Matriz de Eisenhower: o segredo da sua organização

matriz de eisenhower

Sabe aquela sensação de dia curto demais? Quando parece que só um dia de 72 horas daria conta de todas as atividades que você tem pra fazer? Se você se identificou com esse caso, eu tenho uma notícia pra você: talvez você não precise de mais tempo, mas sim de priorização. E é aí que entra a Matriz de Eisenhower.

“Ah, mas não é possível que seja só priorizar, eu tenho mesmo muitas coisas pra fazer”. Bem mas é justamente sobre isso que vamos falar aqui.

A matriz de Eisenhower

Existe um método de organização de atividades – a matriz de Eisenhower – que te ajuda a decidir justamente que tipo de atividade merece ser priorizada e quais podem até ser excluídas da sua checklist. Vamos ver como fazer isso?

A matriz de Eisenhower funciona com dois eixos: o eixo de urgência e o de importância. Como mostra a figura de cima, quanto mais importante e urgente, mais prioritária é uma atividade.

Para entender o que fazer como cada atividade, é importante saber a diferença entre urgente e importante.

Atividades urgentes: são atividades com um prazo próximo e que precisam ser realizada ate aquela data.

Atividades importantes: são tarefas relacionadas a um objetivo ou meta que precisam ser realizadas para que ele seja alcançado.

Quando usá-la

Você pode aplicar o método sempre que sentir a necessidade de reorganizar as suas atividades. Pode ser no começo do dia, para entender o que fazer e em qual ordem, ou até mesmo num planejamento macro do mês.

Você também encontra a nossa matriz personalizada no Passei Direto. Além de muitos outros materiais importantes para o planejamento dos seus estudos.