3 formas gratuitas de estudar online para o ENEM

Saiba como estudar grátis na internet

As maneiras de estudar pela internet são tantas que fica mais fácil encontrar conteúdos na rede do que reunir tudo que você precisa na “vida real”. É por isso que tanta gente está investindo nesse hábito! Estudar no computador, celular e tablet é sinônimo de praticidade e variedade.

A maior dificuldade é encontrar materiais de qualidade de graça. Para isso, não se preocupa, a gente te ajuda com essa listinha:

Mais de 5 milhões de materiais – Passei Direto

Você sabia que o Passei Direto é a maior rede de estudos do Brasil? São mais de 18 milhões de estudantes (mais gente que a população inteira da Holanda!) aprendendo e compartilhando materiais na rede. Você acha videoaulas, resumos, anotações e tudo que foi útil para a aprovação de outros alunos no ENEM. O legal é que os formatos dos conteúdos são tão variados que você pode escolher a maneira que tem mais facilidade de estudar!

Ah, e o melhor? O cadastro é grátis.

Variedade de fontes – YouTube

O mais legal do YouTube é realmente encontrar vídeos sobre qualquer coisa, produzidos por qualquer pessoa. Além dos canais super especializados, você também consegue encontrar os que se dedicam a várias matérias. Outra vantagem é para quem quer praticar línguas estrangeiras, já que a lista de opções é interminável.

Também dá pra conferir dicas oficiais sobre processos do ENEM como pagamento de taxa de inscrição, etc, já que o canal do INEP vem divulgando algumas orientações. É sempre bom ficar ligado para não perder algum prazo ou preencher todos os documentos. Vale a pena conferir!

Praticidade e liberdade – Spotify

Para os mais moderninhos ou para quem tem a rotina mais cheia, o Spotify é uma ótima solução. Ainda não tão explorados por alunos, os podcasts são ótimas formas de revisar as matérias em qualquer lugar, sem ter que parar tudo para estudar. Você pode escutar podcasts no ônibus, na fila do banco e até enquanto dá aquela relaxada no sofá. As opções de conteúdos são muitas, basta procurar pela tag ENEM no aplicativo.

Dicas extra: explore outros meios para estudar

Uma outra fonte para organizar sua rotina e o conteúdo que você precisa estudar é acompanhar Studygrams. No Instagram, você encontra diversos perfis que resumem matérias e dão dicas de estudo, como o @projeto3f e @resumemos, por exemplo. Super sucesso nessa rede!

Uma última dica é estudar a partir das próprias provas antigas do ENEM. No site do INEP, você encontra todas as provas e gabaritos dos últimos anos do exame. Incrível, né?

Agora é só se organizar e começar seus estudos!

Quer estudar com o Passei Direto? O cadastro é grátis, comece agora clicando aqui!