã eu estudo para prova”, é sinal de que você está prestes a procrastinar. Reconhecer esse hábito te ajuda a se forçar a realizar a atividade no dia; caso o contrário, ela ficará sempre para o dia seguinte.

Faça uma lista

Planejar as tarefas do dia é um passo significativo para eliminar a procrastinação; por isso, faça uma lista durante a noite de tudo que o você precisa fazer no dia seguinte. Há aplicativos que podem te ajudar a organizar melhor suas atividades, incluindo alguns para a elaboração de listas.

Mas, atenção! Evite listas grandes, pois elas vão te desmotivar e você provavelmente vai procrastinar para realizá-las. Estabeleça um tempo para concluir cada atividade e defina quais são as mais importante. O ideal é escolher no máximo 3.

Crie o hábito de fazer a que for mais importante primeiro e logo no inicio do dia. Quando você começa o dia sem procrastinar, a chance de evitar essa prática ao longo das horas é maior.

Divida as tarefas

Uma boa dica para vencer a procrastinação é dividir a tarefa em uma série de pequenas etapas. Crie uma lista com todas as etapas necessárias, desde o primeiro passo até a conclusão do projeto. Foque em realizar uma ação de cada vez na sequência determinada. Seguindo os passos definidos, você vai concluir o processo mais facilmente.

Depois de terminar uma etapa, você pode dar um intervalo e fazer algo de que gosta, como conferir as redes sociais, por exemplo. Porém, esse intervalo deve ser de no máximo 15 minutos, senão você corre o risco de procrastinar a conclusão. Para te ajudar nisso, há aplicativos, como oClearFocus, que gerenciam o tempo que você deve dedicar ao estudo ou trabalho e ao descanso.

Elimine as distrações

Eliminar as distrações é um dos pontos mais difíceis para quem tem o hábito de procrastinar. Afinal, tem sempre algo interessante nas redes sociais ou na internet para desviar sua atenção daquela tarefa considerada chata.

No entanto, é importante evitar essas distrações para combater a procrastinação. Por isso, dedique um tempo exclusivo para cumprir a atividade,  desligue a TV e o celular (ou coloque o aparelho em modo avião), feche as páginas da internet — elimine tudo que possa ser uma distração.

Uma dica útil é baixar um aplicativo para bloquear os sites que geralmente desviam sua atenção, como o Freedom. Com ele, você cria uma lista de sites a serem bloqueados e o período que eles devem permanecer assim.

Neste post, te mostramos algumas dicas sobre como vencer a procrastinação. No entanto, é importante que você saiba que esse é um processo longo: é preciso criar o hábito de fazer as coisas no tempo certo e manter a disciplina durante a realização das atividades. Assim, com o tempo você vai eliminar a procrastinação de uma vez por todas!

E você, tem outras dicas para vencer a procrastinação? Compartilhe conosco!